A importância do autocuidado ao tratar pessoas difíceis

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Discussões, críticas, chantagens, negatividade no meio ambiente … Quando tratamos pessoas difíceis quase todos os dias, nossa saúde mental diminui. Nem sempre é possível manter uma distância higiênica deles ou convencê-los a agir de outra maneira. O que podemos fazer se morarmos com alguém assim no trabalho ou até em nossa própria família?

O mais importante é o autocuidado. Às vezes, nos concentramos tanto em legítima defesa, em levantar muros, parapeitos, em pensar em ataques ou em meras estratégias de sobrevivência, que podemos esquecer o mais básico: o bem-estar em si. Quando negligenciamos, nossa própria energia mental e emocional é consumida mais rapidamente e permanecemos abaixo do mínimo; Além de completamente desprotegido.

Por outro lado, há algo notável sobre esse assunto que vale a pena considerar. Sociólogos, como Shira Offer, da Universidade de Bar-Ilan, em Israel, indicam que boa parte das pessoas que chamamos de “difíceis” são seres muito próximos. Assim, podemos, por exemplo, ter filhos ou pais, mães e irmãos altamente exigentes, de natureza exigente.

Gostaríamos que o acordo fosse mais fácil, que as coisas fluíssem sozinhas e que a vida cotidiana ao lado deles aumentasse de forma mais gratificante. No entanto, isso nem sempre é possível e é por isso que não devemos nos resignar ao sofrimento. Existem estratégias e, muitas delas, passam por algo essencial: comece por nós mesmos.

Vamos ver como.

“Tudo o que incomoda você sobre os outros geralmente é uma projeção do que você não resolveu sobre si mesmo”.

-Buda-

pessoas difíceis

O que fazer quando tratamos pessoas difíceis

Pessoas difíceis podem demonstrar a complexidade de seu caráter de muitas maneiras diferentes. Há quem defenda tudo, outros evitam qualquer responsabilidade e não cooperam em nada, há boatos e quem vive no poço da negatividade. Contudo, Além da personalidade, o que eles fazem ou o que param de fazer, é como o comportamento deles nos afeta.

Haverá aqueles que, por exemplo, não vêem nenhum problema naquele colega hiperperfectista que sempre tentamos evitar. Todo mundo tem um limite e uma maneira de lidar com a complexidade humana. Portanto, antes de focar o problema no outro, o primeiro passo também deve ser perguntar exatamente o que nos incomoda na outra pessoa. É o seu desrespeito, talvez a sua atitude? É algo que me supera por algum motivo específico?

Em relação a este tópico, o médico mencionado, Shira Offer, da Universidade de Bar-Ilan, Israel, conduziu um estudo para demonstrar várias coisas. O primeiro é que quando tratamos pessoas difíceis, experimentamos alto estresse. Pouco a pouco, desenvolvemos um desconforto total e absoluto em relação a esse número. Não sabemos mais muito bem o que não gostamos, porque o que tentamos a todo custo é evitá-los.

No entanto, e aqui está o problema, nem sempre é possível fugir deles. Às vezes, somos forçados a trabalhar ou compartilhar cenários comuns com essas pessoas difíceis.

pessoas difíceis

Autocuidado e estresse “de segunda mão”

EuPesquisadores Howard Friedman e Ronald Riggio, da Universidade da Califórnia Eles conduziram um estudo no qual conversam sobre o impacto do estresse secundário. O que esse termo significa e como ele se relaciona com pessoas difíceis? Vamos entender imediatamente. Quando somos forçados a conviver com perfis complexos, adversos, críticos ou exigentes, esse comportamento estrangeiro sempre nos afeta.

Assim, O simples fato de observar alguém estressado, um colega de trabalho ou membro da família muito negativo, argumentativo ou crítico, acaba prejudicando nosso próprio sistema nervoso. Chamamos isso de estresse secundário, e é algo que deixa consequências e reduz nossa saúde.

Assim, quando tratamos pessoas difíceis, é uma prioridade praticar o autocuidado. Esse exercício diário é como fortalecer um músculo mental que funcionará como um parapeito desses comportamentos externos. Assim, entre as práticas às quais devemos dedicar tempo e esforço, são as seguintes:

  • Dê a nós mesmos um tempo de descanso onde não pensamos nessas pessoas difíceis.
  • Aprenda técnicas de gerenciamento de estresse: respiração profunda, relaxamento muscular progressivo de Jacobson, atenção plena …
Mulher com os olhos fechados relaxando

Autocuidado para lembrar o que merece nossa atenção e o que não faz

Como diz o velho ditado «As coisas afetam você tanto quanto você deixa que elas o façam ». Há muita sabedoria nessa frase, no entanto, nem sempre é fácil aplicá-la em nossa realidade imediata. Gostaríamos que certas coisas nos afetassem menos, mas quando pessoas de natureza complexa violam direitos e liberdades, é bastante difícil manter essa equanimidade.

Nesse caso, o autocuidado também é a chave. É porque bem-estar também envolve lembrar a necessidade de estabelecer limites, Saiba como nos proteger e nos defender quando necessário. O bem-estar, por sua vez, é saber controlar nossas emoções, dando importância ao que realmente o tem e cuidando daqueles que não o merecem.

Ter um senso claro de nós mesmos, lembrar quais são nossos valores e necessidades, permanecer calmo e desenvolver habilidades apropriadas de inteligência emocional pode nos ajudar a gerenciar melhor muitas dessas situações frequentemente frustrantes.

No final, Todos nós temos outra pessoa complicada em nossa vida, vamos aprender a gerenciar relacionamentos com eles adequadamente para viver melhor.

Fonte

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