Distorções cognitivas: características, tipos e exemplos

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Distorções Cognitivas são uma maneira equívoca de raciocinar e estão normalmente associadas à transformação da realidade, causando sofrimento e outras consequências negativas para a pessoa. Um exemplo seria alguém que apenas contempla seus fracassos, mesmo se eles realmente tiveram muitos sucessos em suas vidas. Esse tipo de distorção cognitiva é chamada de filtragem.

Desordens mentais próprias, a pessoa que apresenta distorções cognitivas distorce a realidade em maior ou menor grau. Embora seja verdade que todos nós podemos ter idéias inconsistentes ou incorretas, a característica desses pacientes é que suas idéias tendem a se prejudicar.

Distorções cognitivas

Distorções cognitivas e pensamentos negativos são comuns em pessoas com ansiedade, depressão e outros transtornos mentais. É verdade que todos nós podemos ter pensamentos negativos às vezes, mas começa a ser um problema quando são muito frequentes e intensos.

Características das distorções cognitivas

As características dessa maneira errada de raciocinar são:

– Seja idéias exageradas ou erradas.

– Apesar de falsa ou imprecisa, a pessoa que as experimenta geralmente acredita fortemente nelas.

– Eles causam grande desconforto.

– Eles são automáticos e difíceis de reconhecer ou controlar.

Além disso, pensamentos negativos são caracterizados por:

– Module como nos sentimos.

– Mude nossos comportamentos.

– Ser muito convincente para a pessoa, sem reconhecer que ela pode ser total ou parcialmente falsa.

– Faça o indivíduo se sentir mal consigo mesmo e com os outros.

– Eles geralmente causam desesperança diante da vida atual e futura.

Tipos de distorções cognitivas

Polarização do pensamento ou “branco ou preto”

A pessoa constrói pensamentos extremos em torno de duas categorias opostas (como considerar algo ou perfeito ou fatal), ignorando etapas intermediárias ou graus diferentes, algo que não é realista se considerarmos a grande variedade de nuances que existem nas coisas que acontecem conosco.

Um pensamento polarizado também consiste em basear todas as esperanças em um único evento ou resultado da vida, o que causa padrões inatingíveis e um grande aumento no estresse.

Abstração ou filtragem seletiva

Envolve a eliminação ou ignorância de eventos positivos e um desvio da atenção para dados negativos, ampliando-os. Dessa forma, a pessoa só se refugia em aspectos negativos para interpretar e visualizar sua realidade.

Por exemplo, alguém pode se concentrar em suas falhas pensando que sua vida é desastrosa sem contemplar seus sucessos. Nessa distorção cognitiva, as pessoas tendem a assistir aos eventos que mais temem.

Da mesma forma, indivíduos com ansiedade filtram situações perigosas para eles, depressivos; eles olharão para os eventos em que pode haver perda ou abandono, enquanto os raivosos se concentrarão em situações de injustiça ou confronto.

Sobregeneralização

Isso significa que um único evento ou incidente negativo se torna uma conclusão geral, considerando que sempre acontecerá novamente em situações semelhantes. Dessa forma, se algo de ruim acontecer um dia, a pessoa tenderá a pensar que esse fato acontecerá repetidamente.

Isso também está relacionado ao pensamento dicotômico de colocar os fatos em “sempre” ou “nunca”. Um exemplo seria pensar “nada de bom acontece”.

Esse esquema cognitivo pode resultar na pessoa evitando situações nas quais acredita que o incidente negativo acontecerá novamente.

Requisitos e perfeccionismo

São idéias inflexíveis e rígidas sobre como os outros e a si mesmo devem ser. Dessa forma, a pessoa nunca fica satisfeita consigo mesma ou com os outros porque sempre encontra críticas. Eles são chamados assim porque geralmente começam com “deveria”, “eu tenho que”, “é necessário que”, etc.

Isso resulta em comportamento inibido, frustração, culpa e baixa auto-estima por sentir que as expectativas de perfeição não são atendidas. Exigências rigorosas sobre outras pessoas causam ódio, raiva e raiva em relação a elas.

Alguns exemplos seriam: “Eu não devo cometer erros”, “Eu tenho que gostar de todos”, “Eu sempre devo ser feliz e calmo”, “Eu tenho que ser perfeito no meu trabalho”, “As pessoas devem se esforçar mais”, etc. .

Visão catastrófica

A visão catastrófica é uma maneira de pensar que desencadeia ansiedade. Caracteriza-se por esperar que o pior sempre aconteça ou seja considerado um evento muito mais sério do que realmente é.

Além disso, os pensamentos se concentram em um desastre que não ocorreu, começando com “e se …?” Ou interpretando exageradamente um fato como negativo.

Por exemplo: e se eu entrar no elevador e ficar preso? E se eu chegar à festa e ninguém falar comigo? No final, o indivíduo muda seu comportamento tornando-se esquivo. Seguindo o exemplo anterior, a pessoa decidirá não subir no elevador ou não ir à festa.

Minimização

Minimização implica o oposto da visão catastrófica; e em pessoas afetadas por ansiedade, depressão ou obsessões, geralmente consiste em ignorar as partes positivas dos fatos, os bons tempos ou os eventos que contradizem seus esquemas.

Por exemplo, uma pessoa com depressão não saberá como tirar uma boa nota em um exame ou atribuí-la à sorte ou chance de se sentir bem naquele dia.

Encontramos duas subseções que explicam melhor essa atitude:

  • Negativismo: Parece que a pessoa tende constantemente a fazer previsões negativas dos fatos de sua vida cotidiana, como “Tenho certeza de que estou mal na entrevista de emprego” ou “Tenho certeza de que estou não passe no exame. “
  • Negação: Outra forma de distorção cognitiva consiste na negação, que é o oposto da visão catastrófica; relacionados à minimização. Consiste em esconder fraquezas, problemas e falhas, pensando que está tudo bem ou que as coisas negativas não são importantes quando realmente não são.

Projeção

Nesse caso, a pessoa tem alguma fraqueza, problema ou frustração que não deseja reconhecer e a projeta para outras pessoas, indicando que são elas que têm essas características.

Desqualificação do positivo

Como o nome indica, esse modo de pensar implica que as pessoas esquecem as coisas positivas que alcançam ou que lhes acontecem, associando-as muitas vezes com sorte, acaso ou pensando que são fatos isolados que geralmente não ocorrem quando, na realidade, Não preste atenção.

Personalização

É uma tendência egocêntrica do pensamento, na qual os indivíduos que o apresentam acreditam que tudo o que os outros fazem ou dizem está relacionado a eles. Tudo gira em torno de si mesmo.

Eles geralmente se comparam continuamente com outros que fazem julgamentos de valor, se alguém é mais ou menos inteligente, bonito, bem-sucedido etc. Esses tipos de pessoas medem seu valor comparando-se a outros, de modo que, se interpretarem que as pessoas ao seu redor são ” superior “a eles; Eles vão se sentir desconfortáveis, frustrados e tristes.

Além disso, cada interação com os outros a considera uma situação em que seu valor é testado.

Por outro lado, eles fazem falsas atribuições dos fatos para que possam acreditar que são a causa de eventos que não estão sob seu controle ou que ocorreram por várias outras razões, como pode ocorrer com outras pessoas, estabelecendo um culpado quando Não tinha nada ou pouco a fazer.

A leitura do pensamento

Sem ter evidência óbvia disso ou perguntar diretamente aos outros, esses indivíduos imaginam o que sentem, pensam ou farão.

Obviamente, eles geralmente têm uma conotação negativa que magoa a pessoa que pensa e, na maioria dos casos, isso é parcial ou totalmente falso. Alguns exemplos seriam: “Certamente eles acham que eu sou burro”, “Essa garota quer me enganar” ou “Ele está sendo legal porque quer que eu faça um favor a ele”.

Tire conclusões às pressas

Estabeleça previsões negativas a partir de idéias que não são apoiadas por evidências empíricas, baseadas em sensações, intuições ou imaginações que não correspondem à realidade. Dentro desta categoria estão:

  • Cartomancia: relacionado ao acima, mas referindo-se à crença da pessoa em prever fatos antes que eles passem e sem boas evidências para pensar sobre isso, como acreditar que sua namorada vai deixar você ou que o próximo fim de semana vai ser um desastre.
  • Culpabilidade: Parece personalização, mas aqui se refere especificamente ao fato de que a pessoa se sente culpada por coisas que outras pessoas realmente causaram; ou vice-versa, ou seja, culpar os outros quando você o tiver provocado.
  • Raciocínio emocional: pense que, de acordo com os sentimentos que se apresenta, essa será a realidade. Ou seja, muitas vezes as emoções negativas não são necessariamente um reflexo da realidade. Essa distorção cognitiva geralmente é muito complicada de reconhecer. Vamos ver melhor com alguns exemplos: “Tenho medo de pilotar um avião, portanto, pilotar um avião deve ser perigoso” ou “se me sinto culpado, fiz alguma coisa” ou “me sinto inferior, isso significa Eu sou”.
  • Rotulado: É uma forma extrema de pensamento “tudo ou nada” e trata de classificar as pessoas e a si mesmo em categorias inflexíveis, permanentes e tendenciosas. Dessa maneira, uma ou duas características da pessoa são geralmente escolhidas e rotuladas para ela sem considerar outras virtudes ou defeitos. Por exemplo: “Eu estava errado, então sou inútil” “” esse garoto é um mentiroso, uma vez que tentou me enganar. “
  • Viés de confirmação: Ocorre quando apenas as coisas que se encaixam nos nossos esquemas atuais são lembradas ou percebidas. Por exemplo, se pensamos que somos inúteis, tendemos a lembrar apenas os momentos em que fizemos as coisas erradas e, no futuro, apenas as informações que a confirmariam serão percebidas, ignorando a que prova o contrário.

Falácias

Existem vários tipos de falácias:

  • Falácia da razão: Essas pessoas estão continuamente tentando provar que possuem a verdade absoluta e tentam não cometer erros ou justificá-los para que só aceitem sua verdade.
  • Falácia de controle: Pode ser controle externo ou controle interno. O primeiro refere-se à pessoa que sente que não pode controlar sua própria vida, mas é vítima do destino. Em vez disso, a falácia do controle interno é que o indivíduo se sente responsável pelo humor dos outros.
  • Falácia da justiça: O indivíduo que o apresenta sente-se frustrado porque acredita que é o único que age de maneira justa, julgando inflexivelmente o que é justo e o que não é de acordo com suas próprias opiniões, desejos, necessidades e expectativas.
  • Falácia da recompensa divina: Nesse caso, a pessoa está convencida de que algum dia todo o sofrimento que viveu e os sacrifícios que fez será recompensado. Então a pessoa pode ficar muito frustrada se essa magnífica recompensa que ele espera não chegar.

Como lidar com distorções cognitivas?

Normalmente, as distorções cognitivas são enfrentadas pela terapia psicológica, ensinando a pessoa a primeiro identificar suas distorções (que parecerão disfarçadas de pensamentos cotidianos) e depois substituí-las por um raciocínio alternativo.

A técnica mais usada para eliminar esses pensamentos é conhecida como reestruturação cognitiva, e você pode saber o que é e como é colocado em prática aqui.

Aprenda a identificar distorções

Primeiro, você deve saber quais são as distorções cognitivas que existem e, em seguida, estar ciente de seus próprios pensamentos para reconhecê-los quando eles aparecerem.

Esse pode ser o passo mais difícil, porque distorções cognitivas são formas de pensar que podem estar profundamente enraizadas ou surgir de forma rápida e automática. Além disso, as pessoas geralmente acreditam nelas com certeza, causando desconforto. O segredo é prestar muita atenção ao que você está pensando.

Examine sua veracidade

Até que ponto é o que eu acho verdade? Para fazer isso, você pode fazer as seguintes perguntas e tentar responder honestamente:

Que evidência tenho de que esse pensamento é real?

Que evidência tenho de que não é real?

O que você diria a um amigo que tinha o mesmo pensamento?

Se finalmente é verdade, as consequências são tão ruins quanto eu penso?

Experiência comportamental

É aconselhável fazer experimentos para que você possa verificar diretamente com os fatos se algo é tão verdadeiro quanto se acredita ou não.

Por exemplo, uma pessoa com medo de falar em público pode evitar a situação porque acha que vai ficar nervoso, vai corar e os outros vão tirar sarro dele.

No entanto, se você fizer o experimento e tentar resolver perguntas como as seguintes: Quantas pessoas notaram que eu estava nervoso ou corado? Alguém realmente percebeu que isso tinha alguma importância? Alguém realmente tirou sarro da situação?

Essa pessoa também poderia perguntar Eu riria de alguém que ficou nervoso ou corado falando em público?

Alterar a caixa de diálogo interna

Essa maneira de pensar ajuda você a atingir seus objetivos ou a ser mais feliz na vida? Isso leva você a superar seus problemas? Caso contrário, você precisa mudar a maneira como vê as coisas.

Por exemplo, uma pessoa com dor crônica pode sempre estar pensando em tal dor e em como é lamentável. No entanto, esse modo de pensar não faz você se sentir melhor, nem eleva seu espírito, nem ajuda a fazer as coisas que você gostaria; mas no contrato.

Por esse motivo, é muito importante dizer a nós mesmos verbalizações positivas que substituem as negativas que nos impedem. Não se trata de nos enganar, mas de pensar em coisas mais positivas que são reais.

Modelo A-B-C de Albert Ellis

O conceito de distorção cognitiva foi introduzido por Aaron Beck (1963) e Albert Ellis (1962). Ellis desenvolveu uma teoria que indica de onde vêm as distorções cognitivas.

A teoria é chamada “A-B-C” e defende que as pessoas não são diretamente alteradas por um evento específico, mas é o pensamento que elas constroem sobre esse evento que causa a reação emocional.

TREC de Albert Ellis

Portanto, Albert Ellis indica que entre A e C sempre há B. Vamos ver no que cada um consiste:

“A” ou evento de ativação

Significa o evento ou situação, que pode ser externa (más notícias) e interna (uma fantasia, uma imagem, sensação, pensamento ou comportamento), que causará uma reação nas pessoas que a vivem.

“B” ou sistema de crenças

Abrange tudo relacionado ao sistema cognitivo e crenças do indivíduo, como suas memórias, modo de pensar, esquemas, atribuições, atitudes, regras, valores, estilo de vida, etc.

“C” ou conseqüência

Aqui você encontrará a reação desencadeada por “A” e modulada por “B” e pode ser de três tipos: emocional (criando certos sentimentos para a pessoa), cognitivo (suscitando pensamentos) ou comportamental (ações desencadeantes).

As conseqüências também são classificadas como apropriadas, ou seja, não prejudicam a pessoa e até a beneficiam; e inadequado, que são classificados como perturbadores e disfuncionais para o indivíduo.

As conseqüências inadequadas são distinguidas pela criação de sofrimento desnecessário ou desproporcional à situação: realizando ações que acabam indo contra nossos próprios interesses ou não implementando estratégias que seriam boas para alcançar nossos objetivos. Obviamente, eles estão ligados a distorções cognitivas.

Referências

  1. Albert Ellis, terapia emocional comportamental racional. (s.f.). Retirado em 14 de julho de 2016, do CAT Barcelona.
  2. Beck, A.T. (1963). Pensamento e Depressão. Conteúdo idiossincrático e distorções cognitivas. Arch Gen Psychiatry, 9: 324-33.
  3. Burns, D. (s.f.). Lista de verificação de distorções cognitivas. Retirado em 14 de julho de 2016, da Austin Peay State University.
  4. Distorções cognitivas (s.f.). Retirado em 14 de julho de 2016, de Campus mind works, University of Michigan.
  5. Armadilhas comuns associadas à ansiedade. (s.f.). Retirado em 14 de julho de 2016, de Reconnect Mental Health.
  6. Franceschi, P. (2007). Complemento a uma teoria das distorções cognitivas. Journal of Thérapie Comportementale et Cognitive, 17 (2), 84-88.
  7. Mckay, M.; Davis, M. e Fanning, P. (1988): Técnicas cognitivas para controle do estresse. Martínez Roca: Barcelona.
  8. Estilos de pensamento inúteis. (s.f.). Recuperado em 14 de julho de 2016, da Psychology Tools.

Fonte

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