Zinco, um dos melhores suplementos para ajudar a combater resfriados e gripes

0
149

Seu corpo precisa de zinco todos os dias na quantidade certa, porque muito pode ser tão prejudicial quanto muito pouco. Seu corpo não tem como armazenar zinco, por isso depende de um suprimento diário através da dieta. O zinco é importante para várias funções de manutenção da vida, incluindo:

  • Imunidade forte
  • Componente importante das enzimas envolvidas na remodelação dos tecidos e prevenção do câncer
  • Manutenção do seu humor, clareza mental e sono restaurador
  • Próstata e saúde intestinal
  • Sentidos do paladar e do olfato

O zinco é um constituinte de pelo menos 3.000 proteínas diferentes em seu corpo e um componente de mais de 200 enzimas diferentes. De fato, o zinco está envolvido em mais reações enzimáticas em seu corpo do que qualquer outro mineral.

O zinco aumenta sua produção de glóbulos brancos e os ajuda a combater a infecção de maneira mais eficaz. Também aumenta as células assassinas que combatem o câncer, ajuda o sistema imunológico a liberar mais anticorpos e apoia a cicatrização de feridas.

Você poderia ser deficiente em zinco?

A deficiência leve de zinco é relativamente comum, especialmente em bebês e crianças, mulheres grávidas ou que amamentam, idosos, pessoas com má absorção gastrointestinal ou doença intestinal como a doença de Crohn e para aqueles que fazem dietas vegetarianas ou veganas. Vários fatores contribuem para o problema geral de deficiência de zinco:

  1. Anos de práticas agrícolas comerciais, como o monocultivo (plantar grandes extensões de terra com a mesma colheita, ano após ano), deixaram nossos solos deficientes em minerais naturais, como o zinco.
  2. Certos medicamentos esgotam seu corpo de zinco, como inibidores da ECA, diuréticos tiazídicos e medicamentos redutores de ácido como Prliosec e Pepcid.
  3. Certas dietas, como dietas vegetarianas / veganas e dietas ricas em grãos, apresentam baixo teor de zinco biodisponível e alto teor de ácidos fíticos, o que prejudica ainda mais a absorção de zinco.

Uma deficiência leve de zinco pode levar a gripes e resfriados freqüentes, fadiga crônica e problemas de saúde geral. Em seu filho, quando o crescimento e o desenvolvimento dependem vitalmente de uma boa nutrição, o zinco inadequado pode resultar em distúrbios de humor, falta de memória, dificuldade de aprendizado e baixo desempenho escolar.

A deficiência de zinco também pode contribuir para acne e baixa visão. A deficiência crônica de zinco pode afetar a visão, paladar, olfato e memória. Manchas brancas nas unhas podem indicar que você não está recebendo zinco suficiente.

O zinco é um mineral essencial para sua saúde imunológica

Se seu corpo tiver reservas inadequadas de zinco, você experimentará maior suscetibilidade a uma variedade de agentes infecciosos. 1 Seus glóbulos brancos simplesmente não podem funcionar sem zinco.

O zinco afeta vários aspectos do seu sistema imunológico, incluindo neutrófilos, células assassinas naturais, fagocitose, produção de citocinas, produção de anticorpos e até a regulação de genes nos linfócitos. O zinco está envolvido em muitas funções celulares básicas, incluindo replicação de DNA, transcrição de RNA, divisão e ativação celular e estabilização das membranas celulares.

A pesquisa sobre o efeito do zinco nos patógenos é um pouco inconsistente, mas muitos estudos mostram um forte efeito protetor. Alguns estudos mostram que o zinco pode reduzir a duração do seu resfriado em 50%.

O zinco é a molécula característica das proteínas tímicas, que são substâncias imunes produzidas pela glândula timo. Sem zinco, você não tem essa defesa imunológica. Os sais de zinco são mortais para muitos patógenos. 2 A gastroenterite viral é retardada pela ingestão de zinco devido à ação antimicrobiana direta dos íons de zinco no trato gastrointestinal.

Se você estiver grávida, o zinco é ainda mais importante

Raramente existe um tempo nutricionalmente mais exigente durante a vida de uma mulher do que a gravidez (e depois a amamentação), quando a ingestão de nutrientes de alimentos e suplementos é necessária não apenas para manter seu corpo funcionando, mas também para nutrir e apoiar seu bebê em rápido crescimento.

Como o zinco é necessário para a divisão celular adequada, é de vital importância obter zinco adequado durante esse período. Níveis baixos de zinco foram associados ao seguinte:

  • Nascimento prematuro
  • Bebês com baixo peso ao nascer
  • Retardo de crescimento
  • Pré-eclâmpsia

Um estudo constatou que a suplementação de zinco na gravidez resultou em bebês com circunferência da cabeça significativamente maior e maior peso ao nascer. O Zinco tem muitas outras funções importantes em seu corpo, resumidas na tabela a seguir:

O zinco é necessário para o seu corpo utilizar vitamina B6 Sono adequado – Zinco, vitamina B6 e triptofano são todos necessários para produzir melatonina; deficiência de zinco leva à insônia
Humor – Assim como no sono, o B6 é necessário para produzir serotonina, que é crucial para o seu humor. Sentidos do paladar e do olfato – O zinco é necessário para produzir uma enzima chamada anidrase carbônica (CA) VI, essencial para o paladar e o olfato; deficiência pode levar à anorexia.
Apoptose, ou “morte celular programada” – A apoptose excessiva pode ocorrer com muito ou pouco zinco (é por isso que muitos vírus morrem em um ambiente rico em zinco) 4 Saúde ocular – Ajuda a prevenir a DMRI (degeneração macular), cegueira noturna e catarata 5
Ajuda os diabéticosregular os níveis de insulina 6 Saúde da pele – Ajuda a prevenir e tratar psoríase, eczema e acne (com resultados semelhantes à tetraciclina) 7
Tratamento da doença de Alzheimer – Vastas melhorias na memória, compreensão, comunicação e contato social 8 Resultados melhorados para pacientes com HIV 9
Função sexual masculina – Tratamento da infertilidade masculina, HBP e disfunção erétil; o zinco pode governar o metabolismo da testosterona 10 Reduzindo a diarreia em crianças com deficiência de zinco
Antioxidante – O zinco retarda os processos oxidativos em seu corpo, embora mecanismos exatos permaneçam desconhecidos 11 Anti-inflamatório – O zinco pode reduzir a inflamação crônica e o risco de aterosclerose 12

Dietas ricas em grãos diretamente ligadas à deficiência de zinco

Dietas ricas em grãos podem levar a uma série de problemas de saúde, incluindo uma grave deficiência de zinco, que por sua vez pode levar a raquitismo e nanismo. Segundo o especialista em nutrição Dr. Loren Cordain:

“Pensa-se que os altos níveis de fitato nos pães sem fermento causem uma deficiência de zinco, que por sua vez é responsável pelo nanismo hipogonadal, juntamente com outros problemas de saúde associados às deficiências de zinco. Na Europa, onde paquistaneses imigrantes consomem altos níveis de fermento pães integrais, raquitismo entre os filhos continua sendo um problema “.

Por que é isso? Os grãos são ricos em ácidos fíticos (como legumes, sementes e soja) e os ácidos fíticos são conhecidos por prejudicar sua absorção de minerais como cálcio, ferro, magnésio e zinco. 13 As populações ocidentais em maior risco são aquelas com dietas ricas em grãos não refinados, legumes, proteína de soja e cálcio e baixa em proteína animal.

A proteína auxilia na absorção de zinco. As proteínas animais aumentam a absorção de zinco em geral. Dietas vegetarianas e veganas, geralmente com alto teor de grãos e legumes, contêm mais ácido fítico e podem aumentar o risco de deficiência de zinco. Esta é apenas uma das muitas razões pelas quais eu não recomendo comer muitos grãos .

Quais alimentos possuem zinco?

Como sempre, é melhor otimizar sua nutrição implementando uma dieta rica em alimentos integrais para receber seus requisitos de zinco. Os produtos de origem animal são de longe os mais ricos em zinco na dieta, como você pode ver na tabela abaixo. Ostras derrubam a balança em até 90mg por porção!

Comida Porção Zinco (mg)
Ostras 100 gramas 16-90 14
Fígado de vitela 100 gramas 12
Bife assado 100 gramas 10
Chocolate sem açúcar 100 gramas 9,6
Caranguejo-rei do Alasca 100 gramas 7.6
Sementes de abóbora (torradas) 100 gramas 7,6 15
Cajus (torrados a seco) 100 gramas 5.6
Tahine (sementes de gergelim moídas) 100 gramas 4,62
Queijo cheddar 100 gramas 3,74 16
Cordeiro 100 gramas 3,38
Amêndoas 100 gramas 3,12 17
Ombro de porco 100 gramas 2,43 18
Coxa de frango 100 gramas 1,58 19
Peito de Frango 100 gramas 0,65 20

Se, por qualquer motivo, você não estiver ingerindo zinco suficiente, for vegetariano ou tiver uma das condições listadas na tabela acima, convém adicionar um suplemento de zinco. Mas que tipo de suplemento você deve tomar?

Formas quelatadas de zinco são melhor absorvidas

Existem várias formas de zinco disponíveis no mercado, algumas melhores que outras. Seu corpo não absorve facilmente o zinco, a menos que o zinco seja anexado primeiro a outra substância. A quelação é um processo às vezes usado para fixar o zinco a outras substâncias para torná-lo mais absorvível e biodisponível.

Na quelação, as moléculas orgânicas foram eletricamente carregadas, o que lhes permite atrair o zinco. Uma vantagem das formas quelatadas é que você não terá antagonismo com o cálcio, o que pode ser um problema para os sais de zinco, como o sulfato de zinco.

O sulfato de zinco é uma das formas inorgânicas de zinco, ou sais de zinco. Estes não são tão biologicamente eficazes quanto as formas quelatadas. O sulfato de zinco pode causar irritação no estômago. Outra variedade inorgânica é o óxido de zinco, que é a forma de zinco usada em muitos filtros solares.

Outras boas formas de zinco incluem o gluconato de zinco, produzido essencialmente pela fermentação da glicose; acetato de zinco, produzido combinando o zinco com ácido acético; e citrato de zinco, produzido combinando o zinco com ácido cítrico. É vantajoso tomar um suplemento com várias formas, se possível. As RDAs atuais para zinco estão listadas na tabela a seguir: 21

Idade Masculino Fêmea Gravidez Lactação
0-6 meses 2 mg 2 mg
7 meses a 3 anos 3 mg 3 mg
4-8 anos 5 mg 5 mg
9-13 anos 8 mg 8 mg
14-18 anos 11 mg 9 mg 12 mg 13 mg
Mais de 19 anos 11 mg 8 mg 11 mg 12 mg

Essas doses recomendadas são para zinco ELEMENTAR, e cada forma de zinco (sulfato de zinco, citrato de zinco, gluconato de zinco, etc.) contém uma quantidade diferente de zinco elementar. A quantidade de zinco elementar que um suplemento contém será listada no painel Fatos suplementares no recipiente do suplemento.

Por exemplo, aproximadamente 23% do sulfato de zinco consiste em zinco elementar. Portanto, 220 mg de sulfato de zinco fornecem cerca de 50 mg de zinco elementar.

Você deve levar isso em consideração se for usar um suplemento, além do fato de que a pessoa média recebe cerca de 10 a 15 mg de zinco por dia dos alimentos que consome. Você terá que usar seu bom senso para determinar se está no limite superior ou inferior desse intervalo, com base em seus hábitos alimentares, e suplementar adequadamente.

Muito de uma coisa boa…

Alimentos e medicamentos podem interferir na absorção, portanto o momento do seu suplemento é importante. Por exemplo, a cafeína pode interferir na absorção de zinco em até 50% – portanto, você deve evitar perseguir seu suplemento com uma xícara de café.

Por outro lado, os aminoácidos cisteína e metionina melhoram a absorção de zinco , o que significa que tomar seu suplemento de zinco com uma proteína de soro de leite de alta qualidade seria uma dupla que impulsiona a imunidade à dinamite.

Embora seja importante obter zinco adequado, o equilíbrio é fundamental. Tomar MUITO TAMBÉM também pode causar problemas, embora geralmente leve doses razoavelmente altas ao longo do tempo para atingir níveis tóxicos. A ingestão crônica excessiva de zinco pode suprimir a absorção de cobre e ferro, levando a deficiências nesses minerais.

Em conclusão, o zinco é um item nutricional muitas vezes esquecido para adicionar ao seu arsenal de combate à gripe. É um seguro barato que pode parar esses vírus. Além de garantir que você esteja consumindo zinco suficiente, não se esqueça da importância dos seus níveis de vitamina D para mantê-lo saudável.

Fontes e Referências

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.