Dieta Cetogênica ou dieta Keto

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A dieta cetogênica, ou dieta keto, é muito alta no consumo de gordura e baixa em carboidratos. Quando você substitui os carboidratos que você come por gorduras, o corpo entra em um estado metabólico conhecido como cetose.

Isso significa que ele começa a queimar gordura para obter energia. A dieta cetogênica converte gorduras em cetonas no fígado e reduz os níveis de açúcar no sangue e insulina.

O caminho para uma melhor saúde

 Na dieta cetogênica, a energia do corpo é suprida principalmente pela queima de gordura. Seu nível de insulina diminui e a queima de gordura aumenta. A maneira mais rápida de alcançar a cetose é através do jejum, mas a dieta cetogênica permite que você coma e se sinta satisfeito enquanto trabalha para produzir mais cetonas.

A dieta cetogênica pode ajudá-lo a regular seu apetite. Aqueles que seguem a dieta cetogênica disseram que não sentem mais fome com tanta frequência. Também pode ajudar a perder peso, principalmente porque muitas pessoas comem menos quando reduzem os carboidratos em suas dietas.

Alguns até afirmam que a dieta cetogênica pode ajudar a controlar o diabetes e o pré-diabetes, porque diminui os níveis de açúcar no sangue e insulina.

Aspectos a considerar

Você deve sempre conversar com seu médico antes de iniciar uma nova dieta. A dieta cetogênica, em particular, não é para todos. 

Se você tem algum tipo de diabetes, pressão alta, doença hepática, cardíaca ou renal, está amamentando ou pode estar grávida, a dieta cetogênica pode não ser para você.

Efeitos secundários potenciais

É importante considerar os sintomas que você pode ter ao mudar para uma nova dieta. Com a dieta cetogênica, você pode experimentar o seguinte:

  • Constipação Como você não consumirá muitos grãos ou leguminosas, os alimentos que normalmente são ricos em fibras podem sofrer constipação.
  • Seu cérebro realmente precisa de açúcar carboidrato saudável para funcionar normalmente. Iniciar uma dieta que inclua menos carboidratos do que você está acostumado pode causar mudanças de humor e ter dificuldades de concentração.
  • Falta de nutrientes Quem não come uma variedade de frutas e legumes está sempre em risco de deficiência de nutrientes.
  • Problemas no fígado ou nos rins O fígado trabalha para metabolizar a gordura e o rim ajuda a metabolizar proteínas. É possível que a dieta cetogênica sobrecarregue qualquer um desses órgãos. Também pode piorar qualquer problema que você já tenha no fígado ou nos rins.

Perguntas a fazer ao seu médico

  • Seguir a dieta cetogênica ajudará a controlar certas doenças ou condições?
  • Existem efeitos colaterais ao mudar para a dieta cetogênica?
  • Devo tomar vitaminas ou suplementos durante a dieta cetogênica?
  • Quanto tempo deve ser feita a dieta cetogênica?

Links úteis:

Harvard Health Publishing, Harvard Medical School

Centro Nacional de Informação Biotecnológica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. UU.

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