Como prevenir a doença de Alzheimer

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Em relação à prevenção da doença de Alzheimer, os resultados de um estudo de saúde pública sobre o envelhecimento no bairro do Bronx, em Nova York, foram publicados anos atrás no prestigioso New England Journal of Medicine (NEJM). Foi descobrir se a participação em atividades recreativas reduzia o risco de demência dos idosos.

Alzheimer

Para fazer isso, eles examinaram a relação que poderia existir, em 469 pessoas com mais de 75 anos, que haviam participado ou não de atividades recreativas e o aparecimento ou não de demência. Essa amostra populacional foi acompanhada clinicamente por cerca de cinco anos.

E após esses cinco anos de estudo, 164 indivíduos apresentaram demência (61 do tipo Alzheimer, 30 de natureza vascular e 25 de natureza mista ou outra).

O estudo, prospectivo e de longa duração, deu à pesquisa uma seriedade científica muito alta.

Fatores de proteção de Alzheimer

Bem, os fatores que agiram como protetores ou retardadores do aparecimento da doença de Alzheimer foram:

  • gastar tempo lendo
  • participar de jogos de tabuleiro,
  • tocar um instrumento musical e…
  • Ir dançar.

Ou seja, o que realmente protege contra a demência, de acordo com este estudo, são as tarefas que exigem um esforço intelectual, mesmo que sejam recreativas.

Fatores que não protegem da doença de Alzheimer

As atividades a seguir não tiveram efeitos benéficos semelhantes contra a demência (embora contribuam para melhorar a qualidade de vida dos idosos):

  • faça palavras cruzadas,
  • escrever,
  • participar de discussões em grupo,
  • realizar tarefas domésticas,
  • exercícios como caminhar ou subir escadas,
  • bicicleta,
  • nadar,
  • cangurus (de netos).

Recomendações para prevenir a doença de Alzheimer

Tudo isso justifica a recomendação aos idosos para prevenir o mal de Alzheimer:

  • que eles leem muito diariamente, e não exatamente o coração,
  • que praticam jogos de tabuleiro com muita frequência (damas, xadrez, dominó, parcheesi, tute, julep, mus, continental, etc., mas não bingo),
  • que se atrevem a dançar com frequência se o seu sistema locomotor permitir,
  • Aprenda um novo idioma e até toque um instrumento musical.

Eles obterão qualidade de vida e é possível que o desenvolvimento dessas habilidades e hábitos de vida afaste o início da demência.

Neurologistas e neurocientistas passaram muitos anos concentrando-se em ensaios clínicos, estudando genes, proteínas e moléculas para encontrar uma solução para a doença de Alzheimer e outros distúrbios cognitivos semelhantes.

Então, como esses dados devem ser assimilados, refletindo aqueles que desenvolvem atividades recreativas, mas que exigem esforço mental, desafiam o determinismo molecular, os fatores de risco hereditários e cardiovasculares a sofrer de demência em idades avançadas?

É cada vez mais claro que o genoma não é tudo, embora nada escapa à sua influência, e que a interação gene-ambiente é a explicação mais precisa da grande maioria dos casos de Alzheimer.

Não podemos mudar nossos genes, mas podemos modificar sua influência nas doenças que nos ameaçam.

A influência de atividades recreativas que requerem atenção, raciocínio, memorização, associação de dados e evocação da aprendizagem não age por mágica. Nossa mente, em seu trabalho, cria moléculas em nosso cérebro durante a vida, até antigas.

E essas moléculas são necessárias para o funcionamento de nossos neurônios, a conexão entre eles (sinapses) e o funcionamento adequado de nossos circuitos neuronais, que nos permitem aprender, lembrar, evocar, raciocinar, pensar, falar, sentir, mover, agir e agir. Quantas atividades intelectuais são características dos seres humanos.

E quando nos divertimos com hobbies que exigem ativar nossa mente, não apenas fortalecemos as conexões de nossos neurônios (na vida adulta, temos aproximadamente um bilhão deles em nosso cérebro), mas também criamos novas sinapses. Para que quem, entre 70 e 75 anos, seja mais bilionário em sinapses, possa perder alguns milhões sem causar comprometimento cognitivo.

Além disso, o trabalho intelectual estimula a formação de novos neurônios (neurogênese) precisamente nas estruturas cerebrais responsáveis ​​pela aprendizagem e lembrança (área do hipocampo).

Assim, esse esforço intelectual, mesmo que assumindo a forma de entretenimento, estimula alterações plásticas (novos neurônios) nos circuitos cerebrais que compensam as alterações patológicas (perda de neurônios) que ocorrem como resultado da idade e das doenças que o acompanham (Alzheimer e pequenos infartos cerebrais).

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