Quais são as fases do sono?

As fases do sono são lapsos em que ocorrem mudanças enquanto dormimos. Muitas pessoas acreditam que, quando dormimos, estamos em uma inatividade semelhante a uma letargia. Isto não é assim. Durante o sonho, ocorrem diferentes processos, que configuram cada estágio.

A presença das diferentes fases do sono pode ser evidenciada por exames médicos como eletroencefalograma, eletromiograma e eletrooculograma. Através destes, você pode observar as alterações na condutividade elétrica da pele, freqüência respiratória e freqüência cardíaca, em cada fase.

Há pessoas que em dormir eles não conseguem passar por todas as fases do sono e assim eles acordam cansados ​​e sentem sono durante o dia. Isso gera problemas diferentes. A conclusão dos ciclos do sono é essencial para manter o equilíbrio físico e psíquico das pessoas.

Aspectos gerais sobre as fases do sono

ciclos do sono ritmos circadianos insônia

O sono é um processo que não se desenvolve linearmente, mas ciclicamente. Em outras palavras, existem várias fases do sonho que se sucedem sequencialmente. Comece com um estado pouco entorpecido, até atingir o sono mais profundo. Depois, ele retorna ao ponto inicial e o ciclo se repete.

Cada ciclo completo do sono dura entre 90 e 100 minutos na maioria das pessoas. Normalmente, temos entre quatro e seis ciclos durante o período normal de descanso em uma noite. A ordem na qual as diferentes fases do sono são apresentadas é sempre a mesma.

Em princípio, o sonho é dividido em duas etapas principais. O primeiro é chamado de fase de sono lento, ou fase não REM; e fase rápida do sono, ou Fase REM. A palavra REM refere-se a um acrônimo em inglês: Movimentos rápidos dos olhos ou movimentos oculares rápidos.

As fases do sono lento

A fase não REM é chamada sono lento, porque corresponde ao estágio em que o cérebro tem ondas lentas. Representa o estágio de transição entre o estado de vigília e o estado de sonho. O que predomina é um estado de sono leve, com respiração atenuada.

Durante esse estágio, não estamos dormindo adequadamente, mas em estado de devaneio. Ainda ouvimos os sons do ambiente e estamos apenas parcialmente desconectados do que está acontecendo ao redor. Essa fase dura cerca de 15 minutos, a partir do momento em que fechamos os olhos. No entanto, temos apenas cinco minutos de sono real.

O sono lento, ou fase não REM, é dividido em quatro fases do sono, cada um com suas próprias características. Essas fases são:

  • Fase I ou dormência. Dura cerca de 10 minutos. O tônus ​​muscular diminui e os movimentos oculares ficam lentos. Em alguns casos, existem alucinações no início e no final desta fase. Corresponde a 5% do sono total.
  • Fase II ou Sonho Leve. Os mecanismos para evitar o despertar são ativados. Diminui a frequência cardíaca e respiratória. Os movimentos dos olhos desaparecem e o sono começa a ser repousante, embora não completamente. Esse estágio corresponde a aproximadamente 50% do sono.
  • Fase III ou transição para o sono profundo. É a mais curta de todas as fases do sono, dura entre dois e três minutos. O bloqueio sensorial aumenta e o sono se torna mais profundo. Se acordamos, experimentamos confusão. Nesta fase, você não sonha.
  • Fase IV ou Delta Dream. É um estágio que dura cerca de 20 minutos e raramente uma pessoa acorda nessa fase. Não há sonhos, mas envolve um descanso repousante, essencial para o corpo e a mente.

A fase REM

A segunda das duas grandes fases do sono são os chamados REM, ou movimentos oculares rápidos. Nesta fase, o cérebro está bastante ativo, mas simultaneamente todos os neurônios motores estão bloqueados., para que não possamos nos mover enquanto passamos por esse estágio.

Essa fase também é conhecida como “sonho paradoxal”, justamente porque apresenta esse contraste entre um relaxamento total dos músculos, característico do repouso, e uma importante ativação do cérebro, característica do estado de vigília.

Este é também o estágio em que sonhamos e as imagens dos sonhos são percebidas como reais. Se alguém acordar nessa fase, lembrará claramente do que estava sonhando. Pelo menos é o que acontece em 80% das pessoas. Se uma pessoa pudesse se mover durante esse estágio, talvez ela se concretizasse em atos com o que está sonhando.

A fase REM ocorre em momentos diferentes durante o sono e tem duração variável. A primeira vez que apresenta dura cerca de 10 minutos e a última, entre 30 e 40 minutos, em um sonho de oito horas. Comece com uma respiração rápida e irregular e depois entre em um estado de sono profundo.