Os 20 principais mitos da nutrição de 2020

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Mito 7: Pão faz mal para você

O pão levou uma surra nos últimos anos (especialmente o pão branco). Os detratores do pão geralmente apresentam dois argumentos contra seu consumo:

  • Pão vai fazer você engordar.
  • O pão contém muito glúten , o que é ruim para você.

O pão não o deixa inerentemente gordo, mas tende a ser denso em calorias e, portanto, fácil de comer demais. E, claro, a maioria das pessoas come pão com outros alimentos ricos em calorias, como manteiga, manteiga de amendoim, geléia ou mel. Isso pode levar a um excedente calórico e, portanto, ao ganho de peso ao longo do tempo. Além disso, enquanto o pão pode fazer parte de uma dieta saudável, uma dieta centrada no pão pode excluir mais alimentos ricos em nutrientes, principalmente frutas e vegetais.

Além disso, algumas pessoas optam por evitar o pão inteiramente por causa do seu teor de glúten. Os críticos do glúten afirmam que qualquer quantidade de glúten (uma proteína, ironicamente, não um carboidrato) é um perigo para todos. Embora “tudo” seja um exagero, é realmente possível sofrer de sensibilidade ao glúten não celíaca. [62] [63] No entanto, também é possível que sua sensibilidade ao trigo [64] seja causada por outros compostos, como o FODMAPS (carboidratos de cadeia curta conhecidos por promover sofrimento intestinal por fermentação e produção de gás), [65] [ 66] que estão presentes no trigo, sim, mas também em muitos outros alimentos, como legumes, maçãs e leite (e outros produtos lácteos que contêm lactose).

Pão branco vs. pão integral

Você deve ter ouvido falar que comer pão é bom, desde que seja pão integral. Enquanto o pão branco (feito da farinha de trigo) e o pão integral fornecem um número semelhante de calorias, o pão integral tem um índice glicêmico e índice de insulina mais baixos e, portanto, seu consumo resulta em menor liberação de insulina. Por esse motivo, e devido ao seu maior teor de fibras e micronutrientes, o pão integral é considerado mais saudável que o pão branco.

O que a mídia freqüentemente deixa de mencionar é que as diferenças reais entre pão branco e pão integral são relativamente pequenas . Sim, o pão integral tem um teor mais alto de fibras – mas esse conteúdo é pouco comparado ao de muitas frutas e legumes. Definitivamente, você não precisa comer produtos de trigo integral para obter fibra suficiente em sua dieta! E sim, o pão branco perde mais micronutrientes durante o processamento – mas esses micronutrientes geralmente são reintroduzidos mais tarde (o pão é chamado de “enriquecido”).
A verdade: enquanto algumas pessoas são sensíveis ao trigo, o conteúdo de glúten não é necessariamente o culpado, e outros alimentos também podem estar implicados. Pão, ou qualquer outro alimento, causará inerentemente ganho de peso, a menos que seu consumo o coloque em um excedente calórico. Embora se afirme que o pão integral é muito mais saudável que o pão branco, eles não são tão diferentes e nem contêm altos níveis de fibra ou micronutrientes.

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