Benefícios das Vitaminas do Complexo B para a saúde

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As vitaminas B desempenham um papel vital na manutenção da boa saúde e do bem-estar. Como os blocos de construção de um corpo saudável, as vitaminas B têm um impacto direto nos seus níveis de energia, função cerebral e metabolismo celular.

As Vitaminas do Complexo B são compostas por oito vitaminas:

B-1 ( tiamina )
B-2 ( riboflavina )
B-3 ( niacina )
B-5 ( ácido pantotênico )
B-6 ( piridoxina )
B-7 ( biotina )
B-9 ( ácido fólico )
B-12 ( cobalamina )

Cada uma dessas vitaminas essenciais contribui para a função corporal geral. Continue lendo para aprender mais sobre como esses nutrientes o beneficiam, quanto você precisa, se você deve tomar suplementos e muito mais.

O complexo de vitamina B ajuda a prevenir infecções e ajuda a apoiar ou promover:

  • saúde celular
  • crescimento de glóbulos vermelhos
  • níveis de energia
  • boa visão
  • função cerebral saudável
  • boa digestão
  • apetite saudável
  • função nervosa adequada
  • hormônios e produção de colesterol
  • saúde cardiovascular
  • tônus ​​muscular

Nas mulheres

As vitaminas B são especialmente importantes para mulheres grávidas e amamentando. Essas vitaminas auxiliam no desenvolvimento do cérebro do feto e também reduzem o risco de defeitos congênitos.

E para mulheres grávidas, as vitaminas B podem aumentar os níveis de energia, aliviar as náuseas e diminuir o risco de desenvolver pré-eclâmpsia .

Nos homens

Acredita-se que as vitaminas B aumentem os níveis de testosterona nos homens, que diminuem naturalmente com a idade. Eles também podem ajudar os homens a construir músculos e aumentar a força. No entanto, faltam estudos em humanos confirmando essas afirmações.

Qual a quantidade de Complexo B precisamos?

A quantidade diária recomendada de cada vitamina B varia.

Para mulheres, a ingestão diária recomendada é:

Para homens, a ingestão diária recomendada é:

Adultos mais velhos e mulheres grávidas requerem maiores quantidades de vitaminas B. O seu médico pode fornecer informações sobre a dosagem adaptadas às suas necessidades individuais.

Certas condições de saúde subjacentes podem impedir que seu corpo absorva adequadamente a vitamina B. Você também deve conversar com seu médico sobre a ingestão de vitamina B se tiver:

  • Doença celíaca
  • HIV
  • Doença de crohn
  • dependência de álcool
  • condições renais
  • artrite reumatoide
  • colite ulcerativa
  • doença inflamatória intestinal

Como saber se você tem deficiência de Vitamina B?

A maioria das pessoas obtém vitaminas B suficientes por meio de uma dieta balanceada. No entanto, ainda é possível ser deficiente.

Os seguintes sintomas podem ser um sinal de que você não está recebendo vitaminas B suficientes:

  • erupções cutâneas
  • rachaduras ao redor da boca
  • pele escamosa nos lábios
  • língua inchada
  • fadiga
  • fraqueza
  • anemia
  • confusão
  • irritabilidade ou depressão
  • náusea
  • cólicas abdominais
  • diarreia
  • constipação
  • dormência ou formigamento nos pés e mãos

Se você estiver sentindo algum desses sintomas e não tiver certeza do motivo, marque uma consulta com seu médico.

Embora seja possível que você esteja tendo uma deficiência de vitamina B, esses sintomas também se sobrepõem a muitas outras condições subjacentes. Seu médico pode fazer um diagnóstico e aconselhá-lo sobre as próximas etapas.

Ser deficiente pode aumentar o risco de certas condições?

Se você é deficiente em vitaminas B, pode sentir uma série de sintomas dependendo de quais vitaminas B estão faltando.

Se não for tratada, a deficiência pode aumentar o risco de desenvolver:

  • anemia
  • problemas digestivos
  • condições de pele
  • infecções
  • neuropatia periférica

A deficiência de vitamina B-12, em particular, pode aumentar o risco de doenças neuropsiquiátricas. Os pesquisadores também estão investigando seu papel na hiper – homocisteinemia e aterosclerose .

Os bebês nascidos de mulheres com deficiência de ácido fólico durante a gravidez têm maior probabilidade de apresentar defeitos congênitos .

Quais as fontes de Vitaminas do Complexo B?

Muitos alimentos contêm vitaminas B, o que torna mais fácil obter o suficiente da dieta. É melhor obter vitaminas B de uma ampla variedade de fontes alimentares . Isso ajuda a garantir que você esteja recebendo o suficiente de cada tipo.
Você pode encontrar vitamina B em:
  • leite
  • queijo
  • ovos
  • fígado e rim
  • carne, como frango e carne vermelha
  • peixes, como atum, cavala e salmão
  • mariscos, como ostras e amêijoas
  • vegetais verdes escuros, como espinafre e couve
  • vegetais, como beterraba, abacate e batata
  • grãos inteiros e cereais
  • feijão, como feijão, feijão preto e grão de bico
  • nozes e sementes
  • frutas, como frutas cítricas, banana e melancia
  • produtos de soja, como leite de soja e tempeh
  • melado de blackstrap
  • germe do trigo
  • fermento e levedura nutricional

Se o seu médico recomendou que você aumente a ingestão de uma vitamina B específica, verifique estas listas de alimentos selecionados:

  • alimentos ricos em vitamina B-6
  • alimentos ricos em biotina
  • alimentos ricos em vitamina B-12
  • alimentos vegetarianos ricos em vitamina B-12

Os suplementos são necessários?

A maioria das pessoas obtém vitaminas B suficientes por meio de sua dieta. Sua dieta também é a melhor maneira de seu corpo obter essas vitaminas.

Você não deve tomar um suplemento a menos que seu médico tenha confirmado que você é deficiente em uma vitamina B específica. Eles dirão se você deve tomar um suplemento B específico ou adicionar um suplemento de complexo de vitamina B à sua rotina.

É mais provável que você precise de suplementação se:

  • tem 50 anos ou mais
  • está grávida
  • tem certas condições crônicas de saúde
  • comer uma dieta vegetariana
  • comer uma dieta vegana

Suplementos estão disponíveis ao balcão em sua farmácia local ou loja de alimentos saudáveis.

Você só deve comprar de marcas confiáveis ​​e de boa reputação. Isso ajuda a garantir que você esteja tomando um produto de alta qualidade sem quaisquer aditivos questionáveis. Seu médico pode recomendar uma marca específica a ser considerada.

Você deve sempre ler todos os rótulos com atenção e seguir as instruções fornecidas pelo fabricante. Se você tiver dúvidas sobre a dosagem, converse com seu médico.

O que acontece com o excesso complexo de vitamina B?

É improvável que você obtenha muito complexo de vitamina B em sua dieta. Isso porque as vitaminas do complexo B são solúveis em água . Isso significa que eles não são armazenados em seu corpo, mas são excretados na urina diariamente.

Também é improvável que você receba muita vitamina B se estiver tomando qualquer suplementação conforme as instruções.

Dito isso, a overdose é possível – especialmente se você estiver tomando um suplemento sem receber um diagnóstico de deficiência do seu médico.

Os sintomas de uma overdose de complexo de vitamina B incluem:

  • sede excessiva
  • condições de pele
  • visão embaçada
  • cólicas abdominais
  • náusea
  • vomitando
  • aumento da micção
  • diarréia
  • pele ruborizada

Procure atendimento médico imediatamente se achar que está tendo sintomas de uma overdose de complexo de vitamina B.

Você também deve consultar seu médico se estiver tomando suplementos sem ter uma deficiência diagnosticada. Tomar muito complexo de vitamina B a longo prazo pode causar danos aos nervos. Isso pode resultar na perda de controle dos movimentos corporais.

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