O que é mais saudável, comida quente ou fria?

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O que é mais saudável, comida quente ou fria? Esta questão surge precisamente agora que começamos a trocar os pratos frios do verão pelas deliciosas sopas quentes do outono.

No entanto, os mitos em torno da questão nos causaram confusão. Portanto, queremos abordá-lo em detalhes abaixo. Descubra a resposta!

Comer quente ajuda a digerir os alimentos

Você sabia por que é aconselhável comer ou beber algo quente, mesmo no verão? A resposta é muito simples: alimentos quentes ou líquidos eles nos ajudam a digestão.

Para que o estômago e os intestinos possam funcionar corretamente É bom que eles estejam na mesma temperatura do corpo. Isso equivale a cerca de 37 graus.

Então parece lógico pensar que comer comida quente ou quente facilita o processo de digestão. Dessa forma, o estômago não precisa fazer um esforço extra para atingir uma boa temperatura antes de ir para o trabalho.

É por isso que comer quente parece ser um boa opção para quem sofre de problemas digestivos ou digestão lenta Além disso, como na comida apimentada, a comida quente também é uma boa maneira de passar o calor.

A temperatura aumenta a absorção de alguns nutrientes

O que é mais saudável, comida quente ou fria?
Temperaturas adequadas das refeições podem aumentar a disponibilidade de alguns nutrientes, como compostos antioxidantes em tomates e cenouras.

Outro aspecto a considerar ao escolher entre alimentos quentes ou frios é Como a temperatura afeta os nutrientes dos alimentos. Em alguns casos, a temperatura pode favorecer a acessibilidade e absorção de alguns nutrientes. Portanto, com os alimentos, será conveniente aplicar algum tipo de cozimento antes de comê-los:

  • Ovos crus pioram a digestão de suas proteínas.
  • Tomate e cenoura cozida aumentam a disponibilidade de seus componentes antioxidantes, como licopeno e beta-carotenos.
  • Brócolis, para acessar melhor a ação dos glucosinolatos.

Perda de nutrientes

Ao contrário do que foi visto antes, outras vezes Cozinhar alimentos pode levar a uma perda significativa de nutrientes. Isso acontece, acima de tudo, com vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina C e as vitaminas do grupo B, que são muito sensíveis ao calor.

A principal fonte dessas vitaminas em nossa dieta são frutas e legumes, que podem ser consumidos crus sem nenhum problema. Assim, É uma boa idéia incluir saladas e frutas frescas em nossa rotina diária.

Já vimos que, se forem seguidos por um segundo prato quente ou uma bebida quente, o estômago também consegue atingir a temperatura ideal para trabalhar. E se for difícil comer alimentos muito frios, podemos tirá-los da geladeira um pouco antes para temperar a temperatura.

No caso dos vegetais que não podem ser tomados crus, o cozimento mais adequado será o vapor, o forno ou uma fritada rápida. Apenas o tempo mínimo para permanecer al dente.

Alimentos quentes ou frios para evitar intoxicações

Alimentos como peixe, ovos e carnes devem ser cozidos muito bem para eliminar possíveis microorganismos patogênicos.

A segurança alimentar também é importante ao se alimentar. Isso especialmente No momento de preparar e cozinhar alimentos, é quando podemos correr mais riscos. Com um bom gerenciamento das temperaturas de cozimento, podemos salvar muitos problemas de saúde que podem se tornar importantes.

O crescimento bacteriano está diretamente relacionado à temperatura. Aplicando calor, podemos eliminar a maioria dos patógenos. Portanto, recomenda-se cozinhar muito bem os alimentos mais sensíveis (carne, ovo ou peixe).

Da mesma forma, devemos garantir que nenhuma porção de alimento foi crua ou mal cozida. Depois de cozidos, devemos consumi-los no menor tempo possível ou mantê-los acima de 65 graus. Se queremos comê-los frios, é importante manter as regras de cozimento e conservação adequada no frio.

Comida quente geralmente tem um gosto melhor

O sabor dos alimentos é percebido na língua, graças às papilas gustativas. Uma temperatura dos alimentos entre 20 e 37 graus favorece a percepção dos sabores. E, em muitas ocasiões, são obtidas texturas cada vez mais suaves.

Pelo contrário, quando comemos alimentos muito frios, temos que prová-los por um tempo para acabar apreciando seu sabor. Contudo, você tem que ter cuidado com refeições muito quentes.

Por um lado, tendemos a rejeitá-los para evitar queimar a língua. E por outro lado, A ingestão contínua de alimentos muito quentes pode favorecer o aparecimento de problemas no esôfago e no estômago.

Conforme indicado pela Agência de Pesquisa do Câncer “Bebidas muito quentes (acima de 65 graus) são classificadas como possíveis substâncias cancerígenas.” Eles chegaram a essa conclusão mais tarde revisar cerca de 1.000 estudos que investigaram a ingestão de bebidas quentes e sua possível conexão com o câncer.

Embora possamos pensar que o sabor dos alimentos não os tornará opções mais ou menos saudáveis, é muito importante saber como apreciar os alimentos. Além das quantidades, nutrientes ou sua absorção, A comida também tem muito a ver com emoções e bem-estar.

Apreciar cada refeição com alimentos saborosos transformará nossas refeições em um ato de prazer e prazer. E isso, embora não pareça relevante, também é uma boa aposta para a saúde.

Como escolher a melhor opção?

De todas as vantagens e desvantagens de alimentos quentes ou frios, podemos desenvolver as seguintes chaves para uma melhor escolha:

  • Combine pratos quentes e frios a cada refeição, ao longo do ano.
  • Legumes no vapor, assados ​​ou refogados por um curto período de tempo, para minimizar a perda de vitaminas e melhorar a disponibilidade de nutrientes.
  • Cozinhe bem a carne, o peixe e os ovos e coma-os feitos na hora ou reaquecidos.
  • Alguns alimentos precisam ser cozidos para absorver melhor seus nutrientes. Isso não significa que não possamos comê-los frios. Sim, respeitando sempre as condições ideais de conservação e lembrando que os alimentos quentes ou quentes sempre têm um sabor melhor.

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