Os 10 principais suplementos naturais para aumentar a imunidade

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O sistema imunológico é um sistema complexo que ajuda a proteger o corpo de vírus, bactérias, parasitas e fungos prejudiciais. Dividido em tipos – inato e adaptativo – esse sistema complexo deve diferenciar constantemente entre bugs amigáveis ​​e hostis.

O sistema imunológico inato tem muitas funções. Uma de suas principais funções é enviar células do sistema imunológico às áreas de ameaças percebidas ou reais dentro do corpo, a fim de prevenir o agravamento da infecção. Isso é semelhante a um general enviando tropas para se proteger contra um exército invasor. O sistema imunológico inato também ajuda a estimular a segunda parte das defesas imunológicas, o sistema imunológico adaptativo.

Também conhecido como “sistema imunológico adquirido”, o sistema imunológico adaptativo é a base pela qual as vacinações funcionam e explica como podem ajudar a prevenir infecções. De certa forma, o sistema imunológico adaptativo ajuda a fornecer “um aviso prévio” de quando o ladrão está invadindo a casa, de modo que os cuidados necessários possam ser tomados para evitar uma tragédia.

As células do  sistema imunológico inato , que são a primeira linha de defesa, incluem o seguinte: basófilos, células dendríticas, eosinófilos, macrófagos, mastócitos, neutrófilos e células natural killer.O  sistema imunológico adaptativo  também é conhecido como sistema imunológico adquirido. As células do sistema imune adaptativo incluem células B e células T.

Uma dieta saudável, sono adequado, exercícios regulares e redução do estresse são escolhas de estilo de vida importantes que podemos fazer para ajudar a manter o funcionamento do sistema imunológico em níveis mais elevados. Nenhum medicamento ou suplemento pode substituir a escolha de comportamentos de estilo de vida saudáveis.

No entanto, há evidências de que certos suplementos, vitaminas, ervas e adaptógenos podem fornecer um impulso extra para aqueles que desejam otimizar a saúde do sistema imunológico quando as escolhas de estilo de vida não são suficientes.

NAC

N-acetil L-cisteína (NAC) , é o precursor da  glutationa  e um potente antioxidante. É um derivado do aminoácido natural,  l-cisteína . A glutationa está presente em humanos, animais, plantas e fungos. Ajuda a proteger as células do dano oxidativo e pode ajudar a proteger a imunidade. Estudos 1  mostram que níveis mais elevados de glutationa no sangue estão associados a um risco reduzido de doenças e infecções, especialmente em idosos.

Os estudos também mostram que a glutationa é crucial para ajudar a manter nossos glóbulos brancos, ou linfócitos, bem equipados para ajudar a combater infecções. Um estudo de 2011  mostrou que as seguintes condições estão associadas a níveis mais baixos de glutationa no sangue. Níveis sanguíneos mais elevados podem, portanto, ajudar a proteger contra infecções, se presentes.

  • Lesão pulmonar aguda / síndrome da dificuldade respiratória aguda
  • Bronquite crônica
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica
  • Várias infecções bacterianas e virais

Zinco

De acordo com o Journal of Nutrition, quase 45% dos americanos ingerem inadequadamente zinco , que desempenha um papel essencial em mais de 300 reações bioquímicas no corpo, em suas dietas. Em todo o mundo, mais de 15% das pessoas são deficientes em zinco.

À medida que envelhecemos, a absorção de minerais importantes como o zinco pode ser prejudicada. Além disso, o consumo inadequado de alimentos que contêm zinco ou a ingestão rotineira de álcool também podem resultar em níveis cronicamente baixos de zinco. A deficiência de zinco está associada a um maior risco de infecção e condições autoimunes, de acordo com um estudo de 2018 em Nutrients.

Um estudo de 2016 demonstrou o papel importante do zinco em ajudar as células do sistema imunológico a se comunicarem entre si. Além disso, um estudo de 2017 em Nutrients demonstrou o papel importante do zinco na manutenção dos sistemas imunológico inato e adaptativo.

Dose sugerida: pastilhas de zinco, 30 mg, conforme indicado no rótulo. Outras formulações de zinco também são aceitáveis, siga as instruções do rótulo. O zinco também é encontrado na maioria dos multivitamínicos .

Vitamina C 

A vitamina C , também conhecida como ácido ascórbico ou ascorbato, tem sido uma das vitaminas mais estudadas nos últimos 50 anos. A pesquisa mostra que a vitamina C ajuda a promover um sistema imunológico forte, entre muitos outros benefícios.

Uma pessoa com deficiência de vitamina C terá uma resposta imunológica prejudicada, de acordo com um estudo de 2019. Dose sugerida para a maioria: 500 a 2.000 mg por dia.

Cogumelos Reishi 

O  cogumelo reishi  (ganoderma lucidum e lingzhi) é um fungo usado na medicina oriental. Geralmente cresce em locais quentes e úmidos na Ásia. Os cogumelos podem ser consumidos como alimento, pó ou em forma de suplemento e acredita-se que tenham benefícios de estimulação imunológica.

Um estudo de 2003 mostrou que o cogumelo reishi pode ajudar a aumentar a atividade das células NK ou natural killer, que ajudam a matar os vírus. Um estudo de 2008 12  mostrou que os cogumelos também podem ajudar no funcionamento das células T. Por último, um estudo de 2019 publicado em Scientific Reports demonstrou que o ingrediente ativo nos cogumelos reishi tem atividade antiviral. Dose sugerida: Conforme indicado no rótulo.

Ácidos graxos de omega-3

Os ácidos graxos ômega-3 , também conhecidos como ácidos graxos poliinsaturados, ou PUFAs, desempenham um papel importante na saúde humana. Composto principalmente por ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA), acredita-se que eles tenham vários benefícios para a saúde geral, incluindo a otimização do sistema imunológico.

Um estudo de 2014 no Nutrition Journal mostrou que a maioria das pessoas não consome ácidos graxos essenciais em quantidade suficiente em sua dieta. Isso é lamentável, pois outros estudos mostram seus benefícios para o sistema imunológico.

Um estudo de 2019  discutiu como o ômega-3 pode ajudar a fortalecer as células do sistema imunológico adaptativo e inato. Um estudo de 2017  demonstrou como eles desempenham um papel importante nas células que combatem a infecção por macrófagos, enquanto um estudo de 2012  mostrou que o ômega-3 pode ajudar os macrófagos a consumir bactérias causadoras de doenças.

Os ácidos graxos ômega-3 podem ser encontrados em uma variedade de fontes alimentares, que incluem peixes (cavala, bacalhau e salmão estão entre os mais ricos),  nozes,  sementes de chia,  sementes de linho,  sementes de cânhamo, abacate e  natto . Dose sugerida: 1.000 a 2.000 mg uma ou duas vezes ao dia.

Probióticos 

Os probióticos  são bactérias benéficas, que podem ajudar não apenas com a saúde intestinal, mas também com a saúde geral e o bem-estar. Oitenta por cento de nosso sistema imunológico está em nossos intestinos, o que explica por que bactérias benéficas podem ajudar a nos manter bem. O consumo de alimentos cultivados como iogurte, kefir,  kombucha  deve ser considerado. Quando não são suficientes, os suplementos probióticos são úteis.

Os probióticos desempenham um papel importante na regulação de nossa imunidade. Um estudo de 2009 mostrou que “os probióticos podem ter um efeito benéfico sobre a gravidade e a duração dos sintomas de RTIs (infecções do trato respiratório), mas não parecem reduzir a incidência de (infecções) RTIs.”

Um estudo de 2017 com crianças também mostrou benefícios. A revisão sistemática do pesquisador ajudou-os a concluir que “o uso de Lactobacillus rhamnosus reduz modestamente a duração das infecções do trato respiratório”.

Por fim, um estudo de 2017 em Nutrientes avaliou o uso de probióticos e prebióticos em pessoas que receberam vacinas contra a gripe. Incluídos no estudo estavam 1.979 participantes. Os resultados mostram que aqueles que tomaram os probióticos e  prebióticos  tiveram uma melhor resposta imunológica à vacinação, o que significa que eles tiveram uma resposta imunológica mais forte e eram menos propensos a adoecer. Dose sugerida: 5 a 50 bilhões de unidades uma ou duas vezes ao dia.

Ginseng 

Panax ginseng  é usado para um grande número de condições médicas. As origens desta planta estão na Coréia e ela tem sido usada por mais de 2.000 anos desde então. Também cultivado em áreas da China e da Sibéria, o panax ginseng é único – não deve ser misturado com outro ginseng conhecido, como o ginseng americano ou siberiano. O Panax ginseng também é conhecido como ginseng coreano, ginseng chinês ou ginseng asiático.

Os ingredientes ativos do Panax ginseng são conhecidos como ginsenosídeos.

Um estudo de 2015 mostrou que o ginseng “tem efeitos protetores contra a infecção por RSV (vírus sincicial respiratório) por meio de vários mecanismos, que incluem melhorar a sobrevivência celular, inibição parcial da replicação viral e modulação da produção de citocinas e tipos de células imunes que migram para o pulmão”.

De acordo com um estudo de 2020 publicado no Journal of Ginseng Research, o ginseng reduz os níveis de citocinas causadoras de inflamação (IFN-γ, TNF-α, IL-2, IL-4, IL-5, IL-6, IL-8) produzida por células respiratórias e macrófagos. Além disso, os cientistas concluíram: “A maioria dos ensaios clínicos revelou que o ginseng, em várias dosagens, é um método seguro e eficaz de profilaxia sazonal, aliviando os sintomas e reduzindo o risco e a duração de resfriados e gripes”. Dose sugerida: Conforme indicado no rótulo.

Observação:  até que tenhamos mais dados, os suplementos listados abaixo devem ser usados ​​com cautela se houver risco de uma “tempestade de citocinas”, que pode ocorrer durante algumas infecções virais agudas. Acredita-se que os suplementos abaixo podem aumentar as citocinas IL-1B e IL-18, um efeito indesejável em casos de doença aguda.

Echinacea 

Echinacea  purpurea é uma erva perene que tem sido usada por quase 2.000 anos, e suas origens remontam aos povos indígenas da América do Norte. Conhecida por ter propriedades antioxidantes potentes  , a erva equinácea tem sido historicamente usada para tratar infecções respiratórias, infecções de urina e infecções de pele. A erva foi mostrado 22  para ser seguro para tomar a longo prazo, tanto para crianças e adultos.

Um estudo de 2015 no JAMA mostrou que não houve benefício na prevenção de um resfriado, mas que o uso de equinácea pode encurtar a duração do resfriado comum, sugerindo que ajuda o sistema imunológico a combater uma infecção existente.

Um estudo de 2016 publicado no Holistic Nurse Practitioner demonstrou que a equinácea pode ajudar a prevenir o resfriado comum. Outros estudos mostraram resultados semelhantes. Echinacea é freqüentemente consumido como chá, suplemento ou como um extrato. Siga as instruções do rótulo.

Vitamina D 

Na minha prática no sul da Califórnia, 80% dos pacientes têm deficiência de vitamina D. A incidência é maior em climas menos ensolarados. Durante os meses mais frios, essa deficiência é mais comum.

A vitamina D  desempenha um papel importante na regulação do sistema imunológico inato e adaptativo e sua resposta aos patógenos. De acordo com um estudo de 2015 25 , “A vitamina D sinaliza através do receptor da vitamina D (VDR), um receptor nuclear de dedo de zinco específico.”

Um estudo de 2018 também demonstrou a importância da ingestão materna de vitamina D durante a gravidez e seu papel no desenvolvimento do sistema imunológico do feto. Os pesquisadores concluíram que “a exposição à vitamina D durante o desenvolvimento fetal influencia o sistema imunológico do recém-nascido, o que pode contribuir para a proteção contra resultados relacionados à asma, incluindo infecções no início da vida”.

A vitamina D também parece ter funções antivirais. Um estudo de 2019 no Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública concluiu que aqueles com níveis sanguíneos mais elevados de vitamina D tinham menor risco de infecções respiratórias superiores em comparação com aqueles com níveis sanguíneos de vitamina D mais baixos.

Por fim, um estudo de 2017 no Journal of the American Geriatric Society comparou uma dose padrão com uma dose alta de vitamina D em idosos. Aqueles que tomaram a vitamina D em altas doses tinham 40% menos probabilidade de ter uma infecção respiratória superior em comparação com os outros.

Dose sugerida: 1.000 a 5.000 UI é a dose mais comum tomada. Aqueles com níveis elevados de cálcio no sangue devem consultar seu médico antes de tomar suplementos.

Sabugueiro

O sabugueiro  (Sambucus sp.), Uma planta com flores, é usada há centenas de anos para fins medicinais por populações nativas em todo o mundo. Nos últimos anos, a popularidade do sabugueiro se popularizou mais amplamente. Acredita-se que ajude a fortalecer o sistema imunológico.

Um estudo de 2016 mostrou que o sabugueiro pode reduzir a duração dos sintomas de resfriado em viajantes de avião, enquanto um estudo de 2009 em Fitoquímica 30  mostrou que o sabugueiro pode ter um desempenho semelhante aos medicamentos de prescrição anti-influenza populares oseltamivir (Tamiflu) e amantadina.

Além disso, um estudo de 2014  concluiu que o sabugueiro pode ser um tratamento eficaz para pessoas com o vírus da gripe. Dose sugerida: Conforme indicado no rótulo.

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