7 benefícios do óleo MCT baseados na ciência

0
20

O óleo MCT é um suplemento que se tornou popular entre atletas e fisiculturistas. A popularidade do óleo de coco, alto em MCTs, tem contribuído para seu uso.

Como o nome sugere, o óleo de triglicerídeos de cadeia média (MCT) contém cadeias de gorduras de comprimento médio chamadas triglicerídeos. Devido ao seu comprimento mais curto, os MCTs são mais facilmente digeridos do que os ácidos graxos de cadeia mais longa encontrados em muitos outros alimentos.

O óleo de MCT é mais comumente extraído do óleo de coco , pois mais de 50% da gordura no óleo de coco vem dos MCTs. Essas gorduras também são encontradas em outros alimentos, como óleo de palma e laticínios (1)

Existem quatro tipos diferentes de MCTs, dos quais o ácido caprílico e o ácido cáprico são mais comumente usados ​​para o óleo de MCT. Em alguns casos, esses tipos específicos têm benefícios exclusivos.

Aqui estão 7 benefícios comprovados pela ciência que você pode obter ao adicionar óleo MCT à sua dieta.

1. O óleo MCT pode promover a perda de peso

A pesquisa atual é mista sobre este assunto, mas existem algumas razões potenciais pelas quais o óleo MCT pode ser benéfico para a perda de peso.

O óleo de MCT demonstrou aumentar a liberação de dois hormônios que podem promover a sensação de plenitude no corpo: o peptídeo YY e a leptina (2)

Um estudo descobriu que as pessoas que tomaram 2 colheres de sopa de óleo de MCT como parte do café da manhã acabaram comendo menos no almoço em comparação com as que tomaram óleo de coco ( 3 ).

O mesmo estudo também encontrou um aumento menor nos triglicerídeos e glicose com o óleo de MCT, o que também pode influenciar a sensação de saciedade.

Além disso, alguns estudos mais antigos mostraram que tomar óleo de MCT pode ajudar a reduzir o peso corporal e a circunferência da cintura. Os pesquisadores relataram que poderia ajudar a prevenir a obesidade (456)

Observe que alguns desses estudos não levam outros fatores em consideração, como níveis de atividade e consumo de outras calorias. Mais pesquisas são necessárias.

O óleo MCT tem cerca de 10% menos calorias do que os triglicerídeos de cadeia longa (LCTs), que são encontrados em alimentos como azeite de oliva, nozes e abacate (78 ).

Os MCTs também podem ser convertidos em cetonas , que são produzidas a partir da quebra da gordura quando a ingestão de carboidratos é baixa.

Se você está seguindo uma dieta cetogênica , que é muito pobre em carboidratos, mas rica em gordura, tomar óleo de MCT pode ajudá-lo a permanecer no estado de queima de gordura conhecido como cetose (910)

Por fim, seu ambiente intestinal é muito importante quando se trata de seu peso. O óleo MCT pode ajudar a otimizar o crescimento de bactérias boas e apoiar o revestimento do intestino, o que também pode ajudá-lo a perder peso (11).

2. O óleo MCT pode ser fonte de energia

O corpo absorve MCTs mais rapidamente do que os triglicerídeos de cadeia longa (LCTs), que contêm mais carbonos em suas cadeias de ácidos graxos (7)

Devido ao seu comprimento de cadeia mais curto, os MCTs viajam mais rapidamente do intestino para o fígado e não exigem que a bile se decomponha como as gorduras de cadeia mais longa (12)

No fígado, as gorduras são decompostas para serem utilizadas como combustível ou armazenadas como gordura corporal. Uma vez que os MCTs entram facilmente em suas células sem serem quebrados, eles podem ser usados ​​como uma fonte imediata de energia (13)

Quando você está em uma dieta cetogênica, os MCTs também podem ser convertidos em cetonas no fígado. Essas cetonas podem atravessar a barreira hematoencefálica, tornando-se uma fonte de energia para as células cerebrais.

3. O MCT pode reduzir o acúmulo de lactato em atletas e ajudar a usar a gordura como energia

Durante o exercício, o aumento dos níveis de lactato pode afetar negativamente o desempenho do exercício.

Curiosamente, os MCTs podem ajudar a reduzir o acúmulo de lactato.

Um estudo mais antigo descobriu que os atletas que tomaram 6 gramas ou cerca de 1,5 colher de chá de MCTs com comida antes de andar de bicicleta tinham níveis de lactato mais baixos e acharam mais fácil se exercitar, em comparação com aqueles que tomaram LCTs (14)

Além disso, o estudo descobriu que tomar o óleo MCT antes do exercício pode ajudá-lo a usar mais gordura em vez de carboidratos para obter energia.

Mesmo que os MCTs possam ajudar a aumentar a queima de gordura durante o exercício, os resultados do estudo são confusos para saber se o óleo de MCT pode ajudar você a se exercitar melhor (15)

Um estudo mostrou que pode melhorar a capacidade de natação em ratos, mas outro estudo com base em humanos não encontrou nenhuma melhora no desempenho de resistência em corredores (1617)

Os resultados de outro estudo com animais sugerem que o óleo MCT pode não afetar negativamente o desempenho do exercício (18).

4. O MCT pode ajudar a controlar a epilepsia, a doença de Alzheimer e o autismo

Estudos demonstraram que o óleo de MCT e uma dieta cetogênica podem ajudar a controlar condições como epilepsia, doença de Alzheimer e autismo ( 19 ).

Epilepsia

Embora a dieta cetogênica tenha ganhado popularidade entre as pessoas que desejam perder peso, ela foi introduzida pela primeira vez como uma forma de controlar a epilepsia .

Os pesquisadores descobriram que o jejum aumenta a produção de cetonas e que isso pode reduzir a frequência das crises epilépticas (20)

Como os MTCs podem ser convertidos em cetonas, eles podem ser benéficos no tratamento da epilepsia.

No entanto, o tipo de MCT pode ser importante. Um estudo in vitro mostrou que o ácido cáprico MCT melhorou o controle das convulsões melhor do que uma droga antiepiléptica generalizada (21)

Outro estudo em ratos descobriu que o mesmo MCT bloqueou os receptores no cérebro que causam convulsões, embora sejam necessários mais estudos em humanos (22)

Além disso, é importante notar que uma dieta cetogênica não é para todos e pode ser difícil de seguir a longo prazo (23)

Se você está considerando uma dieta cetogênica para ajudar a controlar sua epilepsia, converse primeiro com seu médico ou nutricionista.

doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer prejudica a capacidade do cérebro de usar o açúcar ( 24 ).

Uma dieta cetogênica MCT oferece uma fonte alternativa de energia: as cetonas. Isso pode permitir que as células cerebrais sobrevivam melhor. Também bloqueia um receptor no cérebro que causa perda de memória ( 19 ).

Um estudo descobriu que uma única dose de MCTs melhorou a cognição de curto prazo em 20 pessoas com doença de Alzheimer com um determinado tipo de gene, especificamente APOE ɛ4 negativo (25)

Embora os fatores genéticos desempenhem um papel, as evidências sugerem que 20 a 70 gramas de MCTs suplementares que incluem ácido caprílico ou cáprico podem melhorar modestamente os sintomas de Alzheimer leve a moderado ( 24 ).

No geral, os benefícios do óleo MCT na doença de Alzheimer são promissores, mas são necessários estudos mais longos e em maior escala (25)

Autismo

O óleo MCT também pode afetar crianças com autismo ( 26 ). Um estudo encontrou melhorias gerais positivas quando uma dieta cetogênica foi seguida por 6 meses (27)

Outro estudo descobriu que adicionar MCTs a uma dieta cetogênica e sem glúten melhorou substancialmente os comportamentos de autismo em 6 das 15 crianças envolvidas ( 26 ).

Como o autismo é uma condição espectral, ele pode afetar as pessoas de maneiras diferentes.

Isso significa que adicionar óleo MCT à dieta de seu filho pode ajudar em vários graus ou pode não apresentar efeitos. Mais pesquisas são necessárias aqui também (28)

Se você está considerando uma dieta cetogênica para ajudar a controlar o autismo de seu filho, converse primeiro com seu médico ou nutricionista.

5. O MCT contém ácidos graxos que combatem o crescimento de leveduras e bactérias

MCTs demonstraram ter efeitos antimicrobianos e antifúngicos (293031 ).

O óleo de coco, que contém vários MCTs, demonstrou em um estudo in vitro mais antigo reduzir o crescimento de Candida albicans em 25%. Esta é uma levedura comum que pode causar aftas e várias infecções de pele (32)

Um estudo in vitro também demonstrou que o óleo de coco reduziu o crescimento de uma bactéria causadora de doenças chamada Clostridium difficile (30)

A capacidade do óleo de coco de reduzir o crescimento de leveduras e bactérias pode ser devido ao ácido caprílico, cáprico e láurico nos MCTs (30)

Os próprios MCTs também demonstraram suprimir o crescimento de um fungo infeccioso generalizado em hospitais em até 50% (33)

No entanto, observe que a maioria das pesquisas sobre MCTs e suporte imunológico foi conduzida por meio de estudos in vitro ou em animais. Estudos humanos de alta qualidade são necessários antes que conclusões mais fortes possam ser feitas.

6. O MCT pode reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas

Alguns fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas incluem:

  • colesterol alto
  • pressão arterial
  • inflamação
  • índice de massa corporal
  • fumar

Foi demonstrado que o óleo MCT suporta a perda de peso e gordura. Isso pode, por sua vez, ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas (1)

Um estudo com 24 homens com sobrepeso descobriu que tomar óleo de MCT combinado com fitoesteróis e óleo de linhaça por 29 dias reduziu o colesterol total em 12,5%. No entanto, quando se usou azeite de oliva, a redução foi de apenas 4,7% (34)

O mesmo estudo também encontrou melhores reduções no colesterol LDL (mau) quando a mistura de óleo MCT foi adicionada à sua dieta (34)

Além disso, o óleo MCT pode ajudar a aumentar a produção de colesterol HDL (bom) protetor do coração (35)

Pode até reduzir significativamente a proteína C reativa (CRP), um marcador inflamatório que aumenta o risco de doenças cardíacas (36)

Outros estudos mais antigos descobriram que as misturas à base de óleo de MCT também podem ter um efeito positivo sobre outros fatores de risco de doenças cardíacas (3738).

7. O MCT pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue

O óleo MCT também pode ter benefícios para pessoas com diabetes (39). Demonstrou-se que os MCTs reduzem o armazenamento de gordura e aumentam a queima de gordura, o que pode ajudar no controle da condição ( 40 ).

Um pequeno estudo mais antigo de 40 pessoas com diabetes descobriu que aqueles que consumiram óleo de MCT diariamente viram reduções no peso corporal, circunferência da cintura e resistência à insulina, em comparação com aqueles que tomaram óleo de milho contendo LCTs (39)

Outro estudo descobriu que quando 10 pessoas com diabetes foram injetadas com insulina, elas precisaram de 30% menos açúcar para manter os níveis normais de açúcar no sangue quando consumiram MCTs, em comparação com LCTs (41)

No entanto, o mesmo estudo não encontrou nenhum efeito dos MCTs na redução dos níveis de açúcar no sangue em jejum (41)

Portanto, outros fatores, como o tempo e a quantidade de comida ingerida, podem influenciar os efeitos do óleo de MCT.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.