benefícios da quercetina

Quais são os benefícios da quercetina?

A quercetina é um pigmento encontrado em muitas plantas, frutas e vegetais. Pode ter alguns benefícios para a saúde e ajudar a prevenir uma série de doenças.

As pessoas podem obter quercetina por meio de uma dieta balanceada ou tomando um suplemento.

Este artigo detalha os possíveis benefícios da quercetina. Também analisa os potenciais efeitos colaterais.

O que é quercetina?

A quercetina é um flavonol, que é uma subcategoria dos flavonóides.

Os flavonóides são um produto químico específico das plantas, chamados fitonutrientes, e apresentam uma ampla gama de benefícios à saúde.

Os humanos não conseguem produzir quercetina em seu corpo, mas muitas frutas, vegetais e bebidas a contêm.

benefícios da quercetina

Alimentos e bebidas que contêm quercetina incluem:

  • uvas
  • alcaparras
  • bagas
  • cerejas
  • maçãs
  • frutas cítricas
  • cebolas
  • trigo sarraceno
  • brócolis
  • couve
  • tomates
  • vinho tinto
  • chá preto

A quercetina também está presente em remédios fitoterápicos, como ginkgo biloba e erva de São João. As pessoas também podem tomar quercetina como suplemento.

A quercetina é um dos flavonóides mais comuns e bem pesquisados.

8 benefícios da quercetina

Os possíveis benefícios da quercetina para a saúde incluem:

1. Combate aos radicais livres

A quercetina tem propriedades antioxidantes .

Os antioxidantes atuam para proteger o corpo dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis ​​no corpo que podem aumentar o risco de doenças e acelerar o envelhecimento.

Muitos fatores diferentes podem contribuir para mais radicais livres, incluindo:

  • poluição
  • fumaça de cigarro
  • radiação
  • toxinas químicas
  • gases de efeito estufa

Quercetina é um mais poderoso antioxidante do que a vitamina C, vitamina E ou beta-caroteno .

2. Reduzindo a inflamação

A inflamação é a resposta natural do corpo ao estresse e às lesões e geralmente ajuda a cura do corpo. No entanto, a inflamação crônica pode ser prejudicial ao corpo e contribuir para certas condições de saúde.

No entanto, a quercetina pode ajudar a reduzir a inflamação. Um estudo em animais descobriram que a quercetina preveniu a inflamação aguda e crônica, além de apresentar propriedades anti-artrite.

Os resultados de estudos humanos forneceram resultados mistos, no entanto. Enquanto em atletas saudáveis ​​do sexo masculino descobriram que a quercetina pode reduzir a inflamação, mas não tem o mesmo efeito em mulheres com artrite reumatóide .

3. Reduzindo o risco de câncer

A quercetina pode conter propriedades anticâncer que podem ajudar a prevenir a disseminação de células cancerosas e o crescimento do tumor .

Uma pesquisa mostrou que uma dieta rica em flavonóides, como a quercetina, pode ajudar a prevenir o câncer . Frutas e vegetais estão cheios de flavonóides, portanto, aumentar a ingestão desses alimentos pode reduzir o risco de muitos tipos de câncer.

Um relatório de 2015 descobriu que a quercetina restringiu o crescimento das células do câncer de próstata em camundongos e ratos.

Um estudo in vitro de 2018 indicou que a quercetina se mostrou promissora tanto no tratamento quanto na prevenção do câncer de próstata. In vitro significa que os pesquisadores realizaram o experimento fora de uma coisa viva, por exemplo, em um tubo de ensaio.

Os pesquisadores ainda precisam descobrir mais sobre as propriedades anticâncer da quercetina em humanos e garantir que o corpo possa absorver altas doses de quercetina com eficácia.

4. Prevenção de doenças neurológicas

A quercetina pode ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer ou de Parkinson .

O estresse oxidativo contribui para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. O estresse oxidativo ocorre quando há um desequilíbrio dos radicais livres no corpo. As propriedades antioxidantes da quercetina podem ajudar a combater os radicais livres.

Pesquisas em ratos mostraram que a quercetina pode proteger contra o estresse oxidativo. Ele também mostrou que a quercetina pode proteger contra o efeito tóxico de certos metais no sistema nervoso.

5. Aliviando os sintomas de alergia

Uma pesquisa sugere que a quercetina pode ser um anti-histamínico eficaz, pois restringe a liberação de histamina das células.

Essas propriedades anti-alérgicas indicam que a quercetina pode ajudar a tratar bronquite e asma .

6. Prevenção de infecções

A quercetina tem propriedades antibacterianas, que são eficazes contra quase todos os tipos de bactérias, particularmente aquelas ligadas a:

  • estômago e intestinos
  • pele
  • respiratório
  • urinário

A quercetina, junto com outros flavonóides, pode ajudar a combater vírus, como:

  • adenovírus
  • vírus herpes simples
  • encefalite japonesa
  • vírus sincicial Respiratório

7. Reduzindo o risco de doenças cardíacas

A dieta alimentar desempenha um papel essencial na redução do risco de doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas e derrames . Como as frutas e vegetais contêm flavonóides, comer mais deles pode reduzir o risco dessas doenças.

Quercetina pode melhorar saúde das células dos vasos sanguíneos e fluxo sanguíneo através das artérias em pessoas com doenças cardíacas.

8. Reduzindo a pressão alta

De acordo com um estudo de 2016 da American Heart and Stroke Association, tomar suplementos de quercetina pode ser uma forma eficaz de reduzir a pressão arterial .

Outra pesquisa mostrou que pessoas que estavam acima do peso e tomaram um suplemento de quercetina de 150 miligramas (mg) por dia tinham níveis mais baixos de colesterol prejudicial no sangue, bem como pressão arterial sistólica reduzida, que mede a pressão nos vasos sanguíneos durante o batimento cardíaco.

Conclusão

A quercetina é um flavonóide encontrado em frutas e vegetais. Ele tem uma ampla gama de benefícios, que as pessoas podem obter incluindo uma variedade de frutas e vegetais em sua dieta.

Embora muitos estudos tenham encontrado muitos benefícios potenciais da quercetina, muitos desses estudos foram realizados em animais ou in vitro .

Mais pesquisas em humanos são necessárias para compreender os benefícios e efeitos colaterais completamente.

Se as pessoas desejam complementar sua dieta com quercetina, devem primeiro consultar um profissional de saúde.

A quercetina está disponível em farmácias, lojas de alimentos naturais e online .