Os efeitos da falta de sono

Os efeitos da falta de sono, de acordo com a ciência

Estima-se que passamos um terço da nossa vida dormindo. Essa proporção de tempo pode significar apenas que o sono é fundamental para o nosso bem-estar. Assim, quando falta sono, as consequências não demoram a aparecer. Se essa falta de sono também continuar com o tempo, seus efeitos físicos e psicológicos podem ser realmente difíceis de reverter.

Embora ainda é necessária mais pesquisa sobre suas funções, já existem evidências que relacionam o sono à regulação térmica, metabólica, endócrina, sináptica e imunológica, além de restauração energética e cognitiva. Portanto, alterar os ritmos naturais do sono implica efeitos em todos os aspectos anteriores.

A seguir, descrevemos algumas das principais efeitos da falta de sono nos alimentos, sistema imunológico, cognição e humor.

Os efeitos da falta de sono

Efeitos na alimentação

Os ritmos circadianos regulam os padrões de sono e vigília, liberando certas substâncias. Quando há privação do sono, ocorrem alterações nesses ritmos que desregulam o sistema e, com ele, os padrões de produção de certos hormônios.

Específico, falta de sono causa mais grelina a secretar e menos leptina. A grelina é um hormônio que estimula a fome e a leptina a reduz.

Portanto, não dormir o suficiente está associado a um apetite maior e, portanto, sobrepeso ou obesidade. UMA meta-análise Analisando 30 pesquisas, constatou-se uma maior presença de obesidade em adultos que costumam dormir algumas horas. Além disso, esse relacionamento é ainda maior em crianças.

Além disso, possivelmente para compensar o cansaço e a baixa energia, a ingestão de alimentos após pouco sono é mais afetada pela ansiedade, levando-os a escolher alimentos mais ricos em carboidratos e gorduras, e mais.

Efeitos no sistema imunológico

O sistema imunológico é responsável por defender e restaurar o organismo após uma ameaça ou dano. Faz sentido, então, que, como resultado evolutivo, o sistema imunológico seja reorganizado durante a noite, pois é quando há menos probabilidade de agressão. Assim, numerosas células imunes atingem o pico no início da noite ou no período de sono. Por exemplo, linfócitos ou plaquetas.

Outros hormônios reguladores do sistema imunológico também variam com o ciclo sono-vigília, como prostaglandinas ou hormônios de crescimento, que aumentam ou cortisol, acetilcolina e tireóide, que diminuem. A melatonina, além de regular o sono, tem grande responsabilidade nos processos de fagocitose. Ou seja, na captura e digestão de partículas nocivas.

Com isso em mente, a falta de sono causa alterações na resposta do nosso corpo a doenças ou processos naturais. Portanto, não dormir adequadamente está relacionado a um maior número de infecções e até ao desenvolvimento de diabetes, porque a sensibilidade à insulina é perdida.

Efeitos na cognição

Devido ao cansaço, mau humor e estresse por não dormir, nossa atenção, nossa capacidade de memorizar ou nossa tomada de decisão é afetada. Mas, no entanto, a própria falta de sono também afeta diretamente nossas habilidades cognitivas.

Aparentemente, nossa atenção e vigilância, relacionadas aos cuidados, são os principais afetados. Usualmente, nosso tempo de reação aumenta e nossa capacidade de responder a estímulos é bloqueadaa (o que eles chamam de micro-lapsus). Alguns autores Eles sugeriram que esses momentos de “pausa” corresponderiam a pequenos cochilos que o cérebro tira para descansar da vigília contínua.

Memória e aprendizado também têm sido amplamente relacionados ao sono. Por um lado, dormir bem e um número suficiente de horas é essencial para manter o cérebro em boas condições para receber qualquer aprendizado. Por outro lado, há cada vez mais evidências de que Durante o sonho, novo aprendizado é consolidado e a informação é integrada.

Em geral, a privação do sono também está relacionada à ativação inadequada da rede neural padrão, responsável por manter o cérebro em repouso.

Assim, essa alteração na rede implicaria uma falha na distribuição de recursos nas áreas do cérebro com base nas necessidades da pessoa. Portanto, a falta de sono também está associada a menor desempenho na memória de trabalho, controle inibitório, flexibilidade cognitiva, entre outros.

Efeitos de humor

Não é surpresa que a falta de sono nos deixe mais irritados e com um humor pior. Desde a ciência, os pesquisadores descobriram que Os participantes que dormiram em média 4 horas e meia disseram que se sentiam estressados, tristes e com raiva.

Embora não se saiba com certeza por que o sono afeta o humor, um estudo recente deu o que poderia ser a chave, o gene PER3. Esse gene também está relacionado aos ritmos circadianos, e foi observado que o gene alterado gerou um comportamento depressivo. Por outro lado, alterações e menor quantidade de ondas lentas no sono estão relacionadas à depressão.

Nos casos mais graves de falta de sono, uma vez que se torne crônica e / ou um distúrbio do sono se desenvolva, é comum ocorrerem transtornos de humor ou ansiedade ao mesmo tempo. Isso, além de afetar a saúde física e mental, torna mais difícil, se possível, restaurar os padrões de sono e recuperar o ritmo ideal.

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