Como evitar a desnutrição em idosos?

A desnutrição em idosos pode ser definida como um estado patológico causado pela má assimilação de nutrientes pelo organismo. A desnutrição pode aparecer na idade adulta como resultado de alguns estados ou situações que podem ocorrer ao longo dos anos.

  • Perda significativa dos sentidos do olfato e do paladar.
  • Diminuição da atividade física.
  • Tome medicação.
  • Doenças crônicas ou outros problemas de saúde que causam perda de apetite.
  • Problemas dentários que impedem ou dificultam uma boa mastigação.
  • Menos apetite.

A desnutrição não é um estado inevitável ao longo dos anos, embora você precisa estar alerta para evitar possíveis consequências.

Quais são as consequências da desnutrição em idosos?

Quando ocorre um estado de desnutrição, o corpo apresenta uma série de alterações que podem se manifestar com vários sintomas. Mesmo se você não intervir a tempo, Pode levar a sérias complicações de saúde. As consequências incluem:

  • Fadiga
  • Perda involuntária de peso
  • Fraqueza muscular
  • Perda de memória
  • Sistema imunológico fraco
  • Fragilidade óssea
  • Problemas de cura

A prevenção da desnutrição em idosos é importante para garantir uma melhor qualidade de vida e uma diminuição da mortalidade e morbidade. Nos últimos anos, tem se destacado o papel dos micronutrientes na promoção da saúde e prevenção de doenças não transmissíveis.

Nós nos referimos ao papel protetor de vitaminas, minerais e outros fitonutrientes. contra problemas cardiovasculares, hipertensão, alguns tipos de câncer ou degeneração cognitiva. Com a idade, o risco de obtê-los aumenta, por isso é importante poder garantir uma boa nutrição para favorecer esse papel protetor.

idosos com dor
A deficiência de nutrientes em idosos pode se manifestar com sensação de cansaço prolongado, fraqueza muscular, fragilidade óssea, entre outros problemas de saúde.

Quais nutrientes estão em risco?

Como já vimos, ao longo dos anos existem algumas mudanças fisiológicas o que pode afetar a assimilação de alguns nutrientes. Nas idades avançadas, a energia total precisa diminuir. Isto é devido a uma diminuição da taxa metabólica e atividade física reduzida.

Essa diminuição na ingestão pode causar um déficit de alguns nutrientes. Além disso, devemos acrescentar que, com a idade, a sensação de saciedade aumenta consideravelmente, o que pode dificultar um pouco esse risco de déficit nutricional. As evidências científicas destacam a importância de nutrientes, como:

Leia também: Dicas de nutrição para pacientes com riscos de osteoporose

Recomendações alimentares

Para prevenir a desnutrição em idosos Devemos basear a estratégia alimentar nos seguintes aspectos.

Proteína em todas as refeições

A distribuição de proteínas ao longo do dia é tão importante quanto o consumo total. Isso é necessário para evitar a perda de tecido muscular que pode ocorrer devido à diminuição da atividade.

  • As fontes mais adequadas são as peixe, ovos ou carne branca. Não esquecendo as leguminosas, tão recomendadas como fonte de proteína vegetal em toda a população.

Frutas e vegetais frescos

Nós precisamos deles Por que eles são uma fonte de vitaminas e minerais? É importante que eles estejam presentes diariamente nas refeições e como sobremesa. Frutas cítricas, melão, mamão e kiwi são fontes muito boas de vitamina C. Texturas vegetais podem ser adaptadas de acordo com problemas de mastigação e opte por frutas maduras e macias.

Variedade de frutas e legumes
Como em qualquer estágio, é conveniente que os adultos consumam quantidades adequadas de frutas e vegetais para melhorar a qualidade da dieta.

Nozes diariamente

É uma comida muito interessante, pois Dá-nos uma boa quantidade de nutrientes, como vitamina E, gorduras saudáveis ​​e minerais.

  • Adicione um punhado aos cremes de legumes, saladas, iogurte ou, como lanche, no meio da manhã ou no meio da tarde.

Café da manhã saudável

Às vezes, o café da manhã pode ser uma das refeições mais negligenciadas, embora possa nos ajudar a prevenir a desnutrição em adultos mais velhos. Preparativos como biscoitos, croissants e outros tipos de doces devem ser evitados o máximo possível.

Em vez disso, se pode preparar Torrada de trigo integral com azeite, tomate, queijo fresco, atum ou cremes de nozes. Também é uma boa idéia tentar o mueslis de flocos de aveia acompanhados de sementes, tâmaras ou damascos secos de damasco.

Lee: Aprenda a importância da proteína no café da manhã

Cozinha variada e pratos saborosos

É importante não esquecer esse aspecto. Nós todos sabemos isso nós também comemos pelos olhos e essa pratos apetitosos e bem apresentados são sempre mais bem recebidos. Além disso, com a idade, você pode alterar os sentidos do paladar e do olfato, o que afetaria o desejo de comer.

Nós podemos apresentar cozinha variada a cada refeição (forno, sopas, refogadas, ferro, vapor, etc.) e tempere os pratos com um bom azeite, temperos e ervas frescas.

Peixe no prato
A apresentação dos alimentos e a variação dos ingredientes é um aspecto que não deve ser negligenciado. Lembre-se de que apetite, paladar e olfato são alterados com a idade.

Manter a hidratação com água

Como comentamos anteriormente, adultos mais velhos podem perder o apetite e também a sede. Isso os torna indivíduos com maior risco de sofrer de desidratação.

Portanto, é importante garantir um consumo diário adequado de líquidos. Lembrando, é claro, que bebidas açucaradas, sucos ou bebidas alcoólicas podem saciar nossa sede, mas elas não nos hidratam.

Como agir contra a falta de apetite?

Algumas pessoas idosas têm problemas de apetite ou, imediatamente, ficam cheias. Para evitar problemas de desnutrição nesses idosos, devemos levar em consideração o que comemos e como apresentamos.

É importante apresentar à mesa pratos atraentes e saborosos para despertar a secreção de sucos digestivos e nos deliciar também na hora de comer. Da mesma forma, Alguns pratos podem ser enriquecidos com alimentos que ajudarão a cobrir as proteínas, vitaminas e minerais necessários.

Podemos adicionar:

  • Leite em pó com iogurte natural.
  • Nozes ou frutas secas para iogurtes, saladas ou cremes vegetais.
  • Ovo duro para cremes vegetais.
  • Um pouco de queijo ralado nos cremes de legumes, saladas e massas.

Essas pessoas também podem se beneficiar de lanches no meio da manhã e no meio da tarde como quark, queijo fresco, nozes ou pão integral com azeite. Tenha isso em mente!

The post Como evitar a desnutrição em idosos? apareceu pela primeira vez em Better with Health.

Fonte

FAÇA PARTE DO NOSSO NOVO

GRUPO NO FACEBOOK

Seja pioneiro neste grupo e adquira conteúdos exclusivos gratuitamente.
close-link