Ganho de peso de estrogênio

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Ganho de peso estrogênio? Muitas mulheres relatam que mudanças nos níveis de estrogênio afetam seu peso, principalmente na menopausa.

Você pode perceber que está ganhando peso ou que é mais difícil emagrecer.

Algumas formas de estrogênio estão relacionadas à maneira como o corpo controla o ganho de peso e, como tal, qualquer alteração em seus níveis pode levar a alterações no peso corporal.

Ganho de peso estrogênio
Aumento De Peso Por Estrógenos

Ganho de peso de estrogênio

Ganho de peso com estrogênio O que posso fazer?

Deixe-nos saber o problema subjacente para encontrar uma solução melhor.

O que são estrógenos?

Os estrógenos são um dos dois principais hormônios sexuais femininos e estão envolvidos no início da puberdade e no ciclo menstrual.

Também possui muitas outras funções essenciais, como:

  • Eles ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.
  • Reforçar a saúde óssea.
  • Eles protegem o cérebro e controlam o humor.

Os ovários, que são duas pequenas glândulas na parte inferior da pelve, são os principais responsáveis ​​pela produção de estrogênio.

As glândulas adrenais e o tecido adiposo também produzem estrogênio em pequenas quantidades.

Existem três tipos principais de estrogênio:

  • Estrona, ou E1, que o corpo produz após a menopausa.
  • Estradiol ou E2, produzido por mulheres em idade fértil.
  • Estriol ou E3, que o corpo produz durante a gravidez.

Como saber se eu tenho baixo estrogênio?

Meninas que não atingiram a puberdade e mulheres que se aproximam da menopausa são mais propensas a experimentar baixos estrogênios.

Mesmo assim, mulheres de todas as idades podem desenvolver baixos estrogênios.

Sintomas comuns de baixo estrogênio são:

  • Dor na relação sexual devido à falta de lubrificação.
  • Aumento de infecções do trato urinário (ITU) devido a um afinamento da uretra.
  • Períodos irregulares ou ausentes.
  • Mudanças de humor.
  • Ondas de calor.
  • Seios sensíveis
  • Dores de cabeça ou enxaquecas pré-existentes.
  • Depressão.
  • Difícil de se concentrar.
  • Cansaço ou fadiga

Estes são os sintomas mais comuns, mas apenas um médico especializado pode fazer um diagnóstico eficaz.

Caso você tenha vários desses sintomas, consulte seu médico de confiança.

O peso na menopausa e sua relação com o estrogênio

Os níveis de estrogênio podem ser baixos nas mulheres por vários motivos.

O motivo mais comum para um baixo nível de estrogênio é a menopausa.

É quando os hormônios reprodutivos de uma mulher diminuem e a menstruação para.

Muitas mulheres percebem que ganham peso durante esse período da vida.

Uma razão pela qual as pessoas podem ganhar peso com a menopausa é a mudança nos níveis hormonais.

Uma forma de estrogênio chamada estradiol diminui na menopausa.

Esse hormônio ajuda a regular o metabolismo e o peso corporal.

Níveis mais baixos de estradiol podem levar ao ganho de peso.

Ao longo de suas vidas, as mulheres podem notar ganho de peso ao redor dos quadris e coxas.

No entanto, após a menopausa, as mulheres tendem a ganhar peso ao redor da barriga e do abdômen.

Esse tipo de ganho de gordura tende a se acumular no abdômen e ao redor dos órgãos, onde é conhecido como gordura visceral.

A gordura visceral pode ser muito perigosa.

Foi associado a várias outras condições médicas, como:

  • Diabetes.
  • Doença cardíaca.
  • Alguns tipos de câncer

Além de alterar os níveis de estrogênio, as mulheres mais velhas tendem a ser menos ativas e têm menos massa muscular, o que significa que queimam menos calorias durante o dia.

Todos esses fatores podem aumentar o risco de ganho de peso da mulher durante a transição para a menopausa.

Esses fatores relacionados à idade podem desempenhar um papel mais significativo no ganho de peso do que alterações nos níveis de estrogênio.

Em consonância com isso, uma revisão dos estudos de 2012 concluiu que o ganho de peso não parecia ser afetado por alterações hormonais relacionadas à menopausa.

Causas de desequilíbrios de estrogênio

A menopausa não é a única razão pela qual uma mulher pode ter baixos níveis de estrogênio.

Outras causas potenciais de desequilíbrio de estrogênio são:

Síndrome dos ovários policísticos (SOP):

A SOP é uma condição na qual uma mulher tem vários pequenos cistos nos ovários, além de vários desequilíbrios hormonais.

Eles podem ter altos níveis de testosterona e um desequilíbrio entre os níveis de estrogênio e progesterona.

Mulheres com essa condição tendem a ter problemas com ganho de peso, resistência à insulina e doenças cardíacas.

Lactação:

Os níveis de estrogênio permanecem baixos após a mulher dar à luz e durante a amamentação.

Essa mudança hormonal ajuda a promover a produção de leite e a evitar a ovulação e qualquer concepção que possa ocorrer após o nascimento.

Extração ovariana:

Uma mulher que teve ambos os ovários removidos cirurgicamente passará por uma menopausa repentina.

Já não ovula ou produz estrogênio e progesterona.

Anorexia

A anorexia é um distúrbio alimentar grave em que alguém não come calorias suficientes.

Esse déficit coloca seu corpo em um estado de fome e reduz a quantidade de estrogênio que seu corpo produz.

Exercício extenuante

Demonstrou-se que exercícios vigorosos ou extremos diminuem a produção de estrogênio devido aos baixos níveis de gordura corporal.

Como gerenciar o ganho de peso, mesmo com o desequilíbrio de estrogênio?

Manter um peso saudável, mesmo que esteja relacionado a um desequilíbrio de estrogênio, começa comendo bem e mantendo-se ativo.

Para seguir uma dieta saudável, lembre-se destas dicas simples:

  • Evite alimentos processados.
  • Coma muito mais frutas e vegetais todos os dias.
  • Sempre se hidrate, bebendo muita água.
  • Evite todos os tipos de refrigerantes, sucos artificiais e álcool.
  • Inclua grãos integrais e proteínas magras, juntamente com gorduras saudáveis ​​de origem vegetal.
  • Ser ativo também é muito importante para controlar o ganho de peso relacionado ao estrogênio.

Além do exercício cardiovascular regular, como corrida, natação ou caminhada, as pessoas devem adicionar treinamento de força para ajudar a construir músculos e promover ossos saudáveis.

Como você pode ver, nem tudo está perdido, há muito o que fazer e você pode melhorar ainda mais levando em consideração o diagnóstico e as instruções do seu médico.

Fonte

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