Estudo sugere que a Vitamina D pode aumentar a massa corporal magra

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A vitamina D faz mais do que apenas aumentar seu humor. Para aqueles que correm para fora ao sol ou tomam suplementos adicionais, a vitamina D pode potencialmente aumentar sua massa corporal magra, sugere um estudo recente .

Publicado nos Annals of Nutrition & Metabolism, a pesquisa procurou esclarecer se um ano de suplementação com vitamina D teria um efeito mensurável na composição corporal e nos níveis de aptidão física de adultos saudáveis.

Pesquisadores da China e do Japão recrutaram 95 participantes e deram metade deles 420 UI de vitamina D3 todos os dias durante um ano, enquanto a outra metade recebeu um placebo. No final do ano, a massa corporal magra e a porcentagem de gordura corporal foram comparadas com os dados desde o início do ano. Eles também avaliaram a aptidão física usando força de preensão manual, força de extensão da perna e aptidão cardiorrespiratória.

Eles descobriram que aqueles que tomaram o suplemento tiveram aumentos significativos na massa corporal magra – que é calculada subtraindo a gordura corporal do peso corporal total – enquanto o grupo placebo não apresentou alterações. Para ambos os grupos, também não foi observada diferença com as medidas de aptidão física acima.

Os resultados são prováveis ​​porque o músculo esquelético possui receptores de vitamina D que ajudam a regular a função e o desempenho muscular , conforme sugerido por pesquisas anteriores .

Embora este estudo em particular tenha concluído que não houve alterações na força muscular com vitamina D, outros estudos sugeriram que a melhora na massa corporal magra pode melhorar a função muscular em geral. 

Por exemplo, um estudo de 2017 publicado na revista PLOS One observou que há uma ligação entre baixos níveis de vitamina D e perda de força muscular, especialmente em adultos mais velhos. 

Outro estudo publicado na revista Bone Reports afirmou que a vitamina D é elogiada por seus efeitos benéficos na saúde óssea, mas agora é cada vez mais reconhecida por seu papel na função muscular – especialmente com dores e fraquezas musculares .

Embora os suplementos possam ser úteis nos meses de inverno para aqueles que vivem nos climas do norte, também vale a pena obter um pouco de vitamina D em sua forma mais disponível – luz do sol! – disse Heidi May, Ph.D. , um epidemiologista da Intermountain Healthcare.

Continuamos a aprender cada vez mais sobre a vitamina D e seus benefícios“, disse ela à Runner’s World. “ Baixos níveis de vitamina D têm sido associados a tudo, desde problemas de saúde cardiovascular até menor função imunológica. Se você está tomando um pouco de sol, de uma maneira sensata, provavelmente também está sendo ativo, então isso é um benefício duplo. ”

Se você optar por suplementos, ainda há algum debate sobre a quantidade de vitamina D que você precisa diariamente. A dose diária recomendada é de 600 UI, mas a Endocrine Society sugere consumir níveis potencialmente muito mais altos de 1.500 a 2.000 UI por dia.

Além de sair mais, procure alimentos como peixe-espada, salmão, atum, leite, iogurte, ovos e queijo para obter vitamina D. suficiente. Por exemplo, três onças de peixe-espada cozido contêm 566 UI (unidades internacionais) de vitamina D e 3 onças de salmão cozido contêm 447 UI de vitamina D.

Se você está preocupado com a deficiência, disse May, é aconselhável verificar seus níveis no seu próximo exame físico, pois um exame de sangue é a única maneira de saber com certeza. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento também.

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