Os 20 principais mitos da nutrição de 2020

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Mito 5: Carne vermelha é ruim para você

O refrão comum: carne vermelha causa câncer .

Declarações absolutas são o motivo pelo qual temos tantos mitos sobre nutrição. O câncer é particularmente difícil de discutir em absolutos. Afinal, quase tudo o que comemos tem o potencial de se envolver no desenvolvimento do câncer [50]. No entanto, a carne vermelha tem sido apontada como provável culpada.

Verificou-se que alguns compostos – como os hidrocarbonetos poliaromáticos (PAHs), encontrados em carnes defumadas – danificam o genoma, e danificá-lo é o primeiro passo para um possível câncer. As evidências atuais sugerem que as carnes processadas, principalmente as mais carbonizadas durante o cozimento, podem representar um risco maior de câncer para pessoas com dietas e estilos de vida ruins. [51] [52]

Mas se você moderar a ingestão de carne vermelha, exercitar-se regularmente, comer frutas e vegetais, consumir fibras adequadas, não fumar e beber apenas com moderação, o efeito da carne vermelha no câncer não é motivo de preocupação .

Há alguma evidência de que comer muita carne vermelha ou processada pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 e de várias outras doenças cardiometabólicas, mas essa evidência é de qualidade inferior . Ainda assim, se você deseja ser especialmente cauteloso, pode limitar sua ingestão a três porções por semana (1 porção de carne bovina = 3 onças = 85 gramas).
A verdade: o medo de que a carne vermelha cause câncer é muito exagerado. Fazer escolhas de estilo de vida saudável (como comer uma dieta equilibrada rica em alimentos integrais, manter um peso saudável, se exercitar e não fumar) é mais importante do que controlar a ingestão de carne vermelha. Ainda assim, se você planeja comer menos carne vermelha, comece com o tipo que foi curado, defumado ou altamente processado.

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