Qual é o índice glicêmico?

O índice glicêmico é uma medida criada intencionalmente para classificar os alimentos de acordo com o efeito que eles produzem na glicemia. Isto é, tenta-se medir como afeta certos alimentos no açúcar presente no sangue.

Uma vez que o alimento é ingerido e absorvido pelo intestino do ser humano, os valores de açúcar no sangue variam. Essa variação depende da conformação nutricional do alimento que foi consumido. A glicose no sangue de uma pessoa que ingeriu doces não será a mesma que em comparação com quem ingeriu macarrão.

O índice glicêmico tenta refletir, então, qual a capacidade dos alimentos para aumentar o açúcar no sangue. Não é um número que se entende, mas que é uma fórmula matemática criada para esse fim.

Então, basicamente teremos dois tipos de alimentos – então veremos que a classificação oficial está em três grupos:

  • Alimentos com baixo índice glicêmico: são aqueles que não aumentam tanto o açúcar no sangue imediatamente se ingeridos. Além disso, a elevação que eles produzem é sustentada ao longo do tempo com mais persistência.
  • Alimentos com alto índice glicêmico: Pelo contrário, esses alimentos produzem altos níveis de açúcar no sangue imediatamente no corpo, mas de curta duração.

A fórmula foi criada em 1981. Em 1995, foram criadas tabelas muito completas, com mais de quinhentos alimentos, para catalogá-las de acordo com seu índice glicêmico. E desde 2002 existe a tabela internacional, proposto pelo pesquisador Foster e sua equipe, que pode ser considerado o mais aceito hoje.

Quais fatores influenciam o índice glicêmico?

Você tem que deixar claro que o índice glicêmico não é equivalente à quantidade de carboidratos nos alimentos. Uma coisa é o efeito que causa no açúcar no sangue e outra é a sua composição nutricional. Essa confusão pode ser contraproducente.

O valor do índice glicêmico de um alimento é dado por três questões:

1. O tipo de açúcar simples que o constitui

Como dissemos, A composição nutricional não equivale diretamente ao efeito sobre a glicemia. As batatas, por exemplo, contêm um tipo de açúcar simples que é diferente do leite. Então, antes da ingestão desses alimentos, o corpo reagirá de maneira diferente e os processará em momentos diferentes.

2. Presença de outros nutrientes

Os açúcares não são isolados nos alimentos, mas são encontrados em relação a outras substâncias, como gorduras. O açúcar das nozes, por exemplo, é combinado com gordura e fibra alimentar, O corpo leva mais tempo para separar o açúcar para processá-lo.

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3. O tipo de processamento de alimentos

Alimentos cozidos, cozidos ou fritos não têm o mesmo efeito na glicose no sangue. Se eles passaram por uma geladeira ou freezer frio, eles também variam seu efeito final. Sabemos que o purê de batatas tem um índice glicêmico mais alto do que a própria batata frita.

O suco de uma fruta também tem um índice glicêmico mais alto do que a fruta inteira. As massas cozidas nesse ponto, por outro lado, têm um índice mais baixo do que o que foi cozido demais.

Alimentos ricos em carboidratos.
O índice glicêmico não é equivalente à quantidade de carboidratos em um alimento. De fato, isso pode variar dependendo do método de cozimento.

Quais valores você usa?

Os valores do índice glicêmico provêm de testes e fórmulas de laboratório. Para o nosso uso diário Não é necessário entender como os cálculos são realizados ou como a fórmula foi feita.

Sim, podemos dizer isso é uma medida proporcional da velocidade com que os carboidratos nos alimentos se manifestam na forma de açúcar no sangue. É proporcional porque o valor de referência é sempre o da glicose pura.

A glicose pura recebe o valor de 100 e, com base nessa referência, são estabelecidos os índices dos outros alimentos, formando três grupos gerais:

  • Baixo índice glicêmico: alimentos com um valor entre um e cinquenta e cinco
  • Índice glicêmico médio: valores alimentares entre cinquenta e seis e sessenta novos
  • Alto índice glicêmico: todos os alimentos com valor superior a setenta.

Quanto maior o número do índice glicêmico, significa que quanto mais rápido a glicose no sangue aumentar após a ingestão. Ao contrário, Um baixo índice glicêmico será o de alimentos que não aumentam substancialmente a glicose no sangue após a ingestão.

Enfatizamos novamente que esse valor não reflete a estrutura nutricional dos alimentos. Isso não nos fornece informações sobre gorduras alimentares, nem sobre as quilocalorias que fornece, muito menos a carga específica de açúcar que possui.

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Como o índice glicêmico influencia a vida cotidiana?

Nutricionista e índice glicêmico
Consultar o nutricionista é crucial para obter uma dieta adequada em caso de problemas como diabetes.

Conforme antecipamos, a medida de que estamos falando não é a única sobre a qual devemos prestar atenção. É uma medida que pode ajudá-lo a traçar uma dieta diabética, mas sempre em combinação com outros fatores.

Um valor que ajuda a complementar é a carga glicêmica, que mede a quantidade e a qualidade dos carboidratos em um alimento. Por exemplo, uma barra de cereal comercial tem um alto índice glicêmico, mas uma carga glicêmica baixa porque a porção é sempre pequena.

Além disso, em dietas preparadas por profissionais, os alimentos são variados. O índice glicêmico nesses casos surge da combinação. Um alimento com alto valor pode ser compensado se no mesmo prato for ingerido com um de baixo índice.

Por outro lado, as refeições do dia são diversas, e não apenas uma, então índices glicêmicos estão combinando. Sabe-se que uma refeição com baixo índice é capaz de melhorar a assimilação de glicose da próxima refeição, como efeito cumulativo.

Claro, na presença de doenças metabólicas, como diabetes É sempre imperativo que a dieta seja guiada por um nutricionista. A consulta com esses profissionais pode esclarecer dúvidas sobre nossos hábitos alimentares.

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