Quais os Suplementos indicados para ajudar crianças com TDAH

Quais os Suplementos indicados para ajudar crianças com TDAH

Alguns suplementos de TDAH – vitaminas, minerais e ervas – podem aumentar a medicação para TDAH para ajudar a aliviar sintomas como desatenção, memória, humor e função cognitiva. 

As pesquisas mostram que a medicação faz um bom trabalho no controle dos sintomas de TDAH em muitas crianças e adultos. Ainda assim, a ideia de começar a usar uma droga em seu filho ou filha de oito anos, não importa o quão eficaz seja, causa muita angústia e exame de consciência nos pais antes de concordarem em fazê-lo. 

Existem potenciais efeitos colaterais a serem considerados, juntamente com o fato de que os medicamentos para TDAH não funcionam da mesma forma para todas as crianças no controle dos sintomas. Portanto, alguns pais procuram outros remédios naturais para o TDAH, como nutrição, exercícios e suplementos, para ajudar seus filhos a lidar com os sintomas.

É importante entender o que é um suplemento. Um suplemento nutricional fornece nutrientes básicos para uma saúde e funções ideais que você pode não estar obtendo com sua alimentação. Os suplementos incluem vitaminas, minerais, proteínas e gorduras. Não incluo ingredientes herbais ou botânicos, como ginkgo ou erva de São João, na categoria de suplementos. Os botânicos são produtos à base de plantas que não são necessariamente nutrientes, mas que podem ter efeitos positivos na saúde e na função.

Agora, vamos examinar os suplementos individuais de TDAH que recomendo. Cada remédio natural para o TDAH mencionado aqui tem algumas pesquisas para apoiar sua eficácia na melhoria de alguns sintomas.

Se possível, eu consultaria um médico para ajudá-lo a incorporar suplementos ao seu plano de tratamento. Gerenciar suplementos e outros tratamentos integrativos requer experiência. É difícil para uma família fazer isso sozinha.

Suplemento de TDAH: ácidos graxos ômega-3

Geralmente administrado na forma de óleo de peixe, o ômega-3 é provavelmente o suplemento mais pesquisado para o TDAH . Numerosos estudos, incluindo duas metanálises, encontraram benefícios na área de hiperatividade, atenção ou impulsividade.

Encontrar o melhor suplemento de ômega 3 é uma história diferente. Apesar de todos os estudos sobre o ômega-3, ainda restam dúvidas sobre a dose ideal e como administrá-la. Os ácidos graxos ômega-3 importantes são EPA e DHA, que estão listados na maioria dos rótulos de produtos. Eu recomendo um total de 1.000 mg. de EPA mais DHA (somar os dois) para crianças menores, 2.000 mg. para adolescentes e 1.500 mg. para aqueles no meio. Deve haver 1,5 a 2 vezes mais EPA do que DHA. 

A maioria das gomas ômega-3 não fornece esses níveis mais elevados, então sua melhor opção é dar a seu filho cápsulas ou um líquido. Para crianças que são vegetarianas, o óleo de algas está disponível, mas requer grandes doses para obter EPA e DHA suficientes.

Um suplemento relacionado é a fosfatidilserina. É um tipo de molécula derivada de ácidos graxos que desempenha um papel importante na sinalização celular. Alguns pequenos estudos indicam que pode ser útil para o TDAH. Pode ser tomado sozinho ou em conjunto com um suplemento de óleo de peixe.

Suplemento TDAH: Zinco

O zinco é muito recomendado para crianças com TDAH. O mineral não é tão pesquisado quanto o ômega-3 e o ferro, mas há algumas pesquisas positivas. Um estudo mostrou que tomar zinco com um psicoestimulante causou uma redução de quase 40% na quantidade de estimulante necessária para funcionar em níveis ideais. Outros estudos mostraram benefícios para os sintomas de TDAH em geral. Os níveis de zinco podem ser medidos no sangue, mas é seguro administrar 20-25 mg. de zinco diariamente para seu filho sem primeiro fazer um teste de sangue.

Suplemento TDAH: Vitamina D

Muitas crianças têm níveis anormalmente baixos de vitamina D. Pesquisas mais recentes mostram que crianças com TDAH têm níveis mais baixos de vitamina D do que crianças sem a doença. Um estudo mostrou que mulheres grávidas com baixos níveis de vitamina D tinham maior probabilidade de seus filhos terem TDAH. Não há estudos mostrando que dar vitamina D a crianças com TDAH melhora seus sintomas. No entanto, gostaria de verificar os níveis de vitamina D e suplementar se os níveis estão baixos ou mesmo limítrofes.

Suplemento TDAH: Ferro

Os baixos níveis de ferro mineral podem ser um problema significativo em crianças com TDAH. Estudos demonstraram que o ferro é crucial para o funcionamento normal do cérebro e que o tratamento com suplementos de ferro pode melhorar os sintomas de TDAH.

Antes de dar um suplemento de ferro ao seu filho, é importante medir os níveis de ferro no sangue dele. Quando os médicos os medem em crianças, eles testam a hemoglobina e o hematócrito – o nível de ferro nos glóbulos vermelhos. Essas leituras são geralmente normais em crianças com TDAH. 

É recomendável que os médicos também verifiquem o nível de ferritina, que mede o ferro em circulação. Isso costuma ser baixo, ou quase baixo, em crianças com TDAH. Um estudo mostrou que o nível médio de ferritina em crianças com TDAH era de 22, em comparação com 44 em crianças sem TDAH.

O ideal é suplementar com ferro se uma criança tem um nível de ferritina abaixo de 30. É importante usar um produto de ferro quelado, que reduz o problema de prisão de ventre ou dores de estômago. Normalmente começo com 30-40 mg. de ferro elementar por dia e meça os níveis de ferritina novamente em três a seis meses.

Multivitamínico / Multimineral para TDAH

É importante que as crianças com TDAH tenham quantidades adequadas de uma ampla variedade de vitaminas e minerais, mas até recentemente, havia poucas pesquisas sugerindo que tomar um multivitamínico / multimineral era útil para o TDAH. As pesquisas indicam que uma combinação específica de multivitamínico / multimineral é eficaz para crianças que têm TDAH e desregulação emocional , muitas vezes exibida por crianças opositoras.

Nutrientes essenciais diários é feito por Hardy Nutritionals. Em um estudo, os micronutrientes nesta formulação reduziram a deficiência e melhoraram a desatenção, a regulação emocional e a agressão. DEN não melhorou os sintomas hiperativos / impulsivos. A desvantagem é que é caro e a criança precisa tomar seis comprimidos por dia. É possível que outros multivitamínicos tenham efeitos semelhantes, mas eles não foram bem estudados.

Suplemento TDAH: Magnésio

Este mineral não melhora diretamente a atenção, mas pode acalmar a hiperatividade e a agitação, que comprometem a atenção. Acho que o magnésio é útil para crianças que têm um “efeito rebote” depois que o efeito da medicação estimulante passa. Uma criança pode tomar 100-300 mg com segurança. de magnésio elementar duas vezes ao dia na forma de glicinato, citrato ou quelato de magnésio. A forma de citrato tende a causar fezes moles.

Suplemento TDAH: Inositol

O inositol é encontrado em quantidades muito pequenas em muitos alimentos. Em doses concentradas, ajuda a conter a agitação e a ansiedade. Eu recomendo 12-18 gramas por dia divididos em duas ou três doses para adultos. A dose para crianças seria calculada com base em sua massa.

Suplemento TDAH: Ginkgo Biloba

Esta erva tem sido usada para melhorar a função cognitiva há milhares de anos. Alguns pequenos estudos mostraram que pode ser útil em crianças com TDAH. Um recente estudo duplo-cego randomizado analisou a adição de ginkgo a um estimulante que as crianças já estavam tomando. Algumas crianças tomaram ginkgo mais um estimulante, enquanto outras tomaram um placebo e um estimulante. Aqueles que tomaram o ginkgo tiveram uma taxa de resposta 35% melhor em termos de atenção aprimorada. Não teve efeito sobre a hiperatividade ou impulsividade. Eu uso 60 mg, duas vezes ao dia, para crianças.

Outras ervas para TDAH

Bacopa e gotu kola, que fazem parte da medicina ayurvédica (a medicina tradicional da Índia), têm sido usados ​​para tratar o TDAH, mas a medicina ocidental fez poucas pesquisas sobre eles.

Uma erva, a erva de São João, costuma ser recomendada para crianças com TDAH, mas pesquisas mostram que ela ajuda com transtornos de humor, não com TDAH.

O ABC dos suplementos de TDAH

Entre as muitas perguntas que os pais me fazem quando penso em suplementos naturais para o TDAH estão: Como os suplementos podem ajudar? Eles são um substituto para a medicação para TDAH ou podem ser usados ​​juntos? Quanto tempo demoram para trabalhar? Eles podem ter efeitos colaterais?

  1. Como os suplementos melhoram a atenção, impulsividade ou hiperatividade? É útil entender como os suplementos são pesquisados. O método mais comum é dar o suplemento em estudo ou um placebo a uma pessoa e ver se os sintomas do TDAH melhoram. Os pesquisadores medem isso observando pesquisas ou listas de verificação de TDAH preenchidas por professores e pais. Na maioria dos casos, a pesquisa mostra melhorias na atenção e foco, hiperatividade ou impulsividade, ou todos eles. É difícil prever o efeito que um único suplemento terá em uma criança.
  2. Os suplementos irão melhorar os sintomas tanto quanto a medicação para TDAH? Para a maior parte, não. Suplementos amigáveis ​​ao TDAH são úteis, mas não têm o efeito imediato e poderoso sobre os sintomas de TDAH que os medicamentos. É difícil quantificar a eficácia desses suplementos em comparação com a medicação. É importante notar que os suplementos em geral têm muito menos efeitos colaterais do que os medicamentos e menos potencial para efeitos colaterais graves. Eu uso suplementos como parte de um plano de tratamento integrativo que inclui intervenções relacionadas à escola, aos pais, ao sono e aos exercícios.
  3. Quanto tempo leva para ver os resultados após o início de um suplemento? Isso varia, dependendo do suplemento e da criança. Algumas famílias me disseram que viram uma melhora poucos dias após o início do óleo de peixe; outras famílias não viram nenhuma melhora depois de um mês. Recomendo esperar alguns meses antes de decidir se os suplementos são úteis ou não.
  4. Os suplementos têm efeitos colaterais? Alguns suplementos têm efeitos colaterais, mas são mais brandos e menos comuns do que os efeitos colaterais dos estimulantes do TDAH. O ferro, por exemplo, pode causar prisão de ventre ou dor abdominal. É importante observar todos os sintomas que ocorrem após o início de um ou mais suplementos e consultar seu médico.
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