Recuperando-se da Ansiedade e Depressão

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Ansiedade e depressão freqüentemente coexistem, como dois lados da mesma moeda. Depressão pode trazer sintomas de ansiedade e ansiedade pode atear sintomas de depressão. Juntos, esses dois distúrbios de saúde mental têm o potencial de causar estragos na vida de uma pessoa.

Recuperar-se da ansiedade e da depressão requer tempo e paciência. Se você usou os serviços de um terapeuta de consultório particular para voltar a viver uma vida normal e funcional, ou dedicou um longo período de tempo a um programa de tratamento residencial que culminou com uma renovação da vida, apenas sentindo-se bem novamente valeu o esforço que levou para chegar lá.

Enquanto se recupera da ansiedade e depressão, é importante lembrar que haverá desafios ao longo do caminho. Ninguém consegue 100% de melhoria no início da recuperação. Em vez disso, o progresso é feito em etapas incrementais, cada etapa aproximando você de suas metas de recuperação.

Sobre o duplo diagnóstico de ansiedade e depressão

Primeiro, uma distinção deve ser feita sobre o que constitui depressão clínica e transtornos de ansiedade. Todos nós experimentamos ataques ocasionais de sintomas do tipo depressão após um evento angustiante em nossa vida. Sentimentos de ansiedade são extremamente comuns nesse mundo estressado e com o rosto voltado para fora. Estas flutuações muito humanas no humor são normais e não constituem um distúrbio de saúde mental. Pelo contrário, aqueles diagnosticados com depressão e ansiedade comórbida teriam sido cuidadosamente avaliados por um psiquiatra antes de receber este diagnóstico duplo. O DSM-5 lista os critérios diagnósticos para cada um desses distúrbios, como tal:

Transtorno Depressivo Maior

Um mínimo de cinco dos sintomas deve estar presente na maior parte do tempo por mais de duas semanas, e os sintomas não podem ser atribuídos a uma condição médica ou a um transtorno por uso de substâncias:

  • Perda de interesse em atividades diárias ou passatempos, uma vez apreciado
  • Humor baixo persistente, sentimentos de tristeza, desespero e desespero
  • Perda de peso repentina ou ganho de peso
  • Mudanças nos hábitos de sono
  • Atividade motora diminuída e funcionamento cognitivo
  • Sentimentos inapropriados de culpa, inutilidade ou vergonha
  • Problemas de concentração
  • Fadiga
  • Pensamentos suicidas

Distúrbio de ansiedade generalizada

Sintomas de ansiedade que persistem na maior parte do tempo por seis meses ou mais, mas que não são atribuíveis a um transtorno por uso de substâncias ou a uma condição de medicação:

  • Dificuldade em controlar preocupação e sentimentos de apreensão
  • Tem três destes seis sintomas:
    • Inquietação, no limite
    • Facilmente fatigado
    • Dificuldade de concentração
    • Irritabilidade
    • Tensão muscular
    • Distúrbios de sono
  • Os sintomas causam prejuízo no funcionamento social ou ocupacional

Dos indivíduos que procuram tratamento para depressão ou ansiedade, 50% deles terá a comorbidade depressão-ansiedade. Isso equivale a uma estimativa 5% -9% da população adulta.

Tratamento para ansiedade e depressão

A ansiedade e a depressão comórbidas apresentam uma abordagem de tratamento mais complexa do que um desses distúrbios por si só. De fato, indivíduos com ansiedade e depressão geralmente apresentam uma gravidade mais acentuada dos sintomas, mais comprometimento funcional e um período de recuperação mais longo.

Ao tratar um diagnóstico duplo, como ansiedade e depressão, é importante que ambos os transtornos mentais sejam tratados simultaneamente para o melhor resultado do tratamento. Tratar apenas um ou outro será infrutífero, pois o distúrbio restante sabotará quaisquer ganhos obtidos na administração do único distúrbio. Em geral, o tratamento da ansiedade e da depressão em conjunto envolverá medicação e psicoterapia.

Medicação

O principal protocolo de tratamento para este duplo diagnóstico continuou a depender de inibidores seletivos da recaptação da serotonina, ou ISRSs. Estes são antidepressivos que foram encontrados para ajudar os sintomas de ambos os transtornos.

Psicoterapia

A Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) é a abordagem baseada em evidências mais utilizada para o tratamento da ansiedade e da depressão em conjunto. A TCC ajuda os indivíduos a lidar melhor com os estressores e os orienta a fazer mudanças positivas em seus padrões de pensamento.

Quanto mais cedo o indivíduo procurar ajuda profissional para esses distúrbios simultâneos, melhor será o resultado do tratamento. A recuperação da ansiedade e da depressão será contínua, com um cronograma mais longo esperado para alcançar a remissão.

Terapias Holísticas para Aumentar a Recuperação

Verificou-se que a adição de certas terapias holísticas ao plano de tratamento tradicional pode oferecer benefícios clínicos complementares. Geralmente, esses tipos de atividades, muitas das quais se originam em culturas orientais, podem oferecer aos indivíduos métodos para lidar com o estresse e regular as emoções, o que ajudará tanto a ansiedade quanto a depressão.

Alguns remédios holísticos usados ​​para melhorar os métodos de tratamento convencionais incluem:

  • Meditação
  • Exercícios de respiração profunda
  • Imaginação guiada
  • Hatha Yoga
  • Acupuntura

Muitos pacientes são apresentados a essas atividades durante o tratamento, mas cada um deles pode ser facilmente integrado à rotina semanal.

A conexão entre saúde mental e saúde física

Outro aspecto do tratamento de indivíduos com depressão e ansiedade coexistentes é o foco na saúde e bem-estar. Enquanto se recupera da ansiedade e da depressão, é importante restaurar a saúde física através do exercício e da nutrição. A conexão entre a mente e o corpo é real e deve ser abordada em conjunto. Isso significa integrar um plano de saúde e bem-estar aos esforços de pós-tratamento para maximizar os resultados gerais do tratamento.

Exercício: Crie uma rotina semanal de exercícios que envolva a realização de no mínimo três exercícios cardio de 30 a 60 minutos. Esses exercícios não precisam ser extenuantes para serem eficazes. Fazer uma caminhada ou corrida rápida, andar de bicicleta ou nadar três vezes por semana é suficiente para experimentar vários benefícios de saúde mental e física.

Dieta: Atenha-se a um menu de estilo mediterrânico para alcançar a saúde ideal. Isso inclui uma dieta rica em frutas e vegetais, cereais integrais, gorduras saudáveis, peixes, aves, feijões, ovos e laticínios. A carne vermelha é limitada e os alimentos processados ​​e açucarados devem ser minimizados.

Qualidade do sono: O sono é um dos aspectos mais importantes para alcançar o bem-estar mental e físico. O sono reparador envolve um mínimo de 7 horas e meia de sono de qualidade. O sono pode ser ajudado evitando-se a cafeína após as 3 da tarde, evitando o exercício após as 18:00, evitando refeições pesadas após as 19:00 e desligando todos os dispositivos electrónicos uma hora antes de deitar.

Recuperar-se da ansiedade e da depressão é um processo multifacetado que envolve elementos de tratamento tradicionais, como medicamentos e psicoterapia, e elementos complementares, como práticas holísticas, nutrição e exercícios.

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Fonte

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