O paradoxo dos ataques de pânico

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Devido à prevalência na população em geral, certamente todos nós conhecemos uma pessoa que sofreu ou sofrerá um ataque de pânico em algum momento de sua vida e, portanto, entender o paradoxo dos ataques de pânico é importante.

Embora todos nós sabemos que um ataque de pânico está intimamente relacionado à ansiedade – na verdade, existem transtornos de ansiedade que podem ou não apresentar ataques de pânico – a verdade é que parece um transtorno pouco intuitivo.

Durante o ataque de pânico, sente-se a tremenda sensação de que alguém vai morrer – não devemos esquecer que a ativação fisiológica é abrupta e muito intensa, com sintomas irritantes e às vezes aterrorizantes para a pessoa que os sente-. No entanto, a verdade é que muito poucas pessoas, se não praticamente nenhuma, morreram por causa dos sintomas gerados por um ataque de pânico persa.

Como resultado, é interessante estudar o paradoxo dos ataques de pânico recorrentes, ou seja, eles não aparecem de forma isolada. Por que uma pessoa tem um ataque de pânico novamente, e esse medo de morrer por causa dos sintomas do ataque, se ele já verificou anteriormente que ele realmente não morre? Por que o próximo ataque de pânico pode ser o mesmo ou até mais intenso?

Os sintomas geralmente desaparecem dentro de dez ou quinze minutos, e depois de sentir aquela sensação horrível de que alguém vai morrer, um não morre.

ataque de pânico

Feedback do ataque de pânico

Antes de discutir o paradoxo dos ataques de pânico, é importante conhecer seu mecanismo. Existem vários modelos explicativos que descrevem a ideia de feedback entre vários fatores. Esses fatores podem ser:

  • Mudança fisiológica ou cognitiva da pessoa: esforços físicos, raiva, frustração, medo, riscos ruins … Falamos sobre circunstâncias em geral que podem causar tensão.
  • Percepção de mudanças corporaisÉ tão fácil quanto alguém se conscientizar do seu coração ou da sua respiração rápida para começar a se preocupar. No entanto, existem ataques de pânico que podem ocorrer na ausência desse insight anterior.
  • Associação a uma ameaça: alterações corporais estão associadas a algo que não vai bem, desencadeando ainda mais medo ou ansiedade.

Os três estão se alimentando – eles se tornam um sistema de feedback positivo– e depois de ter tido um sintoma de ataque cardíaco, você tem muito medo de que ele se desenvolva – por exemplo, transpiração excessiva. O ataque de pânico termina quando entra um elemento de feedback negativo: sente-se, tente relaxar, use diferentes estratégias de enfrentamento …

Existem sintomas primários (aqueles que são inicialmente notados, asfixia, tontura e aceleração cardíaca) e sintomas secundários (sudorese, tremor) que surgem quando administrados Uma avaliação negativa desses sintomas. Eles surgem, em suma, porque as pessoas confirmam suas crenças de que algo está acontecendo com elas.

A teoria cognitiva do ataque de pânico

Pensamentos catastróficos Eles são automáticos e instantâneos em transtorno do pânico e agorafobia. Essas pessoas geralmente também têm um viés na interpretação negativa das sensações corporais.

Tendo esse viés na interpretação, eles são pessoas que encontram significados catastróficos para aqueles meramente sugeridos por contextos específicos. Por exemplo, quando você diz em voz alta “O cachorro bebe …”, o habitual é terminar a frase com “Água”, “leite”, “de um rio”, etc.

Pessoas com maior sensibilidade ao ataque de pânico geralmente acabam com essas sentenças de forma catastrófica. Por exemplo, “Meu coração bate rápido porque …” Isso pode acabar de várias maneiras: “Porque eu vi minha namorada”, “Porque estou feliz”, “Porque eu fumei muito”, “Porque estou tendo um ataque cardíaco”. Essas pessoas verão automaticamente a última opção em vez das três anteriores.

O fator chave na interpretação catastrófica é o seu grau de crença, não a quantidade de sintomas. Se essas pessoas acreditam que vão morrer, elas realmente sofrem o ataque, mesmo que tenham apenas um sintoma.

O paradoxo dos ataques de pânico: porque não desaparece

Quando uma pessoa tem medo, por exemplo, de camundongos, e é exposta a uma sala cheia de roedores com os quais pode brincar, ele pode brincar e, acima de tudo, verificar se eles não representam uma ameaça para ele, A coisa habitual é que esta fobia de ratos desaparece (habituação). Isso acontece com praticamente todos os aspectos da nossa vida.

Uma criança pára de temer a escola quando ele o conhece e sente que não é uma ameaça para ele. Um adolescente pode parar de temer a bola de futebol uma vez que ela comece a jogar e observa que não é um objeto tão ameaçador, assim como um homem pode parar de temer levar o carro quando ele observa que ele é capaz de dirigir sem ter um acidente.

Isso ocorre graças a a exposição, uma técnica que permite a habituação a esse estímulo e a verificação de que nenhuma das conseqüências catastróficas ocorridas antes de sofrer a exposição do próprio estímulo ocorre.

Nesse caminho, os sintomas iniciais – como palpitações, asfixia ou tontura – que nos assustaram antes de ter o primeiro ataque de pânico por nos levar a um ataque cardíaco, eles não deveriam nos assustar agora, já que pudemos verificar que esse ataque cardíaco não ocorre. Isso não é bem assim.

As pessoas podem ter um único ataque de pânico e nunca sofrer outro em suas vidas inteiras.. No entanto, há também pessoas que têm um ataque de pânico após o primeiro, e outras que eles desenvolvem um transtorno do pânico – com muitos ataques de pânico semanais ou diários. Embora a resposta deva ser extinta, alguns elementos explicativos são apresentados sobre por que o ataque de pânico pode ocorrer novamente.

Equipotencialidade de condicionamento

Há mais ou menos medo dependendo da natureza do estímulo – controlador vs. cobra -. Em a teoria da preparação, Dizem que há medos, fobias e pânicos que envolvem associações prontas e cuja extinção é mais lenta. É biológico, é adquirido ao longo da evolução. Estamos mais condicionados com aqueles que ameaçam a vida – como a altura, porque podemos cair.

Portanto, Eliminar o medo que pode ser promulgado por sintomas físicos que precedem um ataque de pânico é muito mais difícil. O mesmo aconteceria com as cobras, uma vez que não se morde – ou você não sofre o ataque cardíaco nessa ocasião – isso não significa que outra cobra pode prejudicá-lo – ou que em algum momento de sua vida esses sintomas podem não ser informando que algo está errado.

Memórias emocionais no hipocampo

De acordo com a bioquímica P. Jaw, o hipocampo é responsável pela consolidação na memória esses eventos perigosos na forma de memórias. Isso significa que, à medida que experimentamos ataques de pânico, eles “se mantêm” no hipocampo.

Portanto, pessoas com ataques de pânico lembranças emocionais de quão mal eles foram depois daquele ataquee aqueles traços com alto conteúdo emocional são difíceis de apagar naturalmente.

Hipocampo
Hipocampo

Comportamentos de segurança que aumentam o problema

Antes dos ataques, especialmente aqueles que sofrem de um transtorno de pânico, trata-se de evitar aquelas situações ou estímulos que acreditamos terem sido capazes de potencializar esse ataque de pânico. Estas situações estão condicionadas ao desconforto e são evitadas.

Evitar uma situação ou levar a cabo comportamentos de segurança faz com que o problema cresça e piore. O paradoxo dos ataques de pânico não é o único que existe, mas também o paradoxo ansiedade-esquiva-ansiedade.

O ataque de pânico como medo em si

O fato de uma ameaça não se concretizar, após um ataque de pânico, não é uma confirmação de que não há nada a temer. Pelo contrário, um novo ataque de pânico não se torna a não confirmação de seu medo, mas na quase conquista dele.

Ter um ataque cardíaco é quase tão perigoso quanto ter um ataque de pânico. Mesmo que não morram, isso não é relevante para eles, porque eles voltaram a estar “prestes a morrer”.

Ataques de pânico e pânico são condições que, embora sejam postuladas como desagradáveis ​​e muito incapacitantes, a verdade é que o tratamento é eficaz e rápido.

Através da psicoeducação, reestruturação cognitiva, técnicas comportamentais – relaxamento, respiração – juntamente com experimentos comportamentais, técnicas de refocamento de atenção e, é claro, exposição com prevenção de resposta, pessoas com ataques de pânico recorrentes Eles podem nunca mais se sentirem um.

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