13 alimentos para aumentar a testosterona cientificamente comprovados

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Preocupado com a queda dos níveis de testosterona com a idade? Esses 13 alimentos são cientificamente comprovados para auxiliar na produção e manutenção de testosterona.

A testosterona é um hormônio vital no corpo.

Ela influencia vários tecidos, não apenas os órgãos reprodutivos. Ele desempenha um papel importante na construção muscular, saúde cardiovascular, equilíbrio hormonal geral, bem como na regulação do humor e influenciando sua taxa metabólica.

Você pode ajudar seu corpo a manter os níveis normais de T comendo certos alimentos que têm ações de suporte para a produção de hormônios.

Uma das coisas principais de que você precisa para acertar em sua dieta é a ingestão de gorduras saudáveis .

Nem todas as gorduras são ruins. A produção de testosterona depende de gorduras para formar sua estrutura. Os hormônios esteróides, como a testosterona, usam ácidos graxos como um bloco de construção vital. Sem gorduras suficientes, a produção do hormônio T será afetada, como às vezes ocorre em homens com dietas vegetarianas ou veganas.

Você não pode simplesmente começar a consumir qualquer gordura e esperar bons resultados. Tem que ser do tipo saudável.

Escolha carnes alimentadas com capim para garantir gorduras de alta qualidade para alimentar a produção de T. As carnes alimentadas com capim são de animais que se alimentam de capim, não de grãos.

As carnes de animais alimentados com capim são mais magras e mais densas em nutrientes. Eles também são livres de compostos que podem causar estragos em seu equilíbrio de testosterona e estrogênio, como xenoestrogênios e hormônios de crescimento artificiais.

Além de carnes alimentadas com capim, tente incluir mais alimentos que aumentem a testosterona, como estes:

1. Ovos (especialmente crus)

Os ovos são uma fonte natural rica de colesterol saudável. Não é verdade  que as gorduras dos ovos fazem mal à saúde. Estudos descobriram que o colesterol nos ovos não causa um aumento nos níveis de colesterol sérico. Também não causa aumento da pressão arterial. Na verdade, o colesterol dos ovos age como precursores de hormônios, usados ​​como blocos de construção para produzir mais testosterona.

Os ovos são uma ótima opção para aumentar os níveis T

Os ovos também são uma excelente fonte de proteína, uma vez que contêm todos os aminoácidos essenciais .

É melhor comer ovos crus. O aquecimento irá quebrar e destruir alguns dos nutrientes. A lenda do culturismo da velha escola “O Guru de Ferro”, Vince Gironda (treinador de Arnolds entre muitos outros), era um grande fã de consumir ovos crus .

2. Ostras (zinco)

Este é um dos alimentos naturais mais populares que podem ajudar a impulsionar o seu T. Há muito tempo é considerado um afrodisíaco, e o infame amante Casanova costumava comer muito desse molusco viscoso todos os dias.

O que torna as ostras um excelente alimento para aumentar a concentração de T é seu alto teor de zinco.

Outros minerais e vitaminas que aumentam o T incluem vitamina D, cobre, selênio e magnésio. Você pode encontrar tudo isso em Ostras.

3. Azeite / óleo de coco

O azeite é um dos pilares da cozinha mediterrânea. Anos de estudos mostraram que as pessoas que vivem na região do Mediterrâneo (consumindo azeite nas refeições diárias) eram mais saudáveis, com riscos muito pequenos de desenvolver doenças cardiovasculares. Os homens da região do Mediterrâneo também são conhecidos por serem pais de muitos filhos, mesmo em idade avançada.

O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas que ajudam a aumentar a produção de T e o consumo a longo prazo pode fornecer virilidade duradoura. Um estudo descobriu que dentro de duas semanas de uso de azeite como a principal fonte de gordura na dieta, os níveis de T aumentaram em até 17%, em média.

O azeite de oliva executa todos esses maravilhosos efeitos T-boosting de várias maneiras. Possui ação antiinflamatória e promove maior receptividade celular à testosterona. Este óleo também é excelente como agente antioxidante, protegendo as células dos danos dos radicais livres. Certifique-se de adicionar 1-2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem em sua salada diária.

O óleo de coco é outro óleo saudável do qual você deveria consumir mais. Ele contém principalmente gorduras saturadas, mas não se preocupe – existem vários estudos  que mostram como as gorduras saturadas do óleo de coco não contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. As gorduras saturadas são de fato eficazes para aumentar os níveis de T no corpo e melhorar a saúde geral.

Outros benefícios do óleo de coco incluem aumento da taxa metabólica (perda de peso), aumento dos níveis de hormônios da tireoide e melhoria do desempenho cognitivo.

4. Manteiga

Manteiga real aumenta os níveis de T. Semelhante ao caso do óleo de coco, não é prejudicial à saúde, ao contrário do que muita gente gosta de pensar na manteiga. É a margarina e as manteigas imitadoras que causam estragos em seus hormônios por causa de seus altos níveis de óleos vegetais ômega-6 oxidados.

A manteiga fornece gorduras saturadas saudáveis ​​que o corpo pode usar para criar hormônios esteróides, como a testosterona.

Outros nutrientes essenciais que você pode obter da manteiga real incluem vitaminas solúveis em gordura, como K2, D, E e A. Essas vitaminas também desempenham papéis importantes na produção de T.

Sempre escolha manteiga de verdade feita de fontes animais alimentadas com capim.

5. Café

De acordo com estudos , uma a duas xícaras de café forte por dia podem ajudar a aumentar seus níveis de testosterona. Isso é equivalente a 200 a 400 mg de cafeína.

Uma ingestão maior do que isso provavelmente aumentaria os níveis do hormônio do estresse cortisol, que faria mais mal do que bem. Isso pode levar ao catabolismo e inibição do crescimento do tecido muscular. Mantenha a ingestão de cerca de 1-2 xícaras por dia para colher os benefícios do T-boost.

A pesquisa mostrou que o consumo de café é bom para os níveis T

Adicionar manteiga à sua xícara de café da manhã em vez de leite pode ser uma adição saborosa e também fornecer uma quantidade máxima de nutrição estimulante em uma xícara simples.

Isso foi popularizado como o “café à prova de balas” e não é realmente um fenômeno novo; ele tem sido praticado pelos habitantes do Tibete há séculos como Po Cha, que é chá com manteiga. Isso os ajuda a resistir às condições difíceis e ao clima de viver em grandes altitudes na região do Himalaia.

6. Castanha do Pará (Selênio)

Esta noz da árvore é uma excelente fonte natural de selênio mineral e um grande impulsionador da testosterona. De acordo com estudos , a ingestão regular de selênio pode aumentar significativamente os níveis de testosterona no soro. Também se mostra promissor como tratamento para a infertilidade.

O alto teor de selênio é o principal responsável pelo benefício positivo da castanha-do-pará sobre os níveis de T. Uma porção de 100 gramas pode fornecer 2739% da RDA de selênio recomendada (cerca de 1.917 microgramas de selênio).

A castanha do Brasil também tem uma boa proporção de gorduras. Uma porção de 100 gramas contém 15 gramas de SFAs (ácidos graxos saturados), 25 gramas de MUFAs (ácidos graxos monoinsaturados) e 19 gramas de PUFAs (ácidos graxos poliinsaturados).

Recomendamos consumir 3-6 castanhas do Brasil por dia como um suplemento natural de selênio.

7. Aipo

O aipo é tão poderoso que o cheiro sozinho pode elevar os níveis de T em seu corpo! O aipo contém dois esteróis vegetais importantes. Estes são o androstenol e a androstenona. Os nomes por si só já são indicativos de seu efeito positivo na ação e produção de andrógenos.

O aipo também contém flavonóides que atuam como agentes antiestrogênicos. Um flavonóide específico com esse tipo de ação é chamado luteolina. Outro flavonóide, a apigenina, é um potenciador T natural.

Os melhores resultados são alcançados se você comer o aipo cru. Corte os talos e saboreie junto com outros alimentos que aumentam a testosterona , como o queijo azul.

8. Brócolis (DIM)

Brócolis e outros vegetais crucíferos contêm um composto chamado DIM. Diindolemetil é um poderoso composto antiestrogênio.

O DIM funciona melhorando o metabolismo do estrogênio, diminuindo assim os níveis de estrogênio para permitir que mais testosterona seja produzida. Altos níveis de estrogênio tendem a inibir a produção de T e sua liberação em sua forma livre no soro.

9. Vinho Tinto / Uvas

Uvas e vinho tinto são ricas fontes naturais de resveratrol. Este composto é conhecido principalmente por suas ações positivas no sistema cardiovascular, mas também ajuda a melhorar os níveis hormonais e a produção de espermatozóides no corpo.

O resveratrol é um tipo de antioxidante. Ajuda a proteger as células de toxinas e radicais livres.

10. Romãs

Esta fruta refrescante é embalada com antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde reprodutiva masculina, os compostos ativos podem ajudar a melhorar a função sexual, proporcionando ereções mais fortes. Melhora o fluxo sanguíneo no corpo, incluindo o pênis e o resto do sistema reprodutivo.

Os compostos ativos da romã atuam como vasodilatadores naturais . Isso relaxa os vasos sanguíneos e, assim, promove um melhor fluxo sanguíneo.

Você pode optar por comer a fruta inteira ou simplesmente beber suco de romã (sugerimos trocar o suco de laranja do café da manhã por um suco de romã).

Um estudo descobriu que beber suco de romã diariamente pode aumentar os níveis de T em 24% (como visto em testes T salivares) com 2 semanas de consumo contínuo. Este estudo também descobriu que os valores da pressão arterial diastólica e sistólica foram reduzidos.

Romãs são uma ótima opção para ajudar a aumentar os níveis T

Um estudo de longo prazo também descobriu que beber suco de romã pode reduzir a formação de placas nas artérias. O risco foi reduzido em até 35%. Isso indica claramente seus efeitos protetores sobre o sistema cardiovascular.

Melhorias nos perfis de colesterol também foram observadas, pois as romãs protegeram o colesterol LDL saudável de ser danificado devido à oxidação. Um estudo químico de laboratório também descobriu que alguns dos compostos ativos da romã demonstraram atividades antiestrogênicas.

Se há uma fruta que você deveria incluir em sua dieta como homem, essa é a romã!

11. Feijão Fava (L-Dopa)

O conteúdo de L-dopa no feijão fava é o que principalmente lhe dá a capacidade de fornecer um efeito positivo sobre seus níveis de testosterona. L-dopa promove um aumento nos níveis de dopamina no cérebro, bem como os níveis do hormônio de crescimento humano.

Mais dopamina significa mais T, e mais hormônio do crescimento significa mais músculo! O mecanismo para isso é que a L-Dopa estimula o GnRH (hormônio liberador de gonadotrofina), que atua posteriormente nos testículos. O GnRH ativa as células de Leydig nos testículos, promovendo a produção de hormônios.

12. Pólen de pinheiro

A testosterona real pode ser encontrada no pólen de pinheiro, não um composto mimético, mas o verdadeiro! Existem cerca de 80 nanogramas (ng) de testosterona real por grama de pólen de pinheiro. É por isso que o pólen do pinheiro é chamado de andrógeno mais potente da natureza.

O pólen de pinheiro também é denso em outros nutrientes. Possui todos os 22 aminoácidos essenciais e pelo menos 100 enzimas diferentes, além de 30 minerais e 15 vitaminas diferentes. Tudo isso contribui para uma saúde melhor e níveis mais elevados de T.

Certifique-se de usar pólen de pinheiro como uma tintura sob a língua para absorver a testosterona corretamente.

13. Queijo Azul

Este queijo um tanto fedorento, mas saboroso, tem benefícios de aumento de teor. Os micróbios que criam o sabor característico do queijo azul podem ajudar a melhorar a microflora intestinal do corpo.

Os micróbios do queijo azul incluem bactérias do ácido láctico e bifidobactérias. Existem também enzimas vivas e outros compostos úteis que suportam níveis saudáveis ​​de T.

Os probióticos (micróbios) do queijo azul ajudam a proteger as células dos efeitos nocivos de certos compostos tóxicos, como pesticidas organofosforados, bisfenol A, metais pesados ​​e perclorato, que têm efeitos T-redutores. Alguns agem como agentes estrogênicos que podem levar a níveis mais elevados de estrogênio e, consequentemente, níveis mais baixos de testosterona.

Conclusão

Se você deseja aumentar seus ganhos musculares, deve manter níveis saudáveis ​​de testosterona.

Embora a testosterona seja produzida naturalmente no corpo, consumir alimentos anabolizantes que aumentam sua produção certamente o ajudará em sua jornada para construir mais massa muscular.

Referências

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  2. Regular egg consumption does not increase the risk of stroke and cardiovascular diseases.
  3. Egg Protein as a Source of Power, Strength, and Energy
  4. Effects of dietary coconut oil, butter and safflower oil on plasma lipids, lipoproteins and lathosterol levels.
  5. Dose effect of caffeine on testosterone and cortisol responses to resistance exercise.
  6. Efficacy of selenium and/or N-acetyl-cysteine for improving semen parameters in infertile men: a double-blind, placebo controlled, randomized study.
  7. Protective effects of celery (Apium Graveolens) on testis and cauda epididymal spermatozoa in rat
  8. trans-Resveratrol, a natural antioxidant from grapes, increases sperm output in healthy rats.
  9. Pomegranate juice intake enhances salivary testosterone levels and improves mood and well being in healthy men and women
  10. “L-DOPA – Scientific Review on Usage, Dosage, Side Effects.” Scientific Review on Usage, Dosage, Side Effects | Examine.com. Examine.com, n.d. Web. 20 Apr. 2017.
  11. Testosterone, epitestosterone and androstenedione in the pollen of Scotch pine P. silvestris L.

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