Quercetina: 8 benefícios comprovados deste antioxidante

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Quercetina

Você já se perguntou o que faz um superalimento super? Ou quais os principais superalimentos, como vinho tinto, chá verde, couve e mirtilo, todos têm em comum? A resposta é a quercetina, um composto natural ligado ao que todos nós procuramos: melhor longevidade, saúde do coração, resistência, imunidade e muito mais.

A quercetina é considerada o flavonóide mais amplamente distribuído e amplamente estudado, de acordo com uma revisão de 2018 .

Demonstrou-se em dezenas de estudos que possuem atividades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e antivirais. De fato, não há muito que este poderoso composto antioxidante não possa fazer, especialmente quando combinado com os benefícios de saúde  da bromelina , uma enzima anti-inflamatória.

Tudo isso explica por que muitos especialistas recomendam o consumo de fontes de alimentos que contêm quercetina regularmente.

Então, quais são esses alimentos e quanto você deve consumir? Vamos explorar.

O que é quercetina?

A quercetina é um tipo de antioxidante flavonóide encontrado em alimentos vegetais, incluindo verduras, tomates, frutas e brócolis. É tecnicamente considerado um ” pigmento vegetal ” , e é exatamente por isso que é encontrado em frutas e legumes profundamente coloridos e cheios de nutrientes.

Considerada um dos  antioxidantes mais abundantes na dieta humana, a quercetina desempenha um papel importante no combate aos danos dos radicais livres, aos efeitos do envelhecimento e da inflamação, de acordo com muitos estudos .

Embora você consiga consumir bastante com uma dieta saudável, algumas pessoas também tomam esse composto em forma de suplemento concentrado para obter efeitos anti-inflamatórios ainda mais fortes.

Para que é utilizada a quercetina? De acordo com o Departamento de Patologia e Diagnóstico da Universidade de Verona, na Itália, os glicosídeos de quercetina e outros flavonóides (como o kaempferol e a miricetina) são “agentes antivirais, antimicrobianos, antiinflamatórios e antialérgicos”.

Eles têm potencial para serem expressos positivamente em diferentes tipos de células, tanto em animais quanto em humanos.

Os polifenóis flavonóides são mais benéficos para regular ou suprimir as vias e funções inflamatórias. A quercetina é considerada o flavonol derivado da natureza mais difuso e conhecido que existe, mostrando fortes efeitos na imunidade e inflamação causadas por leucócitos e outros sinais intracelulares.

Como funciona

A pesquisa mostra que  os alimentos anti-inflamatórios que  contêm quercetina podem ajudar a gerenciar vários problemas inflamatórios de saúde, incluindo doenças cardíacas e problemas nos vasos sanguíneos, alergias, infecções, fadiga crônica e sintomas relacionados a distúrbios auto-imunes, como a artrite. Como exatamente os flavonóides nos beneficiam?

Tudo se resume à capacidade dos alimentos com  alto teor de antioxidantes de serem “eliminadores de radicais livres”.

Como um dos principais bioflavonóides de nossas dietas, a quercetina (um tipo de “antioxidante polifenólico”) ajuda a retardar o progresso do envelhecimento, pois diminui os efeitos do estresse oxidativo no corpo. O estresse oxidativo ocorre em todos nós, mas é aumentado por coisas como uma dieta pobre, altos níveis de estresse, falta de sono e exposição a toxinas químicas.

A quercetina desempenha um papel na regulação da resposta do sistema imunológico a estressores externos por meio de vias de sinalização celular chamadas quinases e fosfatases, dois tipos de enzimas e proteínas da membrana necessárias para o funcionamento celular adequado.

Benefícios

1. Reduz a inflamação

Os flavonóides (também conhecidos como bioflavonoides ou bioflavonoide), incluindo a quercetina, são antiinflamatórios importantes porque atuam como antioxidantes, o que significa que literalmente combatem o processo natural de “oxidação” que ocorre ao longo do tempo à medida que envelhecemos.

A quercetina pode ajudar a parar as partículas prejudiciais no corpo conhecidas como radicais livres, que afetam negativamente o funcionamento das células – incluindo as membranas celulares prejudiciais, alterando o funcionamento do DNA, aumentando as mutações celulares e causando a morte de células saudáveis. Também pode reduzir a expressão de genes inflamatórios, como a interleucina.

A pesquisa agora mostra que a  inflamação é a raiz da maioria das doenças, incluindo doenças cardíacas, câncer, declínio cognitivo, alguns transtornos mentais e autoimunes.

No momento, profissionais e pacientes relatam o uso da quercetina para combater efetivamente condições relacionadas à inflamação, incluindo:

  • Endurecimento das artérias (aterosclerose)
  • colesterol alto
  • doenças cardíacas e problemas de circulação
  • resistência à insulina e diabetes
  • distúrbios relacionados aos olhos, incluindo catarata
  • alergias, asma e febre do feno
  • úlceras estomacais
  • comprometimento cognitivo
  • gota
  • infecções virais
  • inflamação da próstata, bexiga e ovários
  • síndrome da fadiga crônica
  • Câncer
  • infecções crônicas da próstata
  • doenças de pele, incluindo dermatite e urticária

2. Combate alergias

A quercetina é um anti-histamínico? Alguns consideram que é um anti-histamínico natural e um anti-inflamatório, possivelmente tornando-o eficaz para diminuir os efeitos de alergias sazonais e alimentares , além de reações de asma e pele.

No entanto, a maioria das pesquisas até o momento foi realizada em animais e não em seres humanos.

Histaminas são substâncias químicas que são liberadas quando o sistema imunológico detecta uma alergia ou sensibilidade, e são elas que explicam os sintomas desconfortáveis ​​que enfrentamos sempre que o corpo tem uma reação alérgica.

A quercetina pode ajudar a estabilizar a liberação de histaminas de certas células imunológicas, o que resulta em diminuição dos sintomas como tosse, olhos lacrimejantes, coriza, urticária, lábios ou língua inchados e indigestão.

Há muito tempo é usado em fórmulas de ervas chinesas antigas, criadas para bloquear alergias a certos alimentos (como amendoins). Estudos realizados em ratos sugerem que pode ser equivalente no combate às alergias como alguns medicamentos prescritos, todos com pouco ou nenhum efeito colateral.

3. Suporta saúde do coração

Devido à sua capacidade de diminuir a inflamação e  o estresse oxidativo , a quercetina parece ser benéfica para pessoas com distúrbios relacionados ao coração e aos vasos sanguíneos, de acordo com vários estudos .

Por exemplo, comer muitas frutas e vegetais profundamente coloridos que contêm flavonóides está associado a um menor risco de doença cardiovascular e até a morte, em adultos mais velhos, entre o risco reduzido de doenças vasculares.

Também está relacionado à redução do risco de diabetes tipo 2 e obesidade, que têm muitos dos mesmos fatores de risco que as doenças cardíacas.

Estudos realizados em animais e em algumas populações humanas mostram que vários tipos de flavonóides (quercetina,  resveratrol  e catequinas, por exemplo) podem ajudar a reduzir o risco de aterosclerose, uma condição perigosa causada pelo acúmulo de placas nas artérias. O fluxo sanguíneo de corte nas artérias é um dos principais fatores de risco para sofrer um ataque cardíaco ou derrame, e é por isso que a parada cardíaca é menos provável entre as pessoas que comem uma dieta repleta de nutrientes.

Os antioxidantes também parecem proteger o corpo contra aumentos no colesterol “ruim” do LDL e podem ajudar a regular os níveis de pressão arterial. Certos estudos mostram que a quercetina evita danos às partículas de colesterol LDL, e parece que as pessoas que ingerem os alimentos mais ricos em flavonóides costumam ter níveis mais saudáveis ​​e mais baixos de colesterol , além de menos incidências de hipertensão e pressão alta.

De fato, se você já ouviu falar que o vinho tinto é bom para o coração, é porque é uma fonte natural de quercetina. É um dos principais ingredientes ativos do extrato de vinho tinto, associado à função cardíaca saudável.

4. Ajuda a combater a dor

Tomar suplementos de quercetina pode ajudar a diminuir a dor associada a condições auto-imunes, como artrite, bem como infecções, incluindo as da próstata e do trato respiratório.

Isso ocorre porque estudos sugerem que a quercetina reduz a dor inflamatória. Por exemplo, existem algumas evidências de vários pequenos estudos de que pessoas com dores na bexiga devido a infecções (causando uma necessidade urgente de urinar, inchaço e queimação) apresentam menos sintomas ao tomar suplementos de quercetina.

Os flavonóides também estão ligados a sintomas reduzidos de prostatite (inflamação da próstata) e artrite reumatóide (AR). Há evidências de que quando os pacientes com AR passam de uma “dieta ocidental típica” para outra mais rica em alimentos ricos em antioxidantes (como frutas silvestres, frutas, legumes, nozes, raízes, sementes e brotos), sentem menos dor e sintomas recorrentes.

5. Pode ajudar a melhorar a energia e a resistência

A quercetina é adicionada a alguns suplementos esportivos porque acredita-se que ajuda a aumentar o desempenho e a resistência atléticos, provavelmente por causa de seus efeitos positivos no fluxo sanguíneo.

Pesquisadores da  Escola de Fisiologia Aplicada do Instituto de Tecnologia da Geórgia descobriram que, em média, “a quercetina fornece um benefício estatisticamente significativo na capacidade de exercício de resistência humana (VO2 máx) e no desempenho de exercícios de resistência”.

Embora as melhorias às vezes sejam pequenas, faz sentido que os antioxidantes possam aumentar o desempenho físico, pois ajudam a melhorar a saúde dos vasos sanguíneos, que transportam oxigênio e nutrientes para o tecido muscular e articular.

Outros estudos também mostram que ajuda a aumentar a função imunológica e evita a suscetibilidade a doenças que podem ocorrer quando alguém treina intensamente e experimenta exaustão. Um estudo encontrou evidências de que tomar 500 miligramas de quercetina duas vezes ao dia ajudou a proteger os ciclistas do desenvolvimento de infecções respiratórias induzidas pelo exercício após períodos de exercícios pesados.

Por aumentar o seu nível de energia, a quercetina afeta o sono? Por exemplo, existe uma ligação entre quercetina e insônia?

Um estudo encontrou evidências de que ele pode alterar parcialmente o ciclo sono-vigília através da ativação dos receptores GABA. No entanto, geralmente não se acredita que a insônia seja um efeito colateral comum de tomá-la em forma de suplemento dietético.

6. Pode ajudar a combater o câncer

Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Boston, publicado no  Journal of Biological Regulators and Homeostatic Agents, mostra uma ligação entre uma dieta rica em nutrientes rica em quercetina e outros antioxidantes e um risco reduzido de câncer.

A quercetina parece ter uma potencial atividade quimioprotetora e pode ter um efeito antiproliferativo exclusivo nas células cancerígenas, tornando-a um complemento eficaz para qualquer abordagem natural de tratamento do câncer. Pesquisas mostram que isso pode resultar da modulação das vias EGFR ou receptores de estrogênio.

Estudos recentes descobriram que a quercetina pode ajudar a interromper os processos envolvidos na proliferação e mutação celular, no crescimento de tumores e nos sintomas relacionados aos tratamentos típicos do câncer, como radiação ou quimioterapia.

Atualmente, a maioria dos estudos realizados sobre os efeitos da quercetina no funcionamento celular envolveu animais , portanto ainda são necessárias mais pesquisas para revelar efeitos específicos nas células cancerígenas humanas. Isto é especialmente verdade quando tomado em doses altas acima da quantidade que alguém obteria de uma dieta saudável.

7. Ajuda a proteger a saúde da pele

Capaz de bloquear os “ mastócitos ” , células imunes essenciais para desencadear reações alérgicas, doenças inflamatórias e doenças autoimunes, a pesquisa mostra que a quercetina ajuda a proteger a pele dos efeitos de distúrbios como dermatite e fotosensibilidade.

Flavonóides como a quercetina bloqueiam a liberação de muitas citocinas pró-inflamatórias, como IL-8 e TNF, que ajudam a interromper os sintomas relacionados à inflamação da pele, mesmo em pessoas que não encontram alívio com outros tratamentos ou prescrições convencionais.

Estudos descobriram que este composto tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a combater doenças alérgicas e inflamatórias, além de algumas prescrições, quando tomados em forma de suplemento oral. Por exemplo, algumas pessoas tomam quercetina para eczema, pois pode inibir a secreção de histamina e marcadores pró-inflamatórios.

8. Protege a saúde do fígado

Pesquisas recentes mostraram que esse antioxidante tem efeitos protetores quando administrado a ratos com lesão hepática aguda induzida por etanol. Os pesquisadores concluíram que “a quercetina, por múltiplos mecanismos de interação, demonstra efeito hepatoprotetor na lesão hepática induzida pelo álcool, aumentando as atividades das enzimas metabolizantes do etanol, aumentando as atividades do sistema antioxidante contra o estresse oxidativo, diminuindo as expressões das citocinas pró-inflamatórias”.

Um estudo de 2017 encontrou evidências indicando que a quercetina atenua a inflamação e fibrose hepática em camundongos através da inibição da infiltração de macrófagos. Os pesquisadores acreditam que “é promissor como potencial agente terapêutico para a doença hepática fibrótica humana”, uma condição desencadeada por lesão hepática e inflamação.

9. Protege contra desordens neurológicas

Há evidências crescentes mostrando que a quercetina oferece benefícios neuroprotetores , devido à sua capacidade de defender o cérebro contra o estresse oxidativo e a inflamação, levando a um risco potencialmente menor de doenças cognitivas como a doença de Alzheimer e a demência.

Um estudo de 2018 concluiu que “os resultados sugerem um possível novo papel protetor dos flavonóides na dieta da doença de alzheimer (DA)”. O estudo constatou que a administração de quercetina nos estágios iniciais médios da patologia da DA melhora a disfunção cognitiva e aumenta a proteção principalmente relacionada ao aumento da depuração de Aβ e à astrogliose reduzida, que está relacionada à destruição de neurônios.

Fontes de alimentos

Quais alimentos têm mais quercetina? Todos os tipos de saborosas plantas com pigmentos vermelho, verde e roxo vêm embalados com quercetina – por exemplo, vinho tinto, mirtilos, maçãs, cebola roxa e até chá verde  são algumas das melhores fontes.

Acredita-se que a quercetina seja o flavonóide mais abundante na dieta humana. Mas a quantidade encontrada em alimentos vegetais pode variar muito, dependendo de onde são cultivados, de quão frescos são, de como são preparados e assim por diante.

Algumas das principais fontes de quercetina para adicionar à sua dieta incluem:

  • Maçãs
  • Pimentos
  • vinho tinto
  • Cerejas e bagas escuras (mirtilos, mirtilos, amoras e outros)
  • Tomates
  • Vegetais crucíferos, incluindo brócolis, couve e couve
  • Vegetais verdes folhosos, incluindo espinafre, couve
  • Frutas cítricas
  • Cacau
  • Cranberries
  • Grãos integrais, incluindo trigo sarraceno
  • Aspargos crus
  • alcaparras
  • Cebola vermelha crua
  • Azeite
  • Chá preto e verde
  • Feijões / leguminosas
  • Ervas, incluindo sálvia, ancião americano,  erva de São João  e ginkgo biloba

Suplementos e Dosagem

Alguns dos tipos mais comuns de suplementos alimentares incluem: quercetina 3, glucosídeo de quercetina 3, aglicona de quercetina, isoquercetina, rutinosídeo de quercetina 7 e ramnosídeo de quercetina 3 0. Alguns suplementos de quercetina também são rotulados como di-hidrato de quercetina , que é principalmente insolúvel em água e pode não ser absorvido assim como outros tipos.

Não há uma quantidade diária recomendada de ingestão de quercetina, portanto, as recomendações de dosagem podem variar dependendo do seu estado de saúde.

As estimativas mostram que a maioria das pessoas normalmente recebe entre cinco e 40 miligramas por dia comendo alimentos vegetais comuns; no entanto, se você seguir uma dieta rica em nutrientes, provavelmente consumirá muito mais – até 500 miligramas por dia, de acordo com alguns relatórios .

  • As doses ideais de quercetina não foram estabelecidas para nenhuma condição específica pelo FDA ou por qualquer outra autoridade sanitária no momento. Portanto, cabe a você e seu médico decidir qual a quantidade que melhor funciona para você.
  • Para as pessoas que recorrem aos suplementos de quercetina, as doses orais comuns são de 500 miligramas tomadas duas vezes ao dia , mas também é definitivamente possível obter benefícios ao tomar doses mais baixas.

Os suplementos de quercetina estão disponíveis em todos os tipos de pílulas ou cápsulas e são comumente usados ​​em fórmulas juntamente com outros ingredientes anti-inflamatórios. Por exemplo, a quercetina com bromelina (uma enzima anti-inflamatória encontrada no abacaxi) pode ser usada para ajudar a controlar alergias.

Isso pode ser rotulado como uma fórmula de “complexo de quercetina”, que é uma fórmula sinérgica que se destina a oferecer anúncios antioxidantes adicionais / ou suporte antienvelhecimento.

Ao comprar cápsulas ou suplementos, certifique-se de comprar de uma marca respeitável e leia os ingredientes cuidadosamente, pois a quantidade de ingrediente ativo pode variar bastante, dependendo do fabricante (que é uma das razões pelas quais é difícil recomendar uma dose específica).

Efeitos colaterais, riscos e interações

Quais são os efeitos colaterais da quercetina? Por ser derivada naturalmente de alimentos, a quercetina parece ser segura para quase todos e apresenta poucos riscos.

De acordo com um relatório de 2018 , a maioria dos estudos constatou pouco ou nenhum efeito colateral em pessoas que fazem dietas ricas em nutrientes com alto teor de quercetina ou que tomam suplementos por via oral a curto prazo.

É seguro tomar quercetina diariamente?

Quantidades de até 500 miligramas tomadas duas vezes ao dia por 12 semanas parecem ser muito seguras. Se você planeja tomar este suplemento por mais tempo, é uma boa ideia falar com seu médico primeiro.

No entanto, é claro, em doses muito altas, existem alguns riscos. Os efeitos colaterais podem incluir dores de cabeça e formigamento nos braços e pernas.

Doses muito altas tomadas por via intravenosa também foram associadas a casos de danos nos rins, embora isso pareça muito raro. Também é possível que a suplementação de quercetina possa interagir com a eficácia de antibióticos, quimioterapia e medicamentos para afinar o sangue; portanto, tenha cuidado se você tomar algum desses medicamentos.

Para as mulheres que estão grávidas ou amamentando, isso não parece ter efeitos negativos, embora não tenha havido muita pesquisa nessa população, por isso é sempre uma boa ideia conversar primeiro com o seu médico.

Quercetina ou cães e animais de estimação são seguros? Sim, de acordo com a Dogs Naturally Magazine .

Alguns donos de animais optam por dar bromelina e quercetina, às vezes juntamente com outros ingredientes, como óleo de cânhamo, para promover a saúde da pele e combater alergias e efeitos do envelhecimento. Pode ajudar a reduzir a coceira, dificuldade em respirar e / ou problemas gastrointestinais em cães, além de ajudar a proteger contra o câncer.

Pegue o peso do seu animal de estimação e multiplique-o por 1000 mg e divida-o por 150 para obter a dose de miligrama que o seu animal precisa por dia (de preferência, divida em duas doses)

Pensamentos finais

  • O que é quercetina? É um tipo de antioxidante flavonóide encontrado em alimentos vegetais, incluindo verduras, tomate, frutas e brócolis.
  • Tecnicamente, é considerado um “pigmento vegetal”, e é exatamente por isso que é encontrado em frutas e vegetais profundamente coloridos e cheios de nutrientes.
  • Juntamente com outros flavonóides, demonstrou-se ter efeitos antivirais, antimicrobianos, anti-inflamatórios e antialérgicos. O uso de quercetina para alergias é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas tomam esse composto em forma de suplemento.
  • Os suplementos e alimentos com quercetina podem ajudar a reduzir a inflamação, combater alergias, apoiar a saúde do coração, combater a dor, potencialmente melhorar a resistência, combater o câncer e proteger a saúde da pele e do fígado.
  • Alguns dos principais alimentos com quercetina incluem maçãs, pimentões, vinho tinto, cerejas escuras, tomates, vegetais crucíferos e de folhas verdes, frutas cítricas, grãos integrais, legumes, ervas e muito mais.
  • Os possíveis efeitos colaterais da quercetina podem incluir dores de cabeça e formigamento nos braços e pernas, embora sejam raros.

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