Café da manhã saudável: quais alimentos você deve incluir?

O café da manhã é a refeição do dia, juntamente com o lanche, no qual aparecem mais processados. Representa a primeira ingestão após um período de jejumPortanto, você deve fornecer ao corpo nutrientes de alta qualidade. Como preparar café da manhã saudável?

O café da manhã deve ser variado. Mas, no entanto, É conveniente incluir alimentos naturais em vez de biscoitos, cereais ou doces. Dessa maneira, ele consegue fornecer benefícios interessantes à saúde. Aqui nós falamos mais sobre isso.

É a refeição mais importante do dia?

As opiniões estão divididas. Como você faz o backup? um estudo publicado em Cureus Journal of Medical Science, Outras práticas, como o jejum intermitente, também fornecem benefícios à saúde. Além disso, deve-se considerar que em muitas casas o café da manhã ainda é uma refeição de baixa qualidade, principalmente porque geralmente introduz muitos alimentos processados.

De qualquer forma, se falamos de café da manhã saudável, deve-se notar que eles também são protagonistas na lista de hábitos para promover a saúde. Em concordância com uma pesquisa recente publicada em Revista Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública, Além disso, se você comer ou pular o café da manhã, o que importa é a sua qualidade.

Assim, A educação alimentar é importante para que os alimentos frescos substituam gradualmente os alimentos processados primeira coisa do dia Isso fornecerá os nutrientes necessários para o desempenho correto da manhã e não criará déficits.

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Como obter um café da manhã saudável e variado?

Pequenos-almoços saudáveis ​​e variados são aqueles que eles contêm uma fonte de proteína, outra de gorduras e um último, opcional, baixo carboidrato e carboidrato. Nas proteínas, podemos optar por uma fonte animal (leite, presunto, peru, queijo, lombo, etc.) ou um vegetal (nozes).

Na seção de gordura, é melhor usar azeite extra virgem ou abacate. Quanto aos carboidratos, a melhor opção é a aveia, que também fornece muita fibra.

Café da manhã saudável
Um café da manhã nutricional de alta qualidade pode trazer benefícios importantes para o corpo. Portanto, é importante incluir alimentos frescos e variados.

Não se esqueça da fruta

Vitaminas e minerais são uma parte essencial e, portanto, é necessário incluí-los. A melhor maneira de garantir um suprimento ideal desses nutrientes é incluir frutas. Frutas frescas são a escolha prioritária, no entanto, sucos naturais podem ser uma opção ocasional.

Leite, vaca, por favor

Embora a publicidade e a moda digam o contrário, o leite ainda é uma excelente comida. As bebidas vegetais que se destinam a substituí-lo geralmente têm um alto teor de açúcar (Exceto para aqueles feitos em casa). Os laticínios, no entanto, são uma fonte muito interessante de proteínas e gorduras.

Eles também são ricos em cálcio e vitamina D (déficit em grande parte da população) Portanto, Eles são uma ótima opção para evitar desmineralizações ósseas no futuro, principalmente em mulheres. Eles devem ser evitados apenas em caso de intolerância.

Sementes, um bom complemento

Se você procura perfeição, não descarte uma boa fonte de antioxidantes. Sementes de chia ou gergelim se encaixam perfeitamente na descrição, embora você deva comê-los com moderação, pois são muito calóricos.

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O que você deve evitar para tomar um café da manhã saudável?

Alimentos processados ​​nunca são uma boa opção. Eles contêm muitas gorduras trans e açúcares que representam um grande estresse para o pâncreas. Mais distante, Eles podem favorecer o aparecimento de radicais livres e processos inflamatórios. Portanto, doces, cereais, biscoitos e sucos comerciais geralmente não devem aparecer em um bom café da manhã.

Pão e pastelaria.
Pão branco e produtos de panificação industrial não são a melhor opção para desfrutar de um café da manhã saudável.

Se você não tem muito tempo

Um dos principais problemas ao preparar um café da manhã equilibrado é a falta de tempo pela manhã. Nesses casos, é uma boa ideia deixar algo preparado na noite anterior. Panquecas de aveia são uma opção muito útil nesses casos. Mantenha a noite bem à temperatura ambiente e você pode adicionar frutas ou iogurte para melhorar seu sabor.

O café da manhã deve ser variado, por isso é importante evitar a monotonia. Outra opção são os biscoitos integrais com baixo teor de açúcar. É possível adicionar nozes para melhorar seu valor nutricional e acompanhá-las com frutas.

Alguns exemplos de café da manhã saudável

  • Azeite torrado, tomate ralado e peru. Um café com leite e um pedaço de fruta
  • Tigela de leite fresco, aveia, sementes de chia, um punhado de nozes e abacaxi picado
  • Iogurte ou queijo fresco batido com sementes de gergelim e amendoim. Melão com presunto. Café
  • Sanduíche de guacamole pequeno com atum, pedaço de frutas e café.

Quão saudável é o seu café da manhã? A partir de agora, lembre-se de todas as recomendações citadas. Dessa forma, você desfrutará de uma primeira refeição cheia de nutrientes que beneficiam as funções do seu corpo.

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