Ranking do melhor chocolate preto de 2020

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O chocolate escuro é um tipo especial de chocolate que possui uma concentração particularmente alta de antioxidantes e compostos naturais benéficos do grão de cacau.

É um alimento útil para adicionar à sua dieta para melhorar a saúde do coração, a longevidade e a resistência a doenças crônicas.

Os benefícios de saúde do chocolate escuro podem ser um pouco surpreendentes, porque o chocolate é bastante rico em açúcar.

No entanto, verifica-se que, em contrapartida, os benefícios dos antioxidantes no chocolate escuro superam as desvantagens do teor de açúcar em doses diárias pequenas a moderadas.

Se você quer chocolate escuro saboroso e saudável, nossos pesquisadores classificaram os chocolates escuros da mais alta qualidade que você pode obter.

Rankings

1. Pantera de chocolate escuro extra de espécies ameaçadas

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Espécies ameaçadas O chocolate tem uma missão social e também comercial. Parte dos lucros de suas vendas destina-se a proteger espécies ameaçadas de floresta tropical, como o homônimo dessa barra de chocolate, a pantera.

Mas esse chocolate não é apenas bom para a floresta tropical – o conteúdo de 88% de cacau o torna super rico em antioxidantes e fibras e baixo em açúcar.

Acrescente a isso o fato de que não há aromatizantes ou aditivos extras e você obteve um vencedor.

2. Lindt Excellence Supreme Escuro

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Lindt faz uma barra de chocolate super escura fantástica que é 90% de sólidos de cacau. Graças à presença de verdadeiros grãos de baunilha, extraídos com bourbon, seu sabor rico é complementado pelas notas arejadas dos óleos de baunilha.

O teor de fibra é alto e o teor de açúcar é baixo, tornando-a uma ótima opção se você deseja um chocolate extremamente escuro.

3. Chocolate Orgânico Premium Orgânico de Newman

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O Newman's Own é uma ótima opção para um chocolate meio escuro certificado como orgânico. Também é certificado pela Rainforest Alliance, o que significa que usa produção ética e sustentável ao cultivar e colher seus grãos de cacau.

O teor de açúcar é moderado e o teor de fibras é muito bom. Como inclui extrato de baunilha e tem uma menor concentração de cacau, é um chocolate escuro suave e amplamente acessível, bom para quem não desenvolveu um gosto por chocolates mais escuros e mais complexos.

4. Ghirardelli Chocolate Intenso Escuro

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Ghirardelli fabrica uma barra de chocolate preto com 72% de cacau, um pouco mais acessível para pessoas que evitam o sabor amargo e complexo de alguns dos chocolates escuros mais crus e naturais.

Ghirardelli inclui sabores naturais e extrato de baunilha para suavizar um pouco do sabor e gordura do leite para obter mais cremosidade.

O uso de laticínios torna esse chocolate amargo não uma opção viável para veganos ou pessoas com forte intolerância à lactose; portanto, se você se encaixar nessas categorias, procure outro lugar.

5. Chocolate escuro orgânico Pascha

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Pascha Organic faz uma barra de chocolate escuro que é orgânica e de origem ética.

Para os fãs orgânicos, é uma ótima opção, especialmente para aqueles que querem algo um pouco mais suave e menos complexo que o mais escuro dos chocolates escuros.

Como em outros chocolates meio-escuros, o teor de açúcar é um pouco maior, mas esse é o único inconveniente.

6. GODIVA Chocolatier

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O GODIVA Chocolatier produz 72% de barras de chocolate amargo que são mais suaves e menos intensas do que alguns dos chocolates escuros com maior teor de cacau do mercado.

Também não possui ingredientes lácteos, o que não é comum entre os chocolates com menor teor de cacau.

É uma boa escolha para quem é avesso a laticínios, mas também quer algo um pouco diferente dos chocolates escuros extremos que têm 80 ou 90% de cacau. A única desvantagem é que, como resultado do menor teor de cacau, o teor de açúcar é maior.

7. BIJA Chocolates Chocolate Negro Orgânico

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O Chocolate Negro Orgânico da BIJA Chocolates possui três sabores distintos, todos com 72% de conteúdo de cacau e todos com certificação orgânica.

Os sabores variam de frutas cítricas e incas a pontas de café e cacau e gengibre selvagem e pimenta de Caiena. Portanto, se você está cansado do mesmo sabor de chocolate escuro, experimente BIJA.

Como outros chocolates escuros com sabor, os extras aumentam o teor de açúcar, por isso é melhor para uso ocasional, não para uso diário.

8. Chocolate preto orgânico verde e preto

O Chocolate Negro Orgânico da Green & Black é um chocolate escuro suave e acessível, com 70% de cacau e notas de baunilha, graças ao extrato de baunilha orgânico usado para fazê-lo.

Todos os ingredientes são certificados como orgânicos, tornando-o uma boa opção para quem procura um chocolate amargo mais suave com uma mudança mínima no conteúdo de pesticidas ou fertilizantes sintéticos.

9. Bolachas de Cacau Orgânicas da Imlak'esh

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Se você quiser ir direto à fonte dos antioxidantes do chocolate escuro, o Imlak'esh Organics Cacao Wafers pode ser o caminho a seguir.

Essas bolachas contêm apenas cacau não processado, o ingrediente bruto que compõe a maior parte de uma boa barra de chocolate escuro.

O sabor é nitidamente amargo, e não doce, então eles definitivamente não são a escolha certa para todos, mas essas bolachas de um quarto do tamanho são um bom lanche.

10. Equal Exchange Organic Lemon Ginger Chocolate Preto com Pimenta Preta

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A Equal Exchange tem uma visão inovadora do chocolate preto, polvilhando com óleo essencial de gengibre, pimenta preta e limão para obter um chocolate amargo distintamente picante e picante.

Esses extras, no entanto, elevam o teor de cacau para 55% e o teor de açúcar acima do encontrado em muitos outros concorrentes.

É bom para um tratamento ocasional, mas não é uma boa opção para consumo regular, se seu objetivo é aproveitar os benefícios de saúde do chocolate preto.

Quem deve comprar chocolate escuro?

O chocolate amargo é seguro para a maioria das pessoas e é repleto de gorduras saudáveis ​​e antioxidantes para promover sentimentos de maconha. Ele também contém uma boa quantidade de gordura saudável e cafeína para promover sentimentos de saciedade. No entanto, sua densidade calórica pode compensar a saciedade, levando a um ganho de peso inesperado quando consumido em pequenas doses.

O chocolate amargo é geralmente seguro para mulheres grávidas e crianças em pequenas doses. Os diabéticos precisarão proceder com cautela, porque algumas variedades de chocolate amargo podem conter muito açúcar.

Como Classificamos

Ao escolher o melhor chocolate escuro, a primeira coisa que vimos foi adição de açúcar. De um modo geral, preferimos produtos com quantidades menores de açúcar, como 85% de verde e preto porque permitiu a inclusão de mais antioxidantes e fibras na barra. Também era geralmente mais saudável, e é por isso que produtos como Ghirardelli 72% classificado tão bem. Também analisamos brevemente o sabor. Enquanto a maioria das empresas, como BIJA, desde várias opções de chocolate amargo, preferimos os produtos simples que continham pelo menos 65% de sólidos de chocolate.

Em seguida, analisamos os laticínios. Enquanto nós preferimos chocolate escuro como Lindt 90% que não continham laticínios, abrimos exceções para algumas opções de alta qualidade que permitiam alguns traços de laticínios – desde que os açúcares e aditivos fossem reduzidos ao mínimo.

Por fim, procuramos chocolate preto orgânico certificado. Isso foi importante porque queríamos limitar o número de pesticidas e produtos químicos que chegavam ao chocolate preto. O que diferencia as principais opções do restante do pacote foi o compromisso com a melhoria do meio ambiente e da indústria de chocolate. Própria de Newman é certificado pela Rainforest Alliance, o que significa que utiliza produção ética e sustentável ao cultivar e colher seus grãos de cacau. Chocolate em risco de extinção doa parte dos lucros para proteger espécies ameaçadas de floresta tropical. Também é muito pobre em açúcar, rico em antioxidantes e fibras e tem um sabor delicioso – e foi por isso que ocupou o primeiro lugar.

Benefícios

Chocolate escuro é bom para a saúde do coração. Alguns dos primeiros trabalhos que apoiavam os benefícios para a saúde vieram de grandes estudos epidemiológicos que envolveram o estudo dos hábitos alimentares de um grande grupo de pessoas, depois segui-los por várias décadas e rastrear sua saúde.

Estudos começaram a descobrir uma associação entre o consumo de chocolate amargo e vários resultados relacionados à saúde do coração. Uma dessas investigações foi publicada no European Heart Journal por pesquisadores do Instituto Alemão de Nutrição Humana (1)

Os pesquisadores acompanharam um grupo de quase 20.000 indivíduos saudáveis ​​durante um período de oito anos. Destes, várias centenas sofreram um ataque cardíaco ou derrame durante o acompanhamento.

Quando os pesquisadores compararam aqueles com maior consumo de chocolate escuro com os mais baixos, eles descobriram que o risco de ataque cardíaco ou derrame era 40% menor entre os consumidores de chocolate escuro.

As reduções na pressão arterial foram responsáveis ​​por cerca de 12% dessa diminuição no risco, atribuída pelos pesquisadores aos efeitos redutores da pressão sanguínea dos flavanóis no cacau.

Comer chocolate escuro pode reduzir os níveis de inflamação, principalmente nas mulheres. Como outros antioxidantes poderosos como Resveratrol e astaxantina, os flavanóis no chocolate preto também são pensados ​​para reduzir os níveis de inflamação no corpo.

Um estudo publicado em 2008 no Journal of Nutrition detalhou os efeitos do chocolate preto na inflamação em um grupo de pessoas saudáveis ​​que vivem na Itália (2)

Os pesquisadores designaram 28 pessoas para consumir chocolate amargo todos os dias durante uma semana, depois acompanharam seus níveis de lipídios no sangue (um fator de risco para doenças cardíacas) e seus níveis de proteína C reativa, um biomarcador de inflamação sistêmica.

Os resultados descobriram que o consumo de chocolate amargo estava associado a reduções de lipídios no sangue, o que é exatamente o que esperávamos, sabendo o que já fazemos sobre os efeitos do chocolate amargo na saúde do coração.

No entanto, os pesquisadores também encontraram evidências de que o chocolate amargo reduziu os níveis de proteína C-reativa nas mulheres, sugerindo que as mulheres podem se beneficiar de suas propriedades anti-inflamatórias.

O chocolate escuro, apesar do seu teor de açúcar, não aumenta os níveis de colesterol. Como o chocolate amargo, como qualquer outro produto de chocolate, contém açúcar, há boas razões para se preocupar que o conteúdo de açúcar possa estar associado a efeitos negativos à saúde.

Alguns estudos relacionaram a ingestão de açúcar com o aumento do colesterol, como um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism em 2011 (3)

No entanto, uma revisão sistemática publicada por pesquisadores da Harvard School of Public Health analisou 136 estudos diferentes sobre chocolate amargo e saúde e concluiu que o consumo de chocolate amargo é “neutro em relação ao colesterol” – quaisquer efeitos negativos sobre o colesterol causados ​​pelo açúcar são negados pelo consumidor. efeitos positivos dos outros compostos no chocolate preto (4)

Isso é um alívio, pois sugere que as consequências do teor de açúcar do chocolate amargo não são tão graves quanto poderiam ser se você consumisse a mesma quantidade de açúcar de uma fonte diferente como parte de sua dieta.

Para maiores benefícios à saúde, opte por um chocolate preto com alto teor de cacau. Praticamente todas as barras de chocolate escuro que você vê listam seu conteúdo de sólidos de cacau (em porcentagem) em um lugar de destaque no rótulo.

Do ponto de vista do sabor, concentrações mais altas de sólidos de cacau criam um sabor mais complexo, matizado e amargo ao chocolate amargo.

Por outro lado, quantidades menores de cacau significam um sabor mais suave, mais doce e mais leitoso (e também um maior teor de açúcar).

Um chocolate de leite típico pode ter 10 ou 20% de sólidos de cacau, enquanto que para chocolates escuros, você verá de 55% na extremidade baixa a 90% na extremidade superior. Se você está comendo chocolate preto para o sabor, pode ir com o nível que mais gosta, mas e quanto à saúde?

Uma pesquisa da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, sugere que, para a saúde, mais é melhor quando se trata de conteúdo de cacau. Joe Vinson e Matthew Motisi, dois pesquisadores de química, testaram os níveis de antioxidantes polifenóis em 46 marcas diferentes de chocolate e examinaram se um maior conteúdo de cacau resultava em mais poder antioxidante.

Eles descobriram inequivocamente que sim – existe uma relação direta e linear entre um maior teor de cacau e um maior poder antioxidante (5)

Além disso, o conteúdo de cacau declarado na etiqueta é, na verdade, um indicador bastante confiável do conteúdo antioxidante real, para que você possa contar com a porcentagem de sólidos de cacau como um bom indicador da qualidade de uma determinada barra de chocolate para você.

Isso deixa claro que, para obter os melhores benefícios à saúde, você deve procurar o maior conteúdo de cacau possível. Felizmente, muitos chocolates escuros de primeira linha são 85% de cacau ou mais.

Dosagem recomendada

A partir da literatura epidemiológica e clínica, os níveis de ingestão de chocolate amargo relacionados à boa saúde são surpreendentemente altos (6)

A “dose” típica é de 40 a 50 gramas de chocolate escuro por dia, embora alguns estudos tenham encontrado benefícios com até 100 gramas por dia.

Cinqüenta gramas por dia seriam cerca da metade de uma barra de tamanho padrão de chocolate amargo, o que significa que você poderia facilmente passar de três a quatro barras em uma semana.

Os polifenóis do chocolate amargo (que representam seus poderosos benefícios antioxidantes) representam algo em torno de 0,5% do peso bruto da barra de chocolate, o que provavelmente explica por que a ingestão bastante alta de chocolate amargo é benéfica.

Perguntas frequentes

O chocolate amargo é um alimento natural? O chocolate escuro é visto como uma iguaria luxuosa, mas um crescente corpo de pesquisas científicas defende que também deve ser considerado um alimento saudável. O chocolate escuro, como o pó de cacau de que é feito, contém poderosos compostos antioxidantes.

Estudos de culturas celulares e animais conectaram esses compostos a alterações bioquímicas positivas, e estudos epidemiológicos e clínicos conectaram essa atividade no nível celular com resultados positivos para a saúde.

Como o chocolate escuro é diferente do chocolate ao leite? O chocolate de leite é feito com a inclusão de leite. O chocolate ao leite também possui mais gorduras e açúcares que o chocolate amargo e contém menos cacau que o chocolate amargo. Além disso, o chocolate ao leite não aumenta os mesmos benefícios sugeridos à saúde que o chocolate escuro oferece. Isso se deve ao fato de o chocolate amargo conter altos níveis de flavanóis (acredita-se que os flavanóis ajudem a manter uma boa saúde do coração e das artérias).

Qual é a diferença entre cacau e cacau? Cacau refere-se à planta da qual o chocolate deriva. As sementes de cacau vêm desta planta de cacau, que é uma árvore perene. Essas sementes são fermentadas para o desenvolvimento de seu sabor. Após esse processo, os grãos são secos, depois limpos e torrados.

A casca desse feijão é usada para as pontas de cacau, que são moídas para criar o que é conhecido como cacau. Este pó é então usado para criar o chocolate que você conhece e ama.

Por que o chocolate amargo é encontrado em diferentes porcentagens, como 50% ou 70%? Essa porcentagem mede a quantidade de peso da barra de chocolate proveniente do licor e da manteiga de cacau (conhecida como massa de cacau). A porcentagem restante da barra significa que existem outros ingredientes. Alguns podem conter frutas, nozes, especiarias, açúcares adicionados ou óleos.

Qual é o conteúdo nutricional do chocolate escuro? O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma que o chocolate amargo é de 70 a 85% de sólidos de cacau. Em uma onça, existem 170 calorias, 2,21 gramas de proteína, 12,1 gramas de gordura total, 13 gramas de carboidratos e 3,09 gramas de fibra alimentar. Uma onça de chocolate amargo contém 20,7 miligramas de cálcio. Cada onça contém 6,8 gramas de açúcar e 22,7 miligramas de cafeína (7)

O chocolate amargo é rico em cafeína? Chocolate escuro contém cerca de metade da cafeína em uma xícara de café. A maioria dos especialistas ainda não recomenda comer ou beber muito chocolate escuro antes de dormir devido ao conteúdo de cafeína.

Comer chocolate escuro pode torná-lo mais feliz? O chocolate escuro contém dois produtos químicos que estimulam a liberação de endorfinas do cérebro: feniletilamina e triptofano. Depois que as endorfinas são liberadas, você pode perceber sentimentos gerais de bem-estar e dor potencialmente reduzida.

Quem descobriu o chocolate escuro? Acredita-se que o chocolate escuro tenha sido descoberto por Christopher Columbus, que trouxe os grãos de cacau da América do Sul de volta à Europa. Estes grãos foram torrados e usados ​​como uma bebida quente quando misturados com água.

Surpreendentemente, os grãos de cacau são cultivados há séculos, desde 15.000 aC. Locais na América Central e do Sul usam grãos de cacau para bebidas de chocolate quente e frio há milhares de anos. Essas tribos antigas adicionavam baunilha e pimenta a essas bebidas. O cacau também era comumente misturado no mingau e adoçado com mel.

O que é a Rainforest Alliance e por que é importante que meu chocolate preto seja proveniente de produtores afiliados a ele? Se o chocolate escuro que você escolher for certificado pela Rainforest Alliance, isso significa que as fazendas e empresas que o produziram estão atendendo aos padrões ambientais e sociais estabelecidos pela organização. Para os produtores de cacau, o foco da Rainforest Alliance é em práticas eficientes e sustentáveis. Sua atenção também está na eliminação da pobreza rural experimentada por esses agricultores, bem como na abordagem de questões como desmatamento e mudanças climáticas. A Aliança oferece treinamento nessas práticas agrícolas aos mais de cinco milhões de pequenos produtores de cacau que enfrentam mudanças climáticas e pobreza.

Quanto tempo dura o chocolate escuro? Chocolate escuro pode durar até cinco anos. As altas quantidades de açúcar e antioxidantes preservam esses alimentos, mantendo o chocolate fresco. No entanto, os especialistas recomendam o uso ou ingestão de variedades de chocolate branco e de leite dentro de um ano após a fabricação. Esses tipos de chocolate contêm sólidos de leite que têm uma vida útil mais curta.

Que país faz o melhor chocolate escuro? Isso se resume a sua preferência pessoal. O sabor e a qualidade do seu chocolate frequentemente se resumem ao processo de fermentação, moagem e criação.

Por que o chocolate amargo às vezes fica granulado quando você o derrete? Derreter acidentalmente o chocolate a uma temperatura muito alta pode queimar partes dele, causando granulação. Além disso, se você misturar o chocolate amargo com água durante o processo de aquecimento, ele poderá quebrar a emulsão. É por isso que geralmente é recomendado derreter o chocolate amargo com um óleo, como o óleo de hortelã-pimenta. Isso não fará com que a mistura fique granulada.

O que é cacau de comércio justo? O cacau do Comércio Justo é colhido sob um processo certificado, seguido por agricultores, compradores e fabricantes de chocolate. A intenção do Comércio Justo é permitir uma renda sustentável para os agricultores. As empresas que compram cacau desses agricultores devem contribuir para a sustentabilidade social, econômica e ambiental das terras e da comunidade dos agricultores. Existem vários padrões que devem ser cumpridos para se qualificar como Comércio Justo, incluindo ajudar os agricultores a formar cooperativas para que preços justos possam ser alcançados, que padrões de trabalho infantil sejam cumpridos, que produtos químicos e OGM não sejam proibidos e que compradores doem ao desenvolvimento da comunidade. Se o seu chocolate amargo é proveniente de fornecedores do Comércio Justo, isso também significa que nenhum trabalho infantil forçado foi usado na produção do seu chocolate.

Você pode adicionar chocolate amargo ao café? Sim você pode. Derreta simplesmente o chocolate amargo e bata na sua xícara de café. Pode adicionar um sabor rico e uma textura suave e cremosa.

O chocolate amargo é livre de glúten? O chocolate puro e sem açúcar não contém glúten. No entanto, a maioria das marcas de chocolate escuro contém glúten devido à adição de aditivos.

O chocolate escuro é vegano? Nem todo chocolate amargo é vegano, mas certamente você pode encontrar uma variedade de chocolate amargo que é vegano. Verifique a embalagem antes de comprar seu chocolate e verifique se ele não contém produtos lácteos. A maioria das marcas deixará isso bem claro no rótulo.

Posso fazer meu próprio chocolate amargo? Sim, você pode fazer seu próprio chocolate amargo. Há uma variedade de receitas de chocolate amargo que são fáceis de fazer no conforto da sua própria casa. Muitas vezes, você precisará de cacau em pó, mel, extrato de baunilha e óleo de coco, ou variações desses ingredientes.

Quais são os ingredientes do chocolate preto? Tudo isso depende do tipo de chocolate escuro que você compra. Os ingredientes básicos consistem em grãos de cacau, açúcar, um emulsificante e outros itens para melhorar o sabor.

Chocolate escuro pode deixá-lo doente? Infelizmente, sim, o chocolate amargo pode fazer você se sentir doente. Algumas pessoas relatam ter cólicas estomacais, dores de cabeça, fadiga ou enxaquecas após o consumo. No entanto, isso pode depender de muitos fatores, como a quantidade consumida e o status atual de saúde do indivíduo.

Que chocolate escuro tem menos açúcar? Chocolate escuro com porcentagens mais altas, como 90% ou 95%, geralmente contém menos açúcar do que outras variações. A resposta a esta pergunta também pode depender da marca. Você pode comprar chocolate sem açúcar que contenha outros ingredientes para ajudar a adoçá-lo. Você também pode comprar chocolate sem açúcar.

Por que meu chocolate amargo está ficando branco? A cor branca que aparece no seu chocolate amargo não significa que seu chocolate tenha estragado. Essa descoloração branca é causada pela manteiga de cacau que se move pelo chocolate, que depois cristaliza na superfície. Esse processo é conhecido como “flor de gordura”.

Como o chocolate amargo é bom para você? Chocolate escuro é muito benéfico para a sua saúde. Alguns dos benefícios incluem seu alto teor de antioxidantes e sua capacidade de melhorar potencialmente a saúde cardíaca e cardiovascular.

Como o chocolate amargo reduz o estresse? Chocolate escuro pode reduzir o estresse, diminuindo os hormônios do estresse em todo o corpo. Pensa-se que isso se deva ao poderoso efeito dos antioxidantes presentes no chocolate preto.

Qual chocolate amargo é o mais saudável? A maioria dos tipos mais saudáveis ​​de chocolate escuro são aqueles com porcentagens mais altas, como os 90% de chocolate escuro.

Por que o chocolate amargo às vezes é adicionado ao chili? O chocolate escuro é uma adição comum no chili, pois adiciona suavidade e sabor leve a ele. Você não poderá provar o chocolate diretamente, mas quando combinado com outras especiarias, ele é um prato apetitoso.

Chocolate escuro é bom para perda de peso? O chocolate escuro pode ser um ótimo complemento para qualquer dieta, reduzindo o estresse e promovendo a saciedade. No entanto, o tamanho da porção é da maior importância aqui. Embora você possa incluir chocolate escuro como parte de sua dieta para perder peso, exagerar pode levar ao excesso de calorias e ganho de peso, em oposição à perda de peso. Considere manter um quadrado por dia ao tentar perder peso. Isso pode ajudar a reduzir o desejo de chocolate, mas também a obter os benefícios que o chocolate amargo tem a oferecer.

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Recapitular

O chocolate amargo contém poderosos antioxidantes que estão relacionados à pressão arterial mais baixa, risco reduzido de ataque cardíaco e derrame e diminuição da inflamação sistêmica entre as mulheres.

Para melhores benefícios à saúde, parece que a melhor abordagem é buscar o maior conteúdo de cacau possível, se a sua principal prioridade são os benefícios para a saúde – a porcentagem de sólidos de cacau no chocolate escuro se correlaciona diretamente com seu conteúdo antioxidante.

Uma ingestão diária de cerca de 50 gramas, que equivale a aproximadamente metade de uma barra de chocolate de tamanho padrão, parece ser a dose mais eficaz e mais estudada.

Comer chocolate escuro todos os dias é uma maneira fácil de melhorar a saúde do coração e diminuir o risco de doenças crônicas a longo prazo.

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Fonte

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