Será que o estresse está causando meus sintomas?

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O estresse afeta a todos. Parte do estresse pode ser causada por coisas boas da sua vida, como um projeto interessante, um novo bebê ou as próximas férias. Outras vezes, o estresse é causado por situações difíceis, como perda de trabalho ou divórcio.

Não importa qual seja a causa, muito estresse pode esgotá-lo. Isso aumenta a probabilidade de ficar doente e sentir-se irritado ou deprimido. Você pode desenvolver sintomas emocionais ou sintomas físicos inexplicáveis ​​que parecem não desaparecer, como:

  • Ansiedade
  • Dor nas costas
  • Obstipação ou diarréia
  • Depressão
  • Fadiga
  • Dores de cabeça
  • Pressão arterial alta
  • Problemas para adormecer ou permanecer adormecido
  • Dificuldade para respirar
  • Rigidez no pescoço ou mandíbula
  • Dor de estômago
  • Ganho ou ganho de peso

Como médico de família, às vezes vejo pacientes cujos sintomas físicos são realmente causados ​​por estresse. Quando suspeito que esse seja o caso, reviso cuidadosamente o histórico médico do paciente e faço um exame físico. Quero ter certeza de descartar qualquer outra causa dos sintomas. Em alguns casos, eu posso fazer o seguinte:

  • Solicitar exames de laboratório (por exemplo, exame de sangue ou exame de urina)
  • Classificar imagens de diagnóstico (por exemplo, raio-x, ultra-som ou ressonância magnética)
  • Consulte um subespecialista, quando aplicável

Além dessas etapas, tento entender o que está acontecendo na vida do paciente. É útil perguntar se o paciente está enfrentando desafios como pressões no trabalho, problemas de relacionamento, filhos adolescentes, pais idosos ou a doença de um ente querido.

Há alguns meses, uma paciente chamada Jane (que não é seu nome verdadeiro) marcou uma consulta porque estava com o pé dolorido que não desapareceu. Jane é uma mulher de 34 anos que, além disso, é saudável. Ela já havia consultado um podólogo, mas ele não conseguiu fazer um diagnóstico claro. Os raios X e a ressonância magnética de Jane eram normais. Eles não mostraram nada que causasse dor no pé.

Durante a consulta de Jane, perguntei sobre seus sintomas e atividade. Ela disse que não conseguia se lembrar de fazer nada para machucar os pés. Em seguida, verifiquei seu histórico médico e fiz um exame. O exame não encontrou nenhum problema com os nervos, a medula espinhal ou a função cerebral de Jane que causariam dor no pé. Notei que Jane disse que sua dor passava de um pé para o outro. Às vezes, sentia dor na planta do pé. Outras vezes, a dor estava na parte superior do pé.

Fiz algumas perguntas a Jane sobre o que estava acontecendo em sua vida. Suas respostas deixaram claro que ela estava sob muito estresse relacionado ao trabalho. Ela disse que era difícil trabalhar para o chefe e que a situação de trabalho do marido era instável. Ela estava exausta na sexta-feira e mal se sentiu melhor no domingo de manhã. Domingo à noite, pensar em voltar ao trabalho a deixou ansiosa. Jane também não estava feliz por não ter mais tempo para passar com sua filha.

Depois de ouvir atentamente enquanto Jane descrevia seu estresse relacionado ao trabalho, eu disse a ela que lamentava estar em uma situação difícil. Expliquei que a dor no pé poderia ser a maneira como seu corpo o deixava saber que ele não estava lidando com o estresse de maneira eficaz. Ela concordou que precisava de ajuda para controlar seu estresse. Sugeri algumas coisas simples que ela poderia tentar:

  • Programe tempo para uma pequena quantidade de exercício pelo menos 3 vezes por semana
  • Gaste 5 a 10 minutos por dia escrevendo sobre seus sentimentos
  • Concentre-se em “respiração quadrada” pelo menos duas vezes por dia. A respiração quadrada está respirando lentamente enquanto conta até 4, prendendo a respiração enquanto conta até 3 e depois expirando lentamente enquanto conta até 5. Repita isso 4 a 5 vezes por minuto por 3 a 5 minutos.

Quando Jane voltou para uma visita de acompanhamento duas semanas depois, ela estava um pouco melhor. Eu estava menos focado em seus pés e senti uma dor mínima. Ela me disse que havia tentado os métodos de controle do estresse que eu recomendava, incluindo respiração quadrada. Eu estava escrevendo um diário e tentando encontrar mais oportunidades de ser fisicamente ativo. Jane também informou que tinha uma entrevista agendada para um novo emprego. No geral, ela se sentia menos sobrecarregada e mais esperançosa.

Aprenda mais sobre maneiras de gerenciar seu estresse diário ou encontre um equilíbrio entre trabalho e vida familiar.

Dica rápida

Se você se sentir sobrecarregado pelo estresse, converse com seu médico de família. Não tenha vergonha de como você se sente. Informe o seu médico todos os seus sintomas físicos e emocionais. Você pode recomendar métodos de gerenciamento de estresse, grupos de apoio, aconselhamento ou medicamentos para ajudá-lo a se sentir melhor.

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