Realfooding

Realfooding, uma luta contra alimentos ultraprocessados

O Realfooding, Também chamado de comida de verdade, é um estilo de vida popularizado pela mão de Carlos Ríos, nutricionista-nutricionista. O objetivo desse movimento inovador é conscientizar as pessoas sobre sua dieta e incentivar a população a mudar sua nutrição e estilo de vida.

É uma corrente que defende que vivemos “Matriz”, bem não temos conhecimento de quais alimentos comemos. Essa tendência defende que, influenciados pelo marketing e pela publicidade, frequentemente fazemos uma análise crítica de nossa dieta.

De Realfooding surgem a realfooders, os defensores que promulgam e realizam a “comida de verdade”. São pessoas que decidem deixar de lado alimentos ultraprocessados ​​que consideram prejudiciais. Por isso, decidem adotar um estilo de vida saudável e benéfico para a saúde, com plena consciência e conhecimento dos alimentos que ingerem.

Ou seja, como posso saber quais alimentos são considerados “alimentos reais” e quais fazem parte do grupo ultraprocessado? Também, O movimento Realfooding nos convida a nos perguntar: «A comida que estou comendo realmente me fornece algum nutriente? Seu sabor e cheiro são reais ou o resultado do processamento industrial? Parei para olhar os ingredientes dos alimentos que estou comendo? Estou ciente do que como?

“Não estou no MATRIX sem estar no controle, estou ciente e isso sempre melhora minha decisão”.

-Carlos Ríos-

Realfooding

O que é realfooding?

Realfooding, como ele explica Carlos Rios, É um estilo de vida baseado em comer pouco ou nada de alimentos processados. Nesse sentido, é uma luta contra a indústria de alimentos e sua evolução nas últimas décadas, que nos vende alimentos ultraprocessados ​​como se fossem saudáveis ​​e essenciais à nossa dieta, sem que sejam.

Este conceito revolucionário de nutrição classifica os alimentos em três grupos principais:

  • Alimentos de verdade ou, em outras palavras, aqueles alimentos que não são submetidos a um processamento industrial mínimo ou nenhum processamento, para que a qualidade de suas propriedades permaneça intacta: vegetais, legumes, peixe, ovos, cereais, carne crua, frutas …
  • Bom processado, ou seja, os alimentos submetidos a um processamento de 1 a 5 ingredientes, sem encontrar entre esses ingredientes quantidades significativas de açúcar, farinha refinada ou óleo vegetal refinado. Portanto, bons alimentos processados ​​estão sujeitos a processamento industrial leve ou moderado, onde suas propriedades naturais não são afetadas ou com mínima afetação, preservando a qualidade dos alimentos. Falamos: vegetais de lata, pães 100% integrais, laticínios fermentados, legumes congelados, azeite de oliva extra virgem …
  • Alimentos ultraprocessados, com alto processamento industrial à base de farinhas refinadas, óleos vegetais refinados, adição de açúcares, aditivos e sal. Falamos de um tratamento pernicioso escondido atrás de boas campanhas publicitárias. Uma estratégia comum, nesse sentido, é que, na embalagem do produto, geralmente seja destacado o que falta ao produto – como açúcar -, evitando os ingredientes perigosos que ele contém.

Por que os ultraprocessados ​​são tão ruins?

Os defensores do Realfooding afirmam que produtos ultraprocessados ​​são prejudiciais à saúde, que também substituem e substituem alimentos reais, que fornecem nutrientes. Assim, tentaria parar de comer calorias vazias e trocá-las por outras fontes de energia compostas por elementos ou ingredientes de alto valor nutricional.

O estudo ÉPICO (Estudo prospectivo europeu sobre dieta e câncer) revelou que o consumo de 150 quilocalorias por dia de bebidas açucaradas estava associado a um aumento substancial no risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Por sua vez, um estudo elaborado na França, por mão de Mathilde Touvier, entre outros profissionais de destaque na área, afirma que aumentar esse tipo de alimento em 10% na dieta pode elevar a mortalidade para 14%.

Em suma, de acordo com esses dados, os alimentos ultraprocessados ​​não apenas não trazem benefícios ao nosso corpo, mas também os ultraprocessados ​​representam um risco para a nossa saúde, especialmente a longo prazo.

«Populações + vida longa: comem comida de verdade, o dia-a-dia sempre ativo, grupos sociais muito unidos e sentido à vida».

-Carlos Ríos-

comida de verdade

Então, eu não deveria comer comida ultraprocessada?

Focar nossa dieta em alimentos ultraprocessados, substituindo alimentos reais em nossa nutrição, parece não nos beneficiar em nada. No entanto, isso não significa que uma porcentagem mínima da dieta não possa ser destinada a comer alguns alimentos ultraprocessados ​​(10% da comida). Tampouco significa que esse movimento, Realfooding, seja a panacéia e que não haja interesses econômicos por trás dele.

Nós nos referimos a ele porque pode ser um estímulo, como muitos outros, para produzir uma reflexão crítica sobre o que comemos. Um ponto de virada para entender que, quando vamos ao supermercado, existem muitos produtos com embalagens atraentes. Imagens ou rótulos que os diferenciam dos demais e prometem saúde e bom gosto, quando estão longe de produzir ou cuidar deles.

“É importante ter conhecimento sobre os alimentos que ingerimos e, portanto, nossa decisão sobre os alimentos que seguimos está em plena consciência e conhecimento”.

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