Eu tenho depressão, e agora?

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Quando uma pessoa começa a se sentir mal, não apenas os sintomas da condição em questão são relevantes – neste caso, os sintomas depressivos – mas também a inquietação que o conhecimento diagnóstico pode causar.

Por outro lado, se um diagnóstico foi recebido ou não, pessoas que começam a ter sintomas depressivos podem ter medo de seus comportamentos, cognições e reações. Neste artigo, apresentamos pistas que podem nos ajudar a começar nossa batalha contra a depressão e sair vitoriosos.

Depressão não é uma doença nem incurável

A coisa mais importante para lidar com um transtorno depressivo é saber que precisamos que a pessoa queira sair dele. Sua disciplina terá que ser maior do que tomar um remédio ou outro e esperar.

As drogas psicoativas, em certos casos, eles podem ser muito úteis se combinados com terapia psicológica, mas existe a chave. A terapia, se decidirmos fazê-la, pode ser a ferramenta mais poderosa que temos para começar a nos sentir melhor e longe do desespero, tristeza ou apatia. Portanto, a terapia também é uma mensagem de esperança para aqueles com depressão, uma vez que funciona.

De diferentes correntes psicológicas, elas são elevadas Opções validadas cientificamente, testadas experimentalmente e postuladas como eficazes no tratamento da depressão. A partir da ativação comportamental proposta pela terapia de aceitação e compromisso ou pela terapia emocional racional de Ellis de ferramentas cognitivo-comportamentais, são úteis.

Portanto, embora não o sintamos como tal, é importante saber que você pode deixar o ciclo depressivo e que não precisa fazê-lo sozinho: o psicólogo conhece as ferramentas e será um trabalho de ambos.

O desejo é criado, eles não aparecem sozinhos

Um dos sintomas mais notáveis ​​da depressão é o abandono de atividades com motivação intrínseca.. Atividades que eles gostaram antes são deixadas de lado sem serem substituídas, para que a pessoa gradualmente perca essas fontes de emoções positivas.

A ausência de motivação ou desejo é um fator importante: anestesia a iniciativa e testa a vontade. A pessoa com depressão se sente sem força e, portanto, tenta economizar o máximo possível. No entanto, sendo essa herança do modelo de pensamento em que fomos educados, a verdade é que o desejo pode ser gerado. Que estes não existam, não significa que o que fazemos não deva ser feito.

Se uma pessoa perdeu o desejo de passear com seu cachorro todas as manhãs, é importante ter em mente que certas atividades podem continuar sendo realizadas “sem desejo”, precisamente para gerar “desejo”. Certamente, depois daquela caminhada, nos sentimos melhor; um estado de espírito que arrastaremos para a próxima atividade, que custará menos.

Nossa mente nem sempre protege nossos interesses

Pessoas com depressão podem perceber como seus pensamentos mudaram. Estes podem ser mais difíceis, mais desesperados ou mais tristes. Eles podem inundar nosso diálogo de frases que nos machucam muito.

Sem tratamento – por exemplo, um trabalho de reestruturação cognitiva– É difícil perceber que esses pensamentos existem, mas sobretudo desmantelá-los e tirar sua validade. Como isso seria algo a ser tratado em terapia – algo que é fortemente recomendado para começar -, Não se espera que a pessoa com depressão saiba como fazê-lo sozinha. De fato, ele não precisa.

Até que esse trabalho seja concluído, é muito importante mantê-los afastados. Não devemos acreditar em tudo o que nossa cabeça diz, mesmo que pareça certo. Pensamentos como “Ninguém liga”, “Eu não valho nada”, “Eu não posso continuar” são pensamentos irracionais que não fazem nada além de minar nosso autoconceito.

Como muitas vezes não podemos evitá-los, é de vital importância ter estratégias que nos permitem ignorá-los. Nesse sentido, estratégias distraídas guiadas pela atividade funcionam muito bem.

Ajude sem saber como ajudar

Um dos fatores mais importantes para o tratamento da depressão é ter um círculo social de apoio denso e valioso. O lado negativo é que é a própria depressão que geralmente erode esse círculo de apoio, de modo que em muitas pessoas vemos como, à medida que mergulham cada vez mais fundo na depressão, reduz sua área.

Em muitas ocasiões, as pessoas tentam ajudar. Eles tentam não ver reflexo no outro, então acabam abandonando. Eles não gostam mais da companhia, sentem-se impotentes sem saber como ajudar e acabam se aposentando.

É por isso que é tão importante que, se fizermos parte desse círculo de uma pessoa com depressão, permaneceremos em nosso lugarr. A intervenção, como a avaliação, deve ser dirigida por um profissional.

Terapia psicológica como opção inicial e principal

Às vezes preguiçoso. Às vezes é assustador. Às vezes o desejo está ausente ou não “Acredite em psicologia”. De um jeito ou de outro, depressão forma um clima geral e persistente que pode ser deixado de fora.

Embora haja momentos em que há remissão espontânea, a verdade é que Há pessoas que podem viver com depressão por muitos anos. Outros, a vida toda. Isso não significa que essa depressão não possa ser trabalhada, mas que talvez nunca tenha sido confrontada com uma intervenção direcionada, adaptada e especializada.

Embora sejam exemplos muito diferentes, não podemos esperar curar uma leucemia sem ir ao médico; podemos esperar para ir ao dermatologista se a mancha em nossa pele crescer, mas nesse caso o tempo que deixarmos correr jogará contra nós. O mesmo vale para distúrbios psicológicos.

Portanto, embora pensemos que não somos tão ruins a ponto de fazer terapia, que não vale a pena ou que não serve a nada, é melhor prevenir do que remediar, e trabalhe a tempo para que a depressão não se transforme em uma bola de neve.

Se os recursos pessoais permitirem, a terapia pode ser o primeiro passo para superar a depressão. e inicie um trabalho bem orientado por pessoas que foram treinadas para ajudar nesses casos. Trata-se de direcionar as forças que ainda não levaram a depressão a lugares que nos devolvem o controle e a sensação de bem-estar.

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